terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Dengue: Goiânia infestada!!

O Popular

Saúde faz buscas a focos da dengue
Cerca de 500 agentes e supervisores vão intensificar caça ao mosquito em mais de 65 mil imóveis de goiânia

Carla Borges

O aumento de 311% no número de casos de dengue notificados em Goiânia nas duas primeiras semanas deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, levou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a iniciar uma ofensiva contra a doença nos dez bairros com o maior número de notificações. Até sexta-feira, 526 agentes de combate a endemias e supervisores devem visitar 65.449 imóveis nesses bairros em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.

As primeiras horas de trabalho, ontem, indicam que os agentes terão muito o que fazer: no Jardim América, o maior bairro de Goiânia e campeão de casos de dengue, a média de infestação verificada ontem foi de um foco a cada cem casas visitadas. No bairro, nas duas primeiras semanas do ano passado, foram notificados 12 casos, número que saltou para 61 em 2010 (os dados deste ano ainda são parciais e podem crescer).

No Centro de Goiânia, o número de casos notificados cresceu 5560% no mesmo período, de 4, em 2009, para 24, em 2010. No Jardim Guanabara, se considerarmos todas as etapas do bairro, o aumento foi de 733%. Os casos saltaram de 12 para 100. “Temos notificações em praticamente todos os bairros de Goiânia, mas nesses dez há mais e eles merecem uma atenção especial”, explica a diretora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim. Em Goiânia, os casos notificados no mesmo período passaram de 594, no ano passado, para 1.201 neste ano.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Geraldo Edson Rosa, garante que será possível atingir a meta de mais de 65 mil imóveis visitados até o fim da semana. Para isso, a SMS está contando com apoio de outros órgãos municipais, como a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Secretaria de Fiscalização Urbana (Sefur). “Só no Jardim América temos uma população estimada de 100 mil pessoas”, diz Geraldo. Os agentes estão percorrendo casa por casa, verificando possíveis criadouros, orientando a população e eliminando focos do Aedes aegypti.

O combate ao mosquito da dengue no bairro foi reforçado com dois veículos que fazem a aplicação de inseticida (fumacê), além de agentes com bombas costais. “Estamos com 110 agentes e 13 supervisores”, informou o supervisor distrital, Benedito Rodrigues da Penha, responsável pela região do Jardim América. Na próxima semana, devem ser escolhidos outros dez bairros com grande transmissão. “Faremos isso até visitar toda a cidade”, garante Geraldo Rosa. “Mas a atenção maior será com os bairros com maior número de casos”. O índice de infestação de Goiânia pelo mosquito da dengue é de 3,2%, mas os dados devem ser atualizados com esse mutirão de vistorias.

O diretor enfatiza a necessidade de apoio da população, com medidas para eliminar possíveis criadouros do mosquito de suas casas e quintais. “Quando falamos em participação da população, não se trata de procurar culpados”, destaca. O diretor lembra que todos devem ter sua parcela de co-responsabilidade: moradores, governos municipal, estadual e federal, empresários e imprensa. “Estamos buscando o apoio de todos, mas quando deparamos com uma situação de um morador relaxado, temos de ser contundentes”. Além de residências, os agentes também estão atentos a estabelecimentos comerciais, como borracharias, e locais de trabalho, como canteiros de obras.


Larvas em vasilhames de cães e sanitários

Carla Borges

Os agentes de combate a endemias que participaram da força-tarefa na região do Centro de Goiânia, uma das que concentram o maior número de casos de dengue em 2010, depararam-se ontem com uma dificuldade para executar seu trabalho: a resistência de comerciantes em deixar que seus estabelecimentos fossem borrifados com o inseticida utilizado no combate ao mosquito Aedes aegypti. O pedido dos agentes, nesses casos, era para que patrões e empregados saíssem das lojas por um período de 15 minutos, para depois retomarem seus trabalhos.

“Muitos comerciantes se recusaram a sair das lojas para permitir a borrifação do inseticida”, constatou a diretora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim. “Infelizmente, não temos como obrigá-los a permitir nossa entrada”. Nesses casos, os agentes, usando bombas costais, fizeram a aplicação apenas nas áreas externas das lojas, o que não garante eficácia total da ação. “Precisamos quebrar a cadeia de transmissão”, alerta Flúvia.

No Jardim América, os agentes encontraram focos de mosquitos da dengue em locais como vasilhames de água para animais domésticos e até mesmo em vasos sanitários. “Foi a terceira vez que encontrei larvas do mosquito dentro de vaso sanitário”, contou a agente Eudes Coelho.

São banheiros de barracões desocupados. “Nesses casos, orientamos os moradores a cobrir o vaso com filme plástico ou mesmo com sacos de lixo, mas muitos não atendem”, diz. Sobre os vasilhames de cachorros, Eudes comenta que muitos donos apenas completam a água, sem lavar as vasilhas. O recomendado é fazer a limpeza do recipiente, com escova, pelo menos uma vez por semana. (C.B.)

2 comentários:

  1. Na minha rua tem uma casa onde nunca entrou agente de saude de combate a dengue. Todos os agentes já reclamaram. O dono da casa é super grosseiro e bota todo mundo pra correr.A rua está infestada de mosquitos da dengue.Pedimos ajuda as autoridades. A casa que me refiro fica na Rua 147, setor marista, goiania-go Predinho ao lado do Pequeno Hans. Coordenadas geograficas: 16-41-3828 (G-M-S)sul 49-15-3878 Oeste e 802 metros acima do nivel do mar.Fonte Google earth

    ResponderExcluir
  2. Tem um grande foco de dengue na Rua Sao salvador com a Fortaleza na vila perdiz (fama) é um local de lixo reciclavel , e ninguem faz nada.

    ResponderExcluir