quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Diário da Manhã

Sem pedras no caminho de Marconi

Enquanto o eleitorado anda, não se pode dizer tranquilo dada a crescente violência que ronda nosso Estado, mas alheio ao debate sucessório, a disputa pela conquista do voto é latente entre os que pretendem chegar ou voltar ao poder em 2010.

Os grupos que pretendem competir usam todas as armas que sabe usar um político quando quer conquistar opinião positiva do público e buscar seu fortalecimento fazendo das fraquezas do adversário o trampolim para alcançar seu objetivo.

Ninguém sabe o que pode acontecer no futuro imediato se levar em consideração a inconstância do cenário político. Mas o que se desenha no momento é a exaustiva labuta de várias forças engajadas na formação de uma frente única para esvaziar o já consolidado candidato do PSDB, que mantém na dianteira nas pesquisas de opinião.

Os grupos adversos ao candidado tucano Marconi Perillo apostam na estratégia da união faz a força, e por isso trabalham pela junção de todos os outros partidos. O problema é: a soma de grande parte do eleitorado unido em torno de um nome sobrepõe a união de uns poucos caciques que se unem com o desejo único de detonar o adversário.

Se não afundar o barco trazendo a bordo o inquilino da Casa Verde; o comandante do Paço Municipal e a turma do PT goiano com a contribuição de parte do DEM formando uma única frente contrária aos tucanos, esta união não será a pedra no caminho do senador Marconi, cujos governos deixaram marcas positivas à população, a qual vê nas cicatrizes da Celg as ações dos governos peemedebistas.

O governo do Estado, adversário de Marconi, sabe Deus porque, joga com a possibilidade de formar chapas fortes nas eleições proporcionais. Apesar de ter cooptado, em até 3 de outubro de 2009, nomes de grande densidade eleitoral para a disputa por vagas na Assembleia e na Câmara Federal, conta em desfavor o fato de os garçons do Palácio das Esmeraldas estarem servindo café frio há muito tempo, o que tira toda a atração do eleitor e dos antigos cabos eleitorais aliados que, cada vez mais, pendem pro lado do candidato Marconi.

Marialda Valente é jornalista e advogada e escreve semanalmente no DM (marialdarvalente@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário