terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Goianos prejudicados!

O Popular

Editorial

Impasse no Detran

Milhares de candidatos goianos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficaram prejudicados pelo impasse que vem impedindo a realização dos exames exigidos para a concessão do documento, decorrente da indecisão sobre o contrato entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), que era responsável pela indicação dos examinadores.

Como o contrato não foi renovado, os exames não puderam ser feitos ontem, com entre 5 mil e 10 mil candidatos esperando a sua vez para os testes que fazem parte do sistema de exame habilitador.

Os candidatos à CNH são cidadãos que cumprem suas obrigações, inclusive tributárias, no caso dos que são proprietários de veículos, a maioria, pagam o IPVA, preciosa receita do Detran, e não deveriam estar sendo prejudicados.

As pessoas já enfrentam entraves burocráticos demais para estar com a sua documentação em dia. Este embaraço relacionado com a expedição da CNH, pelo Detran, torna-se uma perturbação adicional. Não é justo que tantos paguem o pato, como se diz popularmente, pela indecisão de poucos.

Esta questão precisa ser pensada a longo prazo, a fim de que novos embaraços não venham a surgir no futuro. Não basta portanto apenas remover o impasse do momento. Mencione-se ainda o fato de que a segurança no trânsito exige que condutores de veículos automotores estejam plenamente capacitados para esta responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário