terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Marconi: líder também no Twitter!

Diário da Manhã

Marconi é o primeiro no Twitter
Senador assume liderança como o perfil mais seguido no microblog que virou sensação na rede de computadores

A mais nova febre entre os políticos brasileiros é o Twitter, a rede social que mais cresce no mundo da internet. Em Goiás, o senador Marconi Perillo é o político mais seguido no microblog (veja box). O Brasil já tem a segunda maior comunidade, só perdendo para os Estados Unidos, onde a rede nasceu há mais de quatro anos. Por aqui, a onda explodiu mesmo no final do primeiro semestre do ano passado, quando artistas, jornalistas, jovens, nerds, cantores e o público em geral se interessaram pelo Twitter.

Quem chegou depois, mas com força total, foram os políticos. Entre eles, um verdadeiro ícone do Twitter é o governador de São Paulo, José Serra, do PSDB. Ele não foi um dos primeiros a criar um perfil na rede, mas é quem tem uma das páginas mais acessadas entre todos os políticos. Para se ter uma ideia, existem pelo menos 10 fakes (perfis falsos) com o seu nome. Por sinal, segundo o próprio Serra explicou, a existência dos perfis falsos é que o levou a criar um oficial, hoje com selo de autenticidade fornecido pelo próprio Twitter. Serra tem mais de 156 mil seguidores, que vêm a ser os usuários que acompanham atentamente o que ele escreve diariamente.

Em Goiás, os três perfis de políticos com maior número de seguidores são, pela ordem, o senador Marconi Perillo, o deputado federal Ronaldo Caiado e o também senador Demóstenes Torres. O senador democrata era o líder do Twitter, mas vem perdendo terreno para Marconi e Caiado em matéria de número de seguidores. Marconi apresenta crescimento constante e hoje lidera o ranking dos políticos goianos no Twitter, com 7.147 seguidores.

Fora

Se uma boa parcela dos políticos brasileiros, e goianos em particular, criou perfis no Twitter e mantém postagens diárias, um outro contingente bem mais numeroso permanece longe dos computadores. Geralmente, os que estão fora dessa rede social também não têm espaços no Orkut, ainda a rede social com maior número de usuários no Brasil, ou no Facebook, outro site gigante desse setor. É o caso, por exemplo, do prefeito Iris Rezende, do governador Alcides Rodrigues e do secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, que são presenças inexistentes nas redes sociais digitais.

Há também alguns perfis que foram criados por políticos ou assessores e que continuam parados. Um de pouquíssimas postagens é o do deputado federal Sandro Mabel, presidente regional do PR. Ele ainda não postou nenhuma mensagem este ano e em dezembro só fez isso uma vez. O perfil oficial do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, chegou a ser criado, mas permanece inativo desde que foi lançado na rede, há seis meses atrás.

O senador Marconi Perillo mantém o seu perfil com postagens diárias, sempre comentando os temas mais quentes do momento. Ele costuma responder pelo Twitter aos ataques que recebe de adversários e recentemente disse que o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, não foi digno de governar Goiás porque alegou ter vendido a usina de Cachoeira Dourada por ter recebido pressões do governo federal da época. Marconi também fustiga incessantemente o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, chamando atenção para o alto número de crianças de ruas em Goiânia e para as filas nos Cais da cidade. Na média, o senador tucano é considerado como um dos tuiteiros mais ativos do microblog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário