terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Leitor Opina

O Popular

Carta do Leitores

Receio da dengue

Pedimos à Comurg, há uma semana, para que mandasse alguém à Rua 2032, no Parque Ateneu, pois as bocas-de-lobo estão entupidas e as poças de água parada na rua se transformam em focos de mosquitos da dengue. Até hoje, ninguém tomou providências e por aqui muitas pessoas já foram infectadas e tem muita gente que ainda está com a doença.

A coisa mais difícil é falar com pessoal da Prefeitura no 0800-646-0156, que sempre está ocupado. Ficam pedindo a participação mas não cooperam com a população.

WALDEMAR GREGÓRIO
Parque Ateneu – Goiânia


A ONU e o Haiti

A acomodação de placas tectônicas com consequências catastróficas apocalípticas ao Haiti despertou o mundo para aquele território de gente cronicamente sofrida, com mobilização da ONU, do FMI, de países ricos e em desenvolvimento.

Há tantos séculos, aquele povo descendente de escravos vem sofrendo exploração (primeiramente dos franceses, depois dos estadunidenses) e, posteriormente, de ditadores sanguinários (pai e filho Doc). Estes se firmaram com o apoio dos EUA, temerosos da dominação do país por Cuba, ali do lado.

Atualmente, o aeroporto de Porto Príncipe, a capital, está sob o controle da nação de Obama, tendo havido até mesmo a proibição de pouso de uma aeronave dos Médicos sem Fronteiras, com toneladas de equipamentos.

Não é sem razão que existe uma desconfiança de várias lideranças mundiais quanto a planos mais ousados da Casa Branca em relação ao tão espoliado povo haitiano. Esperemos medidas da ONU.

KÁTIA BRENNER QUEIROZ
Setor Bueno – Goiânia


Lago das Rosas

Em resposta à carta do leitor Odorico Mendanha, publicada sexta-feira, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) esclarece que, durante o processo de revitalização do Lago das Rosas, foi verificada a necessidade de reforma da pista de caminhada que contorna o Lago das Rosas e o Zoológico de Goiânia.

Por ser uma pista antiga, o piso de concreto encontrava-se todo danificado, com grandes rachaduras e desnivelamentos, causando desconforto e insegurança às pessoas que frequentavam esta pista para as suas caminhadas diárias. No entanto, nos trabalhos de assentamento do novo piso, ocorreu uma situação que atrapalhou a colocação correta do piso recomendado para pistas de caminhadas em unidades de conservação.

Após a remoção do concreto da pista antiga, houve a colocação de terra, que tem a função de nivelar o solo para receber o novo piso. Durante esta etapa ocorreram vários dias de chuvas intensas em Goiânia, o que prejudicou a compactação da terra para o assentamento do piso intertravado. A Amma desta forma decidiu pela opção que causaria menor transtorno e desconforto para a população, mesmo sabendo que o assentamento do piso naquelas condições não teria a qualidade desejada.

Informamos que as correções detectadas pelo leitor e já diagnosticadas anteriormente pela Amma, como ondulações na pista e desnivelamento do piso, em função da não compactação adequada da terra para assentamento do novo piso, devido ao alto índice de umidade, serão totalmente feitas.

Esclarecemos ainda que desde quarta-feira existem duas turmas realizando os trabalhos de correção dos desníveis da pista nos trechos onde estes são mais acentuados. Nos outros trechos onde ocorre o desnivelamento apenas dos blocos de concreto do piso, será passado um rolo compactador eliminando estas imperfeições. Caso seja necessário, nos trechos onde o rolo não consiga nivelar o piso, este será removido para a adequada compactação do solo e colocação do piso.

ANTÔNIO ESTEVES
Gerente de Arquitetura e Engenharia Ambiental da Amma


Médicos

Com relação à carta do leitor Clayton de Oliveira Ferreira, publicada sexta-feira, com o título de Desligamento de médicos, o Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia (Imas) informa que não desligou nenhum médico ou hospital na presente gestão. Ao contrário, credenciou mais de 200 médicos, 100 odontólogos e 30 hospitais e clínicas, para melhor escolha, qualidade e atendimento de seus usuários.

Quanto à demora no pagamento, fechamos o exercício de 2009 pago até o mês de setembro (contas apresentadas no início de outubro). Por outro lado, solicitamos ao Conselho Municipal de Assistência e Previdência (Cmap) autorização para elevarmos o valor da consulta, equivalente ao Ipasgo, o que foi negado e foram suspensas três UTIs terceirizadas, por força de deliberação do Cmap.

Quanto à limitação de consulta, não recebemos nenhuma reclamação por escrito. O Imas é um plano de saúde sério, verdadeiro, que atende nas áreas médica, de odontologia, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia mais de 80 mil usuários.

SEBASTIÃO PEIXOTO MOURA
Presidente do Imas


Lembranças do Chile

O poeta Ferreira Gullar morou em Santiago do Chile e viveu momentos difíceis durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973. Gullar ficou mais de três décadas sem voltar àquele país em função do trauma sofrido pelo golpe, já que ali ele viu seus amigos serem torturados e mortos.

Muitos ainda se encontram desaparecidos até hoje. Em janeiro de 2010, um representante da direita volta ao poder no Chile, o empresário bilionário Sebastián Piñero. Vamos torcer para que aquele país não volte ao passado sombrio e sofrido. Ferreira Gullar costuma dizer que a paisagem é absolutamente indiferente ao que a gente sente. As cidades, diz ele, são feitas de “pedra”. Não se contaminam com as lembranças, dramas, aventuras, alegrias, tragédias e vitórias de cada um.

Bruno ROCHA
Goiânia – GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário