terça-feira, 19 de janeiro de 2010

18 de janeiro de 2010

O Popular


Crise na saúde

A crise na saúde não é de hoje. Há muitos anos, temos acompanhado este problema. Em Goiás, saúde pública e privada estão doentes. Nas últimas semanas, têm sido publicadas várias matérias sobre o assunto. Algumas especialidades médicas e alguns exames complementares não se conseguem nos finais de semana, à noite e feriados (exemplos: otorrino, oftalmologia, endoscopia digestiva, broncoscopia, ultrassonografia, etc. Estes não são oferecidos para particulares, planos de saúde e muito menos pelo SUS.

Por que não há estes profissionais e exames? Porque os valores pagos são aviltantes e manter o serviço funcionando 24 horas, apenas para particulares, não compensa economicamente. Como tudo sobra para a parte mais frágil do sistema, logo os médicos são os que pagam o pato. São culpados por estas e outras deficiências do Estado.

Ninguém quer remunerar os profissionais, nem o poder público nem o privado. Os planos de saúde cada dia estão mais ricos. O SUS é mal administrado e também gasta excessivamente com órteses, próteses e outros. Com isto não sobra para os profissionais de saúde. À população só resta pagar impostos e outros.

Recentemente, os cirurgiões cardiovasculares do Estado, na sua maioria (90%), se descredenciaram do SUS e fundaram uma cooperativa. Para aqueles que não sabem, 80% das cirurgias cardíacas do Estado são pagas pelo SUS.

Até o momento, não houve interesse público e também da população e de entidades de classe em resolver o problema. Parece ser tudo normal. O melhor caminho tem sido a ponte aérea para os mais favorecidos. A crise da cirurgia cardíaca é tão grave que apenas 18% das vagas de residência médica do País estão ocupadas. A continuar assim, em poucos anos faltarão cirurgiões no País.

É muito triste saber que se necessita de aproximadamente 12 anos para se formar um cirurgião-cardíaco e, no final, não ganhar o suficiente para manter-se atualizado, morar, viver dignamente e prestar um atendimento de qualidade a toda população. De quem é a culpa? Dos profissionais, da população e de todos aqueles que têm aceitado como normal esta triste realidade.

DUÍLIO REZENDE
Cirurgião-cardiovascular – Goiânia

Um comentário:

  1. Realmente é um absurdo o descaso do governo com os médicos. Infelizmente nem todos podem pegar o avião e se internar em hospitais particulares como é o caso do nosso presidente da república. Será que ele sabe quanto um médico ganha?

    ResponderExcluir