terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lula não foi!

Estadão

Reação do governo foi imediata

João Domingos

A enchente que arrasou a área central da cidade de Goiás ao longo do Rio Vermelho foi acompanhada de perto tanto pelo governador de Goiás da época, Marconi Perillo, quanto pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Marconi chegou a Goiás Velho na tarde do dia 31, quando as águas ainda estavam baixando, e anunciou que liberaria todo o dinheiro necessário para a recuperação dos imóveis, pontes e monumentos.

O presidente Fernando Henrique viajou para Goiás no dia 3, três dias depois da enchente. De Brasília, Fernando Henrique pegou um avião até a Base Aérea de Anápolis e, de lá, um helicóptero até a cidade de Goiás, a cerca de 100 quilômetros, em linha reta. Enquanto visitava a área atingida, Fernando Henrique anunciou a liberação de R$ 2 milhões para as obras de recuperação. E anunciou: "Goiás será reerguida, ela não acabou." Na época, Fernando Henrique lembrou que seu bisavô Felicíssimo Espírito Santo foi governador de Goiás no século 19 e morou no município.

Era o início do ano eleitoral de 2002, cuja eleição foi vencida por Luiz Inácio Lula da Silva; no caso da tragédia de São Luís do Paraitinga, há coincidência de este ser também um ano eleitoral. Mas o presidente Lula não apareceu por lá. Permaneceu de férias, primeiro na Bahia, depois no Guarujá, enquanto a população se mobilizada para reerguer a cidade arrasada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário