sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dengue: descaso da Prefeitura

O Popular

Casos de dengue mais que triplicam
Casos da doença em Goiás já chegam a 4,5 mil, número 337,35% maior do que o verificado em janeiro de 2009

Patrícia Drummond

A dengue já registra 337,35% de aumento em Goiás nestas duas primeiras semanas de janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com as novas estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) – divulgadas ontem à tarde –, até o último dia 16 foram 4.531 os casos notificados no Estado. Goiânia e Aparecida de Goiânia lideram o ranking dos municípios com maiores números absolutos de casos da doença até a segunda semana deste mês: 1.812 e 315, respectivamente.

A Região Metropolitana responde por 50% dos casos notificados de dengue em Goiás. Goianira, com 298 casos; Campos Belos, com 192; e Barro Alto, com 59, estão no topo da lista dos municípios com maiores coeficientes de incidência da doença – número de casos por 100 mil habitantes. Em Senador Canedo, o número de casos absolutos registrados até o dia 16 de janeiro chega a 189; em Trindade, a 84. Iporá, na Região Oeste do Estado, tem 156 casos notificados; Ceres, 121.

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos 246 municípios goianos, foi criado, ontem, em reunião realizada no gabinete da secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro de Moura, o Grupo Técnico Estadual da Dengue – um comitê, a exemplo do que foi implantado no ano passado, em decorrência da epidemia de gripe suína. Participaram superintendentes da SES, diretores de unidades e do Laboratório de Saúde Pública (Lacen), representantes das Secretarias de Saúde de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Morrinhos, Goiânia e Senador Canedo, e o assessor técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), João Bosco.

Ações integradas

A secretária Irani Ribeiro enfatizou a necessidade de uma gestão participativa para o controle da endemia e de se firmar parcerias nos níveis estadual e municipal, com as Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura. “Cada um precisa fazer a sua parte”, destacou, lembrando que a implantação do Dia D de Combate à Dengue nos Órgãos Públicos Estaduais – todo dia oito de cada mês –, também figurou na pauta da reunião. O decreto já foi assinado pelo governador Alcides Rodrigues e será publicado no Diário Oficial.

Cristina Laval, diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, informou que a capital realiza trabalho integrado, entre diversos órgãos da Prefeitura, com a meta de intensificar as ações de combate à dengue e quebrar a cadeia de transmissão da doença. A SMS atuou, durante toda semana, em bairros onde os índices são maiores – Jardim América; Guanabara 1, 2 e 3; Residencial Guanabara; Vila Nova, Setores Universitário e Coimbra, entre outros – e continuará mapeando a cidade para executar o trabalho de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário