segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Onde estão as ideias!

O Popular

Editorial

Falta de coerência

Faltam menos de oito meses para as importantes eleições de outubro deste ano e nem sequer se pode ainda precisar como serão montadas as alianças e as coligações. No Brasil, elas nunca se assentam sobre uma base coerente e nem sequer sob a preocupação de que os aliados se identifiquem, como acontece em muitos países, nos planos ideológico, doutrinário, filosófico e programático.

Por causa desse antigo defeito, no Brasil o aspecto doutrinário perde longe para as conveniências de pessoas e grupos, o que resulta em coligações incoerentes, formadas por alinhamentos que não se harmonizam no plano de ideias. O que é lamentável demais no caso das próximas eleições, quando se escolherá de presidente da República a deputados estaduais.

A falta de conteúdo ideológico na definição de apoios no Brasil é uma deformação que prejudica o aperfeiçoamento democrático. Interesses de momento passam por cima de crenças duradouras. Cientistas políticos definem partido como grupo social secundário, evidentemente dotado de força política, situado expressa ou tacitamente na ordenação jurídica, e que pretende deter ou detém poder político com a finalidade de orientar, dirigir e controlar a atividade jurídica, política e estrutural do Estado.

O vício de coligações montadas para as campanhas eleitorais no Brasil ao sabor dos ventos regionais e provinciais, sem um alinhamento coerente, colide com os conceitos de partidos e agrupamentos políticos, pois elas não se apóiam nessas convicções comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário