sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Esse é o velho PT!

Diário da Manhã

Em nota, PT diz que Guerra é “jagunço” e Serra “hipócrita”
Texto é resposta a ataques do PSDB à ministra Dilma. Tucanos vão à Justiça

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e o presidente eleito do partido, José Eduardo Dutra, em nota divulgada ontem, chamaram o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), de “jagunço” e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de “hipócrita”. O texto é uma resposta à nota divulgada ontem por Guerra, que acusou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de “mentir, omitir, esconder-se, dissimular e transferir responsabilidades”. “Além de mentir, Dilma Rousseff omite. Esconde que, em 32 meses, apenas 10% das obras listadas no PAC foram concluídas – a maioria tocada por Estados e municípios. Cerca de 62% dessa lista fantasiosa do PAC – 7.715 projetos – ainda não saiu do papel”, afirmou o senador.

“O que mais salta aos olhos é a hipocrisia do candidato do PSDB, José Serra, que ao mesmo tempo em que afirma estar ‘concentrado no trabalho’ e que ‘não vai entrar em nenhum bate-boca eleitoral de baixaria’, usa o presidente do seu partido como um verdadeiro jagunço da política para divulgar uma nota daquele teor”, diz a nota petista.

Berzoini e Dutra afirmam que Guerra está desequilibrado e fez críticas de forma “desqualificada, vil, caluniosa e grosseira para com a ministra Dilma Rousseff, o que merece repúdio de todos”.

“A nota revela o desespero por que passa a oposição brasileira, incapaz de produzir um programa de governo que sensibilize os corações e as mentes dos brasileiros”, afirma o texto. “O PT reafirma que pretende fazer um debate de propostas e projetos, em alto nível, que permita ao povo brasileiro escolher o caminho mais adequado ao nosso País.”

A guerra entre PT e PSDB teve início depois que Guerra, em entrevista à revista Veja, afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) “não se realizou” e que o partido iria acabar com o projeto. Dilma, por sua vez, entrou na polêmica, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Jenipapo (MG). “Nós estamos aqui justamente inaugurando uma obra concreta e real que todos vocês sabem que existe e que está aqui ao lado”, afirmou. “Vira e mexe querem acabar com algum programa do governo Lula. Em 2006, foi a época que eles queriam acabar com o Bolsa Família. Agora, o objetivo é acabar com obras como essa que estamos inaugurando.”

A liderança tucana reagiu, em nota assinada pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), dizendo que o discurso não passava de “artimanha do PT”. Também em nota, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou que o PSDB estava “descontrolado” por não ter um projeto para apresentar ao País na próxima disputa eleitoral.

“Vamos mostrar à opinião pública o que é democracia”

Depois de dois dias trocando críticas e acusações, PT e PSDB vão, agora, brigar na Justiça. Ontem, em nota à imprensa, o secretário-geral do PSDB, Rodrigo de Castro, informou que a Executiva Nacional do partido “vai interpelar na Justiça comum” o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, e o presidente eleito deste partido, José Eduardo Dutra, “por calúnia e difamação”.

À tarde, os dirigentes petistas divulgaram nota chamando o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), de “jagunço” e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), de “hipócrita”. O texto é resposta à nota divulgada ontem por Guerra, que acusou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, de “mentir, omitir, esconder-se, dissimular e transferir responsabilidades”.

Rodrigo afirma ainda que o adjetivo “jagunço”, usado pelos dirigentes petistas contra o presidente do PSDB “revela grave preconceito contra o povo nordestino”. Os petistas, segundo a nota, “ao promoverem o preconceito entre brasileiros, mostram que desconhecem o que é fazer política com independência, integridade e ter ética por convicção”.

“Com tranquilidade, equilíbrio, sem baixarias e preconceitos, o PSDB vai continuar mostrando à opinião pública brasileira o que é democracia.” (AE)

Fonte: da Agência Estado, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário