segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jornal Opção - 24 de janeiro de 2010

Jornal Opção

Bastidores

Candidatos

O governador Alcides Rodrigues está mapeando as possibilidades de seus aliados que vão disputar mandato de deputado federal e estadual.

O presidente da Celg, Carlos Silva, e Ney Nogueira, um dos auxiliares mais próximos de Alcides, vão disputar mandato de deputado estadual. Saem do governo em abril. Sérgio Caiado vai a deputado federal.

Quem vai adotar o discurso de oposição na disputa de outubro

O de­pu­ta­do es­ta­du­al Thi­a­go Pei­xo­to tem des­to­a­do da mai­o­ria dos pe­e­me­de­bis­tas ao di­zer que, na elei­ção de ou­tu­bro, o can­di­da­to do PMDB ao go­ver­no tem de se com­por­tar co­mo opo­si­ção. Há tam­bém aque­les que su­ge­rem que, ape­sar de fa­zer opo­si­ção, o pre­fei­to Iris Re­zen­de tem de man­ter uma por­ta aber­ta pa­ra uma pos­sí­vel com­po­si­ção no segundo tur­no. Ao mes­mo tem­po, co­mo o go­ver­na­dor pepista Al­ci­des Ro­dri­gues não se­rá can­di­da­to à re­e­lei­ção, há uma ten­dên­cia de não ata­cá-lo.

De qual­quer mo­do, tan­to PMDB quan­to PSDB vão con­ti­nu­ar de olho nas pes­qui­sas quan­ti­ta­ti­vas e qua­li­ta­ti­vas. Ho­je, as pes­qui­sas su­ge­rem du­as coi­sas. Pri­mei­ro, a po­pu­la­ri­da­de de Al­ci­des ain­da é bai­xa e, por is­so, o go­ver­na­dor ain­da não tem co­mo trans­fe­rir vo­tos pa­ra seu can­di­da­to. Se­gun­do, os ín­di­ces de Al­ci­des es­tão me­lho­ran­do e co­me­ça a cris­ta­li­zar a ima­gem de que é um go­ver­nan­te res­pon­sá­vel.

Se a ima­gem de Al­ci­des não me­lho­rar, a ten­dên­cia é que a opo­si­ção ao seu go­ver­no cres­ça na cam­pa­nha. Aí aque­le que fi­zer a opo­si­ção mais ar­ti­cu­la­da po­de­rá ob­ter di­vi­den­dos mais elei­to­ra­is.

Acre­di­ta-se que a opo­si­ção mais agres­si­va se­rá fei­ta pe­lo se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, que es­tá rom­pi­do po­li­ti­ca­men­te com Al­ci­des. O tu­ca­no ten­de a cons­tru­ir um marke­ting su­ge­rin­do que, ape­sar de ter con­tri­bu­í­do pa­ra ele­ger Al­ci­des, não re­ce­beu a de­vi­da re­tri­bu­i­ção. Ali­a­dos do PP que apoi­am o se­na­dor não que­rem que Al­ci­des se­ja ata­ca­do. Mas, na cam­pa­nha, se­rão mos­tra­das fra­ses e ima­gens (de 2006) de Al­ci­des elo­gi­an­do Mar­co­ni.


De um pe­e­me­de­bis­ta, o Jor­nal Op­ção ou­viu: “Não que­re­mos um vi­ce in­di­ca­do pe­la ter­cei­ra via. Por­que Mar­co­ni fi­ca­rá com to­do o dis­cur­so de opo­si­ção e se pas­sa­rá por vítima”.

“A ter­cei­ra via não po­de lançar vi­ce de Iris, por­que, assim, Mar­co­ni fi­ca com to­do o dis­cur­so de opo­si­ção, de ví­ti­ma. O PMDB pas­sa a ser o réu que fez a ví­ti­ma”.

PP avalia que vai para o segundo turno

Não há um ci­en­tis­ta po­lí­ti­co que apos­te suas cre­den­ci­ais aca­dê­mi­cas nu­ma dis­pu­ta en­tre o can­di­da­to do PP con­tra Iris Re­zen­de ou con­tra Mar­co­ni Pe­ril­lo. Mas, na se­ma­na pas­sa­da, in­te­gran­tes do PP dis­se­ram ao Jor­nal Op­ção que vão rom­per a po­la­ri­za­ção, por­que o go­ver­no Al­ci­des Ro­dri­gues co­me­ça a en­ra­i­zar no in­con­sci­en­te co­le­ti­vo co­mo gestor res­pon­sá­vel e cum­pri­dor de pro­je­tos e acor­dos. En­tre os pe­pis­tas há os que acre­di­tam que a po­la­ri­za­ção se da­rá com Iris. Por is­so, de­fen­dem que, num pri­mei­ro mo­men­to, o al­vo a ser ata­ca­do tem de ser Mar­co­ni. Há tam­bém os que ava­li­am que o can­di­da­to pe­pis­ta, se­ja Jor­ce­li­no Bra­ga ou Er­nes­to Rol­ler, tem de cri­ti­car Iris e Mar­co­ni. De modo implacável.

“Entorno decide para Marconi”

O pre­fei­to de Lu­zi­â­nia, Cé­lio Sil­vei­ra (PSDB), dis­se ao Jor­nal Op­ção que o En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral, com cer­ca de 700 mil eleitores, vai de­se­qui­li­brar a elei­ção pa­ra o can­di­da­to do PSDB ao go­ver­no, Mar­co­ni Pe­ril­lo. “Mar­co­ni vai cres­cer na Gran­de Go­i­â­nia e o En­tor­no vai au­men­tar a fren­te pró-tu­ca­na. O se­na­dor tem uma li­de­ran­ça mui­to gran­de na re­gi­ão e na­da o afe­ta.”

Ape­sar do fa­vo­ri­tis­mo, Cé­lio afir­ma que a dis­pu­ta não se­rá fá­cil. “O go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, que re­ce­beu nos­so de­ci­si­vo apoio em 2006, tra­ba­lha pa­ra to­mar par­te de nos­sos elei­to­res. Não se po­de des­con­si­de­rar o po­der da má­qui­na, mas, com a apro­xi­ma­ção do fim do go­ver­no, ele vai se en­fra­que­cen­do. Ao mes­mo tem­po, Mar­co­ni es­tá ca­da vez mais es­ti­mu­la­do e ar­ti­cu­lan­do co­mo um ga­ro­to de 25 anos que vai dis­pu­tar sua pri­mei­ra elei­ção.”

A ex­pec­ta­ti­va de po­der é o que mais atrai ali­a­dos pa­ra o la­do de Mar­co­ni, ava­lia Cé­lio. “Há lí­de­res do PP e do PR que vão com­por com o se­na­dor. Vão ficar qui­e­tos, por en­quan­to, mas, na ho­ra cer­ta, vão tra­ba­lhar co­nos­co. Quan­to mais a tin­ta da ca­ne­ta de Al­ci­des for di­mi­nu­in­do mais vai cres­cer o apoio a Mar­co­ni em su­as ba­ses.”

Co­ta­do pa­ra dis­pu­tar va­ga no Se­na­do ou a vi­ce de Mar­co­ni, Cé­lio sus­ten­ta que es­tá bem na pre­fei­tu­ra. “Sou um sol­da­do do par­ti­do. Se for in­di­c­a­do pa­ra o Se­na­do ou pa­ra a vi­ce, acei­to.” Lu­zi­â­nia é a quarta mai­or ci­da­de do Estado em nú­me­ros de elei­to­res — são 110 mil.

Joel Santana pode ser o vice de Braga

A mai­o­ria dos de­mo­cra­tas ou­vi­dos pe­lo Jor­nal Op­ção é unâ­ni­me em di­zer que o DEM vai apo­i­ar Mar­co­ni Pe­ril­lo pa­ra o go­ver­no de Go­i­ás. He­lio de Sou­sa, Vil­mar Ro­cha e lí­de­res re­gi­o­nais que­rem com­por com o tu­ca­no e, in­de­pen­den­te­men­te da po­si­ção ofi­ci­al, vão até o fim com o pré-can­di­da­to do PSDB. O DEM é in­tei­ra­men­te con­tro­la­do pe­lo de­pu­ta­do fe­de­ral Ro­nal­do Cai­a­do, pres­ti­gi­a­do lí­der do par­ti­do na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. O DEM na­ci­o­nal po­de até pres­sio­nar Cai­a­do, pa­ra com­por com Mar­co­ni, mas não vai de­cre­tar in­ter­ven­ção. Se Cai­a­do não for o can­di­da­to da ter­cei­ra via, há in­dí­ci­os de que o vi­ce de Jor­ce­li­no Bra­ga ou Er­nes­to Rol­ler se­rá o de­mo­cra­ta Jo­el San­ta­na Bra­ga. O DEM tem pou­cos po­lí­ti­cos de ex­pres­são.

"Aécio vai ser o vice de Serra”

O se­na­dor de­mo­cra­ta De­mós­te­nes Tor­res co­me­mo­ra seu ani­ver­sá­rio de 49 anos em Lon­dres, na com­pa­nhia dos fi­lhos, sob um frio de 6 graus. Ao ser con­ta­ta­do, per­gun­tou so­bre as “di­a­tri­bes” da po­lí­ti­ca lo­cal. “Na­da mu­dou, não é?”

In­te­res­sa­do na po­lí­ti­ca na­ci­o­nal, De­mós­te­nes diz que Aé­cio Ne­ves vai acei­tar a vi­ce de Jo­sé Ser­ra. “O pre­fei­to de São Pau­lo, Gil­ber­to Kas­sab, es­tá par­ti­ci­pan­do das ar­ti­cu­la­ções e apos­ta na do­bra­di­nha Ser­ra-Aé­cio.”

So­bre Dil­ma Rous­seff, De­mós­te­nes diz que pa­re­ce um sar­gen­tão. “Te­me-se que, no go­ver­no, se tor­ne uma ‘ve­ne­zu­e­la­na’ e fe­che as por­tas até pa­ra Lu­la.”

O se­na­dor diz que Jo­a­quim Ro­riz de­ve ser elei­to go­ver­na­dor do DF e fri­sa que a se­na­do­ra Ká­tia Abreu de­ve dis­pu­tar o go­ver­no do To­can­tins.

Pu­xa­dor de vo­tos

Pré-can­di­da­tos a de­pu­ta­do es­ta­du­al do PMDB, al­guns de­les co­mo man­da­to — Lu­iz Car­los do Car­mo e Ro­mil­ton Mo­ra­es —, só dis­pu­tam man­da­to se Iris Re­zen­de for can­di­da­to a go­ver­na­dor.

Os pe­e­me­de­bis­tas ale­gam que é pre­ci­so ter um pu­xa­dor de vo­tos e tor­cem pa­ra que o “par­ti­do não in­ven­te” de lan­çar Adib Eli­as ou Thi­a­go Pei­xo­to pa­ra go­ver­na­dor.

Iris tem mais votos cristalizados do que Marconi?

Na se­ma­na pas­sa­da, o Jor­nal Op­ção ou­viu ci­en­tis­tas po­lí­ti­cos, em­pre­sá­rios e po­lí­ti­cos e per­gun­tou: quem tem mais vo­tos cris­ta­li­za­dos — o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de (PMDB), ou o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB)? A se­guir, pu­bli­ca­mos uma sín­te­se do que dis­se­ram.

A mai­o­ria dis­se que Go­i­ás es­ta­be­le­ceu que seus dois prin­ci­pa­is po­lí­ti­cos são Iris e Mar­co­ni e que não há es­pa­ço, no mo­men­to, pa­ra uma al­ter­na­ti­va. Os elei­to­res, os que já es­tão mo­bi­li­za­dos, só têm olhos e ou­vi­dos pa­ra os dois.

Mas o de­ta­lhe que mais cha­ma aten­ção é que, na opi­ni­ão dos ana­lis­tas — al­guns che­ga­ram a ci­tar pes­qui­sas “quan­ti” e “qua­li” —, os vo­tos de Iris es­tão mais cris­ta­li­za­dos do que os de Mar­co­ni.

O mo­ti­vo é que Iris já te­ve al­tos (foi go­ver­na­dor, mi­nis­tro) e bai­xos (per­deu elei­ções pa­ra go­ver­no e Se­na­do), mas con­se­guiu dar a vol­ta por ci­ma. Os elei­to­res vo­tam ne­le por­que o acei­tam exa­ta­men­te co­mo é. Mar­co­ni, pe­lo con­trá­rio, não pas­sou por ne­nhu­ma pro­va­ção, por ne­nhum in­su­ces­so elei­to­ral.

Há co­mo re­ti­rar Iris da dis­pu­ta, pa­ra abrir es­pa­ço pa­ra Hen­ri­que Mei­rel­les? Ne­nhum dos en­tre­vis­ta­dos ava­lia co­mo in­te­li­gen­te, nes­te ins­tan­te, a sub­sti­tui­ção de Iris por Mei­rel­les. Quem tro­ca­ria Kaká, do Mi­lan, por Obi­na, do Fla­men­go? Em sã con­sci­ên­cia, nin­guém.

Apos­ta-se que, em­bo­ra o qua­dro es­te­ja in­de­fi­ni­do e que a elei­ção se­rá dis­pu­ta­da até no se­gun­do tur­no, Iris es­tá pas­san­do por um “bom mo­men­to”. Vai bem na pre­fei­tu­ra, tem um vi­ce, Pau­lo Gar­cia, que não o atra­pa­lha e uma re­cen­te pes­qui­sa Vox Po­pu­li (pos­ta em dú­vi­da pe­lo tu­ca­na­to) o põe em pri­mei­ro lu­gar em to­das as va­ri­a­ções. Até os “ti­ros de me­tra­lha­do­ra” des­fe­cha­dos por tu­ca­nos e pe­pis­tas, na se­ma­na pas­sa­da, fo­ram-lhe úte­is. Por­que não foi atin­gi­do ne­nhu­ma vez. Se con­ti­nu­ar as­sim na cam­pa­nha, com tu­ca­nos e pe­pis­tas se mu­ti­lan­do ver­bal­men­te, o pe­e­me­de­bis­ta fi­ca­rá li­vre pa­ra fa­zer uma cam­pa­nha in­tei­ra­men­te pro­po­si­ti­va.

A res­pei­to de Mei­rel­les, to­dos con­cor­dam que per­deu o “ti­ming”. Co­mo “blin­dar” quem se re­cu­sa a par­ti­ci­par, a con­ver­sar com os lí­de­res par­ti­dá­rios? É a per­gun­ta que to­dos fa­zem. Mas, se can­di­da­tar-se ao Se­na­do, é vis­to co­mo tão for­te quan­to De­mós­te­nes Tor­res.

O PMDB tra­ba­lha com a te­se de que, em ou­tu­bro, três can­di­da­tos dis­pu­ta­rão o go­ver­no: Iris, Mar­co­ni e um no­me da cha­ma­da “via pre­fe­ren­ci­al” (ou ter­cei­ra via). Pe­e­me­de­bis­tas sus­ten­tam que in­te­res­sa a Iris Re­zen­de uma can­di­da­tu­ra de Jor­ce­li­no Bra­ga ou Er­nes­to Rol­ler, ou ou­tro da ba­se de Al­ci­des, pa­ra di­vi­dir os vo­tos de Mar­co­ni. Eles apos­tam que o no­me mais co­ta­do da ba­se al­ci­dis­ta é o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, Bra­ga. Por­que ava­li­am-no co­mo o mais ar­ro­ja­do e com mais po­ten­ci­al tan­to pa­ra cri­ti­car Mar­co­ni quan­to pa­ra de­fen­der o go­ver­no Al­ci­des.

Temer ou Costa na vice de Dilma

O PMDB vai im­por um vi­ce a Dil­ma Rous­seff. Na­da de Hen­ri­que Mei­rel­les —can­di­da­to “de” Lu­la, não do par­ti­do. Pe­e­me­de­bis­tas que­rem em­pla­car Mi­chel Te­mer ou os mi­nis­tros Edi­son Lo­bão e Hé­lio Cos­ta.

Cos­ta li­de­ra as pes­qui­sas pa­ra go­ver­na­dor em Mi­nas Ge­ra­is. Mas apos­ta-se que An­tô­nio Anas­ta­sia, do PSDB, o ter­cei­ro co­lo­ca­do, ten­de a cres­cer. As­sim, há uma ope­ra­ção pa­ra que Cos­ta apoie Fer­nan­do Pi­men­tal, do PT, se­gun­do nas pes­qui­sas. Mas Cos­ta não quer ce­der.

Valdi Camarcio é cotado para vice

Co­ta­do pa­ra dis­pu­tar o go­ver­no de Go­i­ás, Ru­bens Oto­ni (PT) di­fi­cil­men­te se­rá can­di­da­to. O par­ti­do e o de­pu­ta­do ten­dem a apo­i­ar a can­di­da­tu­ra de Iris Re­zen­de. Ao PT fi­ca­rá re­ser­va­da a vi­ce. Há quem pre­fi­ra que Ru­bens dis­pu­te man­da­to de se­na­dor. Mas a pres­são pe­la vi­ce é mais for­te, por­que a ten­dên­cia, se Iris for elei­to, é seu vi­ce dis­pu­tar o go­ver­no em 2014. Se Lu­la for can­di­da­to a pre­si­den­te em 2014, um can­di­da­to do PT ao go­ver­no, com o apoio de Iris, te­rá mais chan­ces de ser elei­to (ou re­e­lei­to).

Mas dis­cu­tir 2014 sem pas­sar por 2010 é uma afron­ta à re­a­li­da­de. Co­men­ta-se que San­dro Ma­bel po­de ser vi­ce de Iris, e não é im­pos­sí­vel que is­to acon­te­ça. Mas é mais fac­tí­vel que o vi­ce do pe­e­me­de­bis­ta se­ja o pe­tis­ta Val­di Ca­mar­cio. Por vá­rios mo­ti­vos. Pri­mei­ro, se­ria cor­ri­gi­da uma in­jus­ti­ça his­tó­ri­ca: em 2006, Ca­mar­cio se­ria vi­ce de Ma­gui­to, mas foi ve­ta­do pe­lo PMDB. Se­gun­do, Ca­mar­cio ten­de a unir as vá­ri­as cor­ren­tes do PT, o que não acon­te­ce­ria com Ma­ri­na Sant’An­na.

Mabel tende a ficar com a terceira via

Na cha­ma­da via pre­fe­ren­ci­al, ou ter­cei­ra via, não se fa­la ou­tra coi­sa: o can­di­da­to a go­ver­na­dor não se­rá San­dro Ma­bel (PR) nem Ro­nal­do Cai­a­do (DEM), e sim Jor­ce­li­no Bra­ga (que es­tá mui­to in­te­res­sa­do) ou Er­nes­to Rol­ler (que tam­bém es­tá in­te­res­sa­do).

Ma­bel, que es­ta­ria su­ge­rin­do que quer ser vi­ce de Iris, não caiu nas gra­ças dos pe­e­me­de­bis­tas, que pre­fe­rem um vi­ce do PT. “A pri­o­ri­da­de da vi­ce é do PT”, diz um pe­e­me­de­bis­ta. “Ele po­de­ria dis­pu­tar va­ga no Se­na­do.”

O go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues vai in­di­car No­ri­val San­to­mé pa­ra o car­go de de­sem­bar­ga­dor.

Chum­bo tra­ça­do às ve­zes não dói. O tu­ca­no Da­ni­el Gou­lart in­ves­ta a En­ge­vix, que te­ria o pa­tro­cí­nio do lo­bis­ta Sér­gio Sá, e o pe­e­me­de­bis­ta Jo­sé Nel­to in­ves­ti­ga su­pos­to fa­tu­ra­men­to da Lo­car. Tudo a ver com a Celg.

Quan­do a Ele­tro­brás as­su­mir o con­tro­le da Celg, seu pre­si­den­te go­i­a­no vai fi­car co­mo a ra­i­nha da In­gla­ter­ra. Se­rá pre­si­den­te, mas a Ele­tro­brás vai in­di­car o prin­ci­pal exe­cu­ti­vo, o vi­ce-pre­si­den­te, e to­da a di­re­to­ria.

Um di­re­tor da Ele­tro­brás, su­pos­ta­men­te aten­den­do um pe­di­do o pre­si­den­te do Se­na­do, Jo­sé Sar­ney, es­ta­ria di­fi­cul­tan­do as ne­go­ci­a­ções com a Celg.

O li­vro de ca­be­cei­ra do Mar­co­ni Pe­ril­lo é “Tra­ta­do So­bre a To­le­rân­cia” (L&PM, 128 pá­gi­nas), do fran­cês Vol­tai­re.

O eco­no­mis­ta Val­di­vi­no Oli­vei­ra, um dos maiores co­nhe­ce­do­res da Celg, sus­ten­ta que a ven­da de Ca­cho­ei­ra Dou­ra­da re­al­men­te pre­ju­di­cou a com­pa­nhia. O di­nhei­ro da ven­da, fri­sa Val­di­vi­no Oli­vei­ra, não foi apli­ca­do na Celg.

De um de­mo­cra­ta: “A ter­cei­ra via já mor­reu. Quem con­ti­nu­ar acre­di­tan­do não vai se ele­ger nem a de­pu­ta­do es­ta­du­al”.

Nem Jú­ni­or do Fri­boi nem Jo­va­ir Aran­tes. A de­pu­ta­da Ra­quel Tei­xei­ra de­ve ser a vi­ce de Mar­co­ni Pe­ril­lo.

O em­pre­sá­rio Fer­nan­do Du­ar­te, pré-can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral do PSDB de Rio Ver­de, de­ve ser um dos co­or­de­na­do­res da cam­pa­nha de Mar­co­ni Pe­ril­lo ao go­ver­no de Go­i­ás.

É ofi­ci­al: o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues dei­xa o go­ver­no em 31 de de­zem­bro de 2010. Não se­rá can­di­da­to a se­na­dor.

Gil­va­ne Fe­li­pe é can­di­da­tís­si­mo a de­pu­ta­do es­ta­du­al e de­ve ser um dos co­or­de­na­do­res da cam­pa­nha do se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. Tem am­plo apoio en­tre jo­vens.

Mas Gil­va­ne Fe­li­pe tem de fi­car aten­to: par­te da ju­ven­tu­de ro­quei­ra de­ve apo­i­ar Thi­a­go Pei­xo­to, do PMDB, pa­ra de­pu­ta­do fe­de­ral.

Um gru­po de in­te­lec­tu­ais es­tá se re­u­nin­do com fre­quên­cia com o se­na­dor Mar­co­ni. Eles opi­nam so­bre su­as ações e ava­li­am o qua­dro po­lí­ti­co.

Mar­co­ni tem pe­di­do, de mo­do en­fá­ti­co, mais equi­lí­brio a al­guns de seus ali­a­dos. Co­bra so­bre­tu­do mo­de­ra­ção na lin­gua­gem.

O pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res de Rio Ver­de, Ele­cir Per­pé­tuo Gar­cia, o Ca­sa­gran­de, ga­ran­te que vai apo­i­ar Mar­co­ni pa­ra go­ver­na­dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário