sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O homem vem ai!

O Popular

PÁSSAROS
Áreas de Goiás têm 27 espécies ameaçadas, segundo estudo

Marília Assunção

Aves como o bicudo, a arara-azul-grande e a codorna-mineira estão entre as 27 espécies de pássaros ameaçados de extinção no Brasil encontrados em uma rede de áreas de Goiás que devem ser transformadas em três IBAs – sigla em inglês para Áreas Importantes para a Conservação das Aves.

Essas áreas (veja quadro), pelo seu destaque como refúgio às espécies ameaçadas, estão em um mapeamento que apurou 74 unidades no Norte e Centro-Oeste do País e que foi divulgado ontem pela Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (Save Brasil) – com o nome Áreas Importantes para a Conservação das Aves no Brasil: Parte 2 – Amazônia, Cerrado e Pantanal. Além de abrigar grande número de espécies sob risco, a importância das áreas goianas é destacada no estudo pela dimensão: elas ocupam 3% do território de Goiás, chegando a1 milhão de hectares.

Para somar, as três áreas ainda têm registradas 29 espécies endêmicas, aquelas cuja distribuição geográfica se limita apenas a determinada região no mundo. Todos esses motivos levaram a Save Brasil – representante nacional da inglesa BirdLife International, uma aliança global de organizações não-governamentais com foco na conservação das aves e seus hábitats –, a recomendar a classificação das áreas de Goiás como IBAs, ou seja, áreas cruciais que devem ser preservadas para manter as aves e toda a biodiversidade da região, formando uma rede protetora.

“Ter essa quantidade de área total das IBAs em um estado com área de aproximadamente 34 milhões de hectares, destaca a importância da região de Goiás para a conservação das espécies”, explicou Pedro Develey, diretor de Conservação da Save Brasil.

Segundo divulgou a ONG, para chegar à conclusão sobre quais áreas seriam IBAs e quais espécies consideradas ameaçadas, os organizadores do livro levaram em conta critérios globais unificados como: espécies globalmente ameaçadas; espécies de distribuição restrita; espécies endêmicas de regiões zoogeográficas; e espécies congregantes, método que engloba as aves aquáticas e migratórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário