segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEGS - Portal Nacional

PRESIDENTE LULA E DILMA ROUSSEFF INAUGURAM HOJE NOVA SEDE DO SINDPD EM SÃO PAULO

Segmento de TI é o que mais cresce no país e tem carência de 140 mil profissionais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, inauguram nesta sexta-feira (22/1) a sede própria do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). A nova sede faz parte das comemorações dos 25 anos de atuação da entidade no Estado de São Paulo.

O Sindpd é o maior sindicato dos trabalhadores de TI do país. A nova sede possui 3.700 metros quadrados distribuídos em cinco andares onde são oferecidos cursos para aprimoramento profissional e cultural, além de atendimento jurídico, social, médico, esportivo e de lazer.

Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, o setor de Tecnologia da Informação (TI) possui uma carência de aproximadamente 140 mil profissionais. "As empresas vivem o problema da falta de cursos profissionalizantes no país e com a nova sede queremos suprir essa necessidade oferecendo cursos de diferentes linguagens de programação e rede", afirma Neto.

O setor de processamento de dados e tecnologia da informação é considerado estratégico em qualquer país e é um dos mais promissores no Brasil. "No Brasil, este é um dos segmentos que mais cresce, com um faturamento registrado em 2009 de R$ 52,8 milhões e com previsão de crescimento de 9,2% em 2010, segundo dados da Softex", explica Neto.

Fundado em 14 de agosto de 1984, o sindicato manteve durante os últimos 25 anos a posição na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores do segmento. Hoje a categoria é considerada de ponta pela sua importância na organização e produção em todos os setores econômicos e sociais.

Com 30 mil associados, o Sindpd São Paulo possui delegacias regionais nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba que garantem a atuação do sindicato em todo Estado de São Paulo.

Nova Sede

O Sindpd adquiriu em 2006 o local onde seria edificado a nova sede. A construção da década de 50 tem arquitetura e localização privilegiadas. O projeto de revitalização foi assinado pela Spadoni & Associados Arquitetura e executado pela Informov.

Um dos destaques do empreendimento é o mosaico do Painel Picasso de 6,60 X 7 metros, construído com 18.500 pedras portuguesas, equivalente a 6 toneladas. A obra se estende do térreo ao segundo andar. "O Painel Picasso é uma homenagem aos trabalhadores que representa a somatória dos esforços da categoria. É a única cópia da obra verdadeira, um painel que desapareceu durante uma invasão à sede da Federação Sindical Mundial em Praga", explica Neto.

A escolha do nome da sede - Getúlio Vargas - também possui um porquê, esclarece o presidente do Sindpd: "Graças à Revolução de 30, comandada por Getúlio, conseguimos a industrialização, a modernização do país, apontando para o futuro, onde a tecnologia da informação entra como uma luva."

O Sindpd tem hoje uma das redes de comunicação mais modernas do país, com equipamentos de última geração,além de contar com a confiança e parceira de profissionais de TI que representa, fatores que proporcionaram o status de ser o único sindicato do mundo a receber o título "Gold Partners" da Microsoft, para oferecer cursos e treinamentos aos associados.

Regulamentação da profissão

Com a oportunidade da presença do presidente Lula na sede do Sindpd, o presidente da entidade, Antonio Neto, estará entregando em mãos a proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistemas. A luta pela regulamentação da profissão está prestes a completar 30 anos, data da apresentação do 1º projeto (PL 1.205/79), assinado pelo deputado Israel Dias Novaes. Desde então, a categoria já esteve diversas vezes próxima a conquistar este avanço, esbarrando, em algumas ocasiões, em detalhes mínimos que foram potencializados pelos opositores da normatização.

A proposta que regulamenta o exercício da profissão de analista de sistemas foi aprovada no dia 19 de janeiro de 2009 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. De autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), o PLS 607/07 seguiu para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

Pelo substitutivo anteriormente aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e acolhido pelo relator na CCJ, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), somente profissionais com diploma superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Processamento de Dados poderiam exercer a profissão de analista de sistemas.

Já a profissão de Técnico de Informática poderia ser exercida pelos portadores de diploma de ensino médio ou equivalente com curso técnico de Informática ou de Programação de Computadores, expedido por escolas oficiais ou reconhecidas.[14]

Segundo Neto, "ainda existe um longo caminho para conquistar a vitória, mas atualmente já vivemos uma situação diferente. O setor de TI ocupa um lugar de destaque no mercado nacional, sendo responsável por mais 900 mil empregos e gerando uma riqueza em torno de R$ 9 bilhões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário