segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jornal Opção - 24 de janeiro de 2010

Jornal Opção

O CON­FRON­TO DA HIS­TÓ­RIA

Iris Re­zen­de X Mar­co­ni Pe­ril­lo
Elei­ção des­te ano se­rá a úl­ti­ma de uma era, o mar­co de uma to­tal re­for­mu­la­ção da po­lí­ti­ca de Go­i­ás

Os dois mai­o­res lí­de­res po­lí­ti­cos da his­tó­ria go­i­a­na de­vem se en­fren­tar nas ur­nas des­te ano. O pre­fei­to de Go­i­â­nia Iris Re­zen­de e o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, con­for­me as úl­ti­mas in­di­ca­ções, se­rão mes­mo os can­di­da­tos do PMDB e do PSDB. E de­ve­rão ser eles tam­bém os gran­des pro­ta­go­nis­tas de uma dis­pu­ta ab­so­lu­ta­men­te ele­tri­zan­te, em que a vi­tó­ria ou a der­ro­ta po­de­rá ser so­men­te uma ques­tão de de­ta­lhe.

Se­rá o se­gun­do con­fron­to di­re­to en­tre eles. Em 1998, com uma for­ma­ta­ção elei­to­ral mui­to di­fe­ren­te da que ocor­re­rá es­te ano, Mar­co­ni sur­pre­en­deu Iris e to­do o mun­do po­lí­ti­co, não ape­nas es­ta­du­al, mas tam­bém com am­pla re­per­cus­são na­ci­o­nal, ar­ran­can­do uma vi­tó­ria ina­cre­di­tá­vel das mãos do pe­e­me­de­bis­ta. Na­que­la elei­ção, Iris já es­ta­va mais do que con­sa­gra­do co­mo um dos mai­o­res lí­de­res po­lí­ti­cos dos go­i­a­nos em to­da a his­tó­ria do Es­ta­do. Mar­co­ni, ao con­trá­rio, so­men­te ini­ci­a­va uma me­te­ó­ri­ca tra­je­tó­ria pú­bli­ca, após dois man­da­tos, de de­pu­ta­do es­ta­du­al e de­pu­ta­do fe­de­ral.

Ho­je, Iris Re­zen­de Ma­cha­do se apre­sen­ta com to­da a exu­be­rân­cia de sua po­pu­la­ri­da­de, após a mais es­pe­ta­cu­lar re­cu­pe­ra­ção de ima­gem que se viu em Go­i­ás. Em 98, o pe­e­me­de­bis­ta não per­deu so­men­te a dis­pu­ta pe­lo go­ver­no do Es­ta­do, mas uma gran­de par­te do con­cei­to po­lí­ti­co que a po­pu­la­ção ti­nha em re­la­ção a ele. Qua­tro anos de­pois, em 2002, ao ten­tar se man­ter no Se­na­do da Re­pú­bli­ca, afun­dou de vez ao ser ul­tra­pas­sa­do por um es­tre­an­te em car­gos ele­ti­vos, De­mós­te­nes Tor­res, e pe­la en­tão ve­te­ra­na de­pu­ta­da fe­de­ral Lú­cia Vâ­nia.

Inú­me­ros fa­to­res con­tri­bu­í­ram pa­ra es­sa se­gun­da que­da elei­to­ral de Iris Re­zen­de. O mai­or de­les, pro­va­vel­men­te, po­de ter si­do o vo­to du­plo. Em te­se, Iris foi in­di­vi­dual­men­te o mais bem vo­ta­do da­que­la elei­ção. Mas o fa­to de o elei­tor po­der es­co­lher dois e não um can­di­da­to, não so­men­te anu­lou a sua van­ta­gem in­di­vi­dual so­bre De­mós­te­nes e Lú­cia, co­mo re­sul­tou em uma re­tum­ban­te der­ro­ta. Lo­go em se­gui­da, o lí­der de­sa­pa­re­ceu em uma de su­as fa­zen­das nos con­fins do Pa­rá, num exí­lio vo­lun­tá­rio que mais se anun­ci­a­va co­mo apo­sen­ta­do­ria de­fi­ni­ti­va do pla­ne­ta po­lí­ti­ca.

Re­tor­no — So­men­te em 2004 é que os go­i­a­nos, e es­pe­ci­al­men­te os go­i­a­ni­en­ses, vol­ta­ram a ou­vir o no­me de Iris com mais in­ten­si­da­de. Com seu par­ti­do, o PMDB, ab­so­lu­ta­men­te des­tro­ça­do pe­las der­ro­tas de 98 e 2002, Iris se sen­tiu de­sa­fi­a­do pe­los pe­e­me­de­bis­tas a de­vol­ver es­pe­ran­ça de so­bre­vi­vên­cia par­ti­dá­ria. E fez is­so.

Na elei­ção com mai­or nú­me­ro de can­di­da­tos de for­tís­si­mo po­ten­ci­al e ape­lo po­pu­la­res de Go­i­â­nia, Iris lan­çou-se pa­ra aque­le que se­ria o mo­men­to cru­ci­al de sua vi­da pú­bli­ca. Mais do que as der­ro­tas de 98 e 2002, um no­vo fra­cas­so elei­to­ral em 2004 se­ria o de­fi­ni­ti­vo fe­cho de seu oca­so po­lí­ti­co.

Não foi uma cam­pa­nha fá­cil. Iris en­fren­tou a en­tão de­pu­ta­da es­ta­du­al mais bem vo­ta­da nas elei­ções an­te­rio­res, a jor­na­lis­ta Ra­chel Aze­re­do, o de­pu­ta­do fe­de­ral e um dos cam­pe­ões de vo­to em Go­i­â­nia, San­des Jú­ni­or, o ex-pre­fei­to Dar­ci Ac­cor­si, e, prin­ci­pal­men­te, o pre­fei­to Pe­dro Wil­son, que bus­ca­va a re­e­lei­ção. Iris foi o úl­ti­mo dos gran­des can­di­da­tos a en­trar na dis­pu­ta. Nas pri­mei­ras pes­qui­sas, seu no­me apa­re­cia na li­de­ran­ça, mas com pou­ca mar­gem so­bre os de­mais con­cor­ren­tes. Era o lí­der, mas não se apre­sen­ta­va com fa­vo­ri­tis­mo.

Des­de o iní­cio, pe­lo fa­to de Pe­dro Wil­son vir de um go­ver­no equi­vo­ca­do do pon­to de vis­ta do ne­ces­sá­rio cui­da­do com a pró­pria ima­gem, Iris foi o “ho­mem” a ser ba­ti­do na­que­la elei­ção. E ele apa­nhou de to­dos. Nos de­ba­tes, era sem­pre o mais vi­sa­do, ca­ça­do o tem­po to­do, sem mo­men­tos de tré­gua. E num des­ses de­ba­tes ele mos­trou a di­fe­ren­ça en­tre o fe­nô­me­no po­lí­ti­co e o po­lí­ti­co bem si­tu­a­do.

Acu­a­do, nas cor­das, bam­bo de tan­to apa­nhar sis­te­ma­ti­ca­men­te de to­dos os ad­ver­sá­rios, Iris sa­cou de seu ins­tin­to elei­to­ral dois te­mas que ja­mais ti­nham si­do de­ba­ti­dos in­ter­na­men­te em sua cam­pa­nha, e, as­sim, tri­tu­rou os de­mais can­di­da­tos. Pri­mei­ro se com­pro­me­teu a so­lu­ci­o­nar os gra­vís­si­mos pro­ble­mas do tran­spor­te co­le­ti­vo em ape­nas seis mes­es de go­ver­no. De­pois, fe­chou a con­ta e a elei­ção ao pro­me­ter as­fal­tar to­das as ru­as de ter­ra ain­da exis­ten­tes na ca­pi­tal.

Nos di­as que se se­gui­ram, as equi­pes de cam­pa­nha do pe­e­me­de­bis­ta se de­di­ca­ram ex­clu­si­va­men­te à cri­a­ção de uma ma­nei­ra con­vin­cen­te de las­tre­ar as pro­mes­sas fei­tas du­ran­te os de­ba­tes. Não foi fá­cil. O pre­ço to­tal do as­fal­to de to­das as ru­as de ter­ra, por exem­plo, sim­ples­men­te não fe­cha­va. Não ha­ve­ria di­nhei­ro su­fi­ci­en­te pa­ra ta­ma­nha em­prei­ta­da. Aí, sur­giu o as­fal­to ba­ra­to, nu­ma so­lu­ção iné­di­ta até en­tão, que res­pal­dou a pro­mes­sa tec­ni­ca­men­te. A pre­fei­tu­ra iria com­prar a ma­té­ria-pri­ma bá­si­ca, be­tu­me, di­re­ta­men­te da Pe­tro­bras, e as­sim con­se­guir um pre­ço fi­nal mui­tas ve­zes me­nor.

As ex­pli­ca­ções de­ram cer­to. Ape­sar de os ad­ver­sá­rios iro­ni­za­rem as du­as pro­mes­sas/ei­xo, Iris am­pliou a van­ta­gem ini­ci­al e se con­so­li­dou pre­vi­a­men­te pa­ra o 2º tur­no. Res­tou aos de­mais a bri­ga pe­la se­gun­da va­ga. E foi aí que, fo­ra da mi­ra dos de­mais con­cor­ren­tes, Iris as­se­gu­rou com se­gu­ran­ça não so­men­te a sua clas­si­fi­ca­ção em 1º lu­gar co­mo con­se­guiu es­ta­be­le­cer to­dos os pa­râ­me­tros pa­ra evi­tar a pos­sí­vel vi­ra­da no tur­no de­ci­si­vo. Pe­dro Wil­son con­se­guiu su­pe­rar os de­mais can­di­da­tos, mas che­gou ao 2º tur­no pra­ti­ca­men­te com to­das as ener­gi­as es­go­ta­das.

Re­no­va­do pe­la vi­tó­ria e com uma ad­mi­nis­tra­ção im­pres­sio­nan­te pe­lo rit­mo em que pro­mo­veu sig­ni­fi­ca­ti­vas mu­dan­ças em re­la­ção ao go­ver­no de Pe­dro Wil­son, seu no­me cres­ceu na­tu­ral­men­te e se tor­nou for­te pa­ra as elei­ções de 2006. In­ter­na­men­te, po­rém, o ain­da se­na­dor Ma­gui­to Vi­le­la vi­nha em mar­cha ba­ti­da pe­la in­di­ca­ção do PMDB ao go­ver­no, e não te­ve di­fi­cul­da­des pa­ra im­por o seu no­me na dis­pu­ta. Iris se­quer foi à con­ven­ção e sua in­flu­ên­cia den­tro do par­ti­do foi trans­fe­ri­da pa­ra o pre­fei­to de Ca­ta­lão na épo­ca, Adib Eli­as, que che­gou aos 30% dos vo­tos dos con­ven­cio­nais.

Ho­je, ana­li­san­do-se com a de­vi­da dis­tân­cia a cam­pa­nha de 2006, tal­vez a can­di­da­tu­ra de Iris fos­se a mais in­di­ca­da pa­ra a dis­pu­ta con­tra o en­tão vi­ce-go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues. Ma­gui­to ten­tou apli­car a ex­ce­len­te e pe­ri­go­sís­si­ma es­tra­té­gia da tri­an­gu­la­ção, cri­a­da na cam­pa­nha pre­si­den­ci­al ame­ri­ca­na por Dick Mor­ris, mar­que­tei­ro de Bill Clin­ton. Deu tu­do er­ra­do. Se­gu­ra­men­te, pe­lo pró­prio es­ti­lo, ja­mais Iris Re­zen­de co­me­te­ria aque­le er­ro. E, as­sim, a his­tó­ria da elei­ção de 2006 po­de­ria ter si­do bem di­fe­ren­te.

Em 2008, abrin­do seu par­ti­do pa­ra iné­di­tas ali­an­ças, coi­sa que o PMDB ja­mais ti­nha fei­to em Go­i­ás, Iris con­se­guiu atra­ir o PT e cons­tru­iu a mai­or vi­tó­ria elei­to­ral da his­tó­ria de Go­i­â­nia, sen­do re­e­lei­to com 75% dos vo­tos. Ja­mais ou­tro pre­fei­to go­i­a­ni­en­se che­gou ao me­nos pró­xi­mo des­se pa­ta­mar. É es­se Iris, com PMDB e PT, que ca­mi­nha pa­ra as elei­ções des­te ano.

As­cen­são — Se Iris foi pra lá do fun­do do po­ço pa­ra re­tor­nar, Mar­co­ni Pe­ril­lo man­tém uma tra­je­tó­ria po­lí­ti­co-elei­to­ral re­ti­lí­nea e apon­ta­da per­ma­nen­te­men­te pa­ra o al­to. Seu pri­mei­ro man­da­to foi con­quis­ta­do em 1990, no au­ge da úl­ti­ma gran­de ci­são do PMDB es­ta­du­al, que cul­mi­nou com o rom­pi­men­to en­tre Iris e Hen­ri­que San­til­lo (já fa­le­ci­do). Mar­co­ni foi o úni­co san­til­lis­ta elei­to pa­ra a As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va na­que­le ano. O so­bre­vi­ven­te de um ab­so­lu­to mas­sa­cre elei­to­ral iris­ta.

No exer­cí­cio do man­da­to, mes­mo per­ten­cen­do ao PMDB, Mar­co­ni foi o mais in­cen­di­á­rio, in­sis­ten­te e com­pe­ten­te opo­si­cio­nis­ta ao go­ver­no do tam­bém pe­e­me­de­bis­ta Iris Re­zen­de. Du­ran­te qua­tro anos, ele não deu qual­quer fol­ga ao go­ver­na­dor, e não por ou­tro mo­ti­vo foi in­com­pa­ra­vel­men­te o de­pu­ta­do es­ta­du­al de mai­or des­ta­que da­que­la le­gis­la­tu­ra. Tan­to que, a par­tir des­se tra­ba­lho, se cre­den­ci­ou pa­ra vôo mais al­to, se ele­gen­do de­pu­ta­do fe­de­ral em 1994 com re­la­ti­va fol­ga.

Ape­sar de se ima­gi­nar que es­se é um sal­to fá­cil, sa­ir da As­sem­bleia e de­sem­bar­car no Con­gres­so Na­ci­o­nal não é tão sim­ples as­sim. Há pou­cos ca­sos em Go­i­ás de de­pu­ta­dos fe­de­ra­is com ape­nas um man­da­to an­te­ri­or. É o ca­so de Mar­co­ni.

No Con­gres­so, Mar­co­ni su­biu po­si­ções ra­pi­da­men­te jun­to ao tu­ca­na­to do go­ver­no de Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so. Foi vi­ce-lí­der da ban­ca­da do PSDB na Câ­ma­ra e, de que­bra, as­sí­duo fre­quen­ta­dor da área po­lí­ti­ca de Sér­gio Mot­ta (já fa­le­ci­do), que era o gran­de ar­ti­cu­la­dor in­ter­no do par­ti­do e do go­ver­no fe­de­ral. Sér­gio re­pre­sen­tou mui­to mais pa­ra o PSDB e FHC do que, por exem­plo, o ex-mi­nis­tro Jo­sé Dir­ceu pa­ra o PT e o go­ver­no do pre­si­den­te Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va.

Gra­ças a es­se trân­si­to ex­tra­or­di­ná­rio, Mar­co­ni Pe­ril­lo dis­pa­rou tam­bém na pro­vín­cia, e se tor­nou ra­pi­da­men­te ex­pres­si­vo re­fe­ren­ci­al tu­ca­no, es­pe­ci­al­men­te jun­to ao pre­fei­to de Go­i­â­nia na épo­ca, Ni­on Al­ber­naz. Em 1998, du­ran­te a fa­se pre­pa­ra­tó­ria da cam­pa­nha pe­lo go­ver­no es­ta­du­al, seu no­me fi­gu­rou em to­das as lis­tas de pos­sí­veis can­di­da­tos, mas per­deu a pri­mei­ra chan­ce de ser es­co­lhi­do pa­ra o de­pu­ta­do fe­de­ral Ro­ber­to Ba­les­tra.

Me­nos de um mês de­pois, e já às vés­pe­ras das con­ven­ções par­ti­dá­ri­as, Ba­les­tra en­ten­deu que não con­se­gui­ria unir os gran­des par­ti­dos opo­si­cio­nis­tas, PSDB, DEM, PP e PTB, e se re­ti­rou da dis­pu­ta, pre­fe­rin­do man­ter seu pro­je­to ini­ci­al de re­e­lei­ção. Foi aí que a bo­la qui­cou na área na fren­te da­que­le que se re­ve­lou de­pois co­mo mai­or ar­ti­lhei­ro des­se gru­pa­men­to po­lí­ti­co: Mar­co­ni Pe­ril­lo.

Sua can­di­da­tu­ra foi acer­ta­da com a par­ti­ci­pa­ção di­re­ta do mi­nis­tro Sér­gio Mot­ta, que es­te­ve em Go­i­â­nia tra­tan­do do as­sun­to. A par­tir de Go­i­â­nia, en­tão úni­co gran­de bunker mu­ni­ci­pal opo­si­cio­nis­ta ao PMDB no Es­ta­do, Mar­co­ni se fir­mou co­mo can­di­da­to úni­co das opo­si­ções.

Em­pol­ga­ção — A cam­pa­nha de­le foi ale­gre, fes­ti­va, mas tam­bém mui­to du­ra. Du­ran­te dois mes­es, Mar­co­ni foi um can­di­da­to ab­so­lu­ta­men­te di­fe­ren­te de tu­do o que ha­via exis­ti­do até en­tão. Era jo­vem, ves­tia-se qua­se que in­va­ri­a­vel­men­te com ca­mi­sas azu­is, e per­cor­ria o Es­ta­do sem des­can­so.

No la­do opos­to, o PMDB ca­mi­nha­va bu­ro­cra­ti­ca­men­te, cer­to de que o mam­bem­be exér­ci­to ad­ver­sá­rio não re­pre­sen­ta­va qual­quer pe­ri­go pa­ra a po­pu­la­ri­da­de de Iris Re­zen­de. São fa­mo­sos os re­la­tos de que as prin­ci­pa­is li­de­ran­ças pe­e­me­de­bis­tas es­ta­vam mui­to mais pre­o­cu­pa­das com a dis­pu­ta de car­gos fu­tu­ros do que com os vo­tos da po­pu­la­ção. Foi exa­ta­men­te nes­se vá­cuo que Mar­co­ni cres­ceu.

Nu­ma ati­tu­de ou­sa­dís­si­ma, a cam­pa­nha do tu­ca­no in­ves­tiu no hu­mor zom­be­tei­ro pa­ra cas­ti­gar Iris Re­zen­de. Pa­ra is­so, apre­sen­tou no ho­rá­rio elei­to­ral o per­so­na­gem Ner­so da Ca­pi­tin­ga, in­ter­pre­ta­do pe­lo ator Pe­dro Bis­marck. Com bo­ne­cos de di­nos­sau­ros, Ner­so pin­tou e bor­dou so­bre a tra­je­tó­ria de Iris Re­zen­de, mas cau­sou pou­cos es­tra­gos na ima­gem do pe­e­me­de­bis­ta. Até que...

Num lan­ce de pu­ro aca­so, des­co­briu-se a ar­ma le­tal con­tra Iris Re­zen­de Ma­cha­do. Se fos­se elei­to, Iris con­ce­de­ria qua­tro anos de man­da­to de se­na­dor pa­ra seu ir­mão, Oto­ni­el Ma­cha­do, pri­mei­ro su­plen­te de sua cha­pa. Na ou­tra pon­ta de sua cha­pa ma­jo­ri­tá­ria, era cer­ta a elei­ção do ex-go­ver­na­dor Ma­gui­to Vi­le­la pa­ra o Se­na­do, ten­do co­mo pri­mei­ra su­plen­te a atu­al de­pu­ta­da fe­de­ral Iris de Araú­jo, es­po­sa de Iris Re­zen­de.

A cam­pa­nha de Mar­co­ni ba­teu nes­sa com­po­si­ção, afir­man­do que era uma “fa­mi­li­o­cra­cia” po­lí­ti­ca. O elei­to­ra­do ini­ci­al­men­te não deu a me­nor pe­lo­ta pa­ra es­sa crí­ti­ca. O ter­mo em­pre­ga­do, “fa­mi­li­o­cra­cia” não é to­tal­men­te ne­ga­ti­vo do pon­to de vis­ta so­no­ro. Mais do que is­so, é de di­fí­cil com­pre­en­são pa­ra boa par­ce­la do elei­to­ra­do.

Aí en­trou o aca­so. Du­ran­te a mon­ta­gem de um pro­gra­ma elei­to­ral na Makro, pro­du­to­ra da cam­pa­nha de Mar­co­ni, um ope­ra­dor de ví­deo-ta­pe, o úl­ti­mo, co­mo di­ria Bó­ris Cas­oy, na es­ca­la des­se ti­po de pro­fis­são, ma­ni­pu­la­va o equi­pa­men­to sen­do ob­ser­va­do pe­los di­ri­gen­tes e mar­que­tei­ros da cam­pa­nha. De re­pen­te, sem mai­o­res pre­ten­sões, o jo­vem ope­ra­dor de VT sol­tou uma fra­se-de­sa­ba­fo após edi­tar crí­ti­cas re­fe­ren­tes às po­si­ções de do­na Iris e Oto­ni­el: “Mas é uma pa­ne­li­nha só...”. Os di­ri­gen­tes e mar­que­tei­ros que pro­cu­ra­vam um ter­mo po­pu­lar que sub­sti­tu­ís­se a “fa­mi­li­o­cra­cia”, e que acom­pa­nha­vam o tra­ba­lho do jo­vem, fi­ca­ram ele­tri­fi­ca­dos ime­di­a­ta­men­te. Aque­la era a ar­ma de­fi­ni­ti­va, pa­ne­li­nha.

A cam­pa­nha en­tão deu sal­tos se­gui­dos e caiu no gos­to de me­ta­de do elei­to­ra­do. Em 20 di­as, com Ner­so da Ca­pi­tin­ga fa­zen­do gra­ça na TV em re­la­ção à pa­ne­li­nha, Mar­co­ni avan­çou sem pa­rar. No fi­nal do 1º tur­no, di­an­te de um PMDB que já apre­sen­ta­va in­ques­ti­o­ná­veis si­nais de de­ses­pe­ro to­tal, era mui­to co­mum ver car­ros cir­cu­lan­do em to­das as ci­da­des ar­ras­tan­do pa­ne­las ve­lhas amar­ra­das nos pá­ra-cho­ques tra­sei­ros. O mi­to Iris Re­zen­de es­ta­va nu. Mar­co­ni ven­ceu o 1º tur­no e não te­ve di­fi­cul­da­des pa­ra ba­ter o pe­e­me­de­bis­ta na eta­pa fi­nal da elei­ção.

Em 2002, ob­je­ti­van­do se man­ter no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, o tu­ca­no só es­te­ve ame­a­ça­do um ano an­tes da elei­ção, quan­do as pes­qui­sas apre­sen­ta­vam Ma­gui­to Vi­le­la na li­de­ran­ça. A par­tir daí, seus ín­di­ces de in­ten­ção de vo­tos ga­nha­ram for­ça men­sal­men­te. No fi­nal, di­an­te de Ma­gui­to e de Ma­ri­na Sant´An­na, que con­se­guiu 15% dos vo­tos, a mai­or já con­quis­ta­da pe­lo PT de Go­i­ás até ho­je, Mar­co­ni se re­e­le­geu já no 1º tur­no, com mais de 51% da vo­ta­ção.

Em 2006, Mar­co­ni dei­xou o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das com a mai­or apro­va­ção ad­mi­nis­tra­ti­va já re­gis­tra­da em Go­i­ás. Pa­ra se ter uma idéia, na úl­ti­ma se­ma­na de mar­ço de 2006, quan­do se des­pe­diu do go­ver­no pa­ra se can­di­da­tar ao Se­na­do, pes­qui­sa Ser­pes/O Po­pu­lar mos­trou que so­men­te 3% da po­pu­la­ção apon­ta­vam seu go­ver­no co­mo ru­im ou pés­si­mo, na me­nor re­pro­va­ção en­tre to­dos os Es­ta­dos do Bra­sil.

Es­sa apro­va­ção foi far­ta­men­te de­mons­tra­da na cam­pa­nha da­que­le ano. Mar­co­ni, can­di­da­to ao Se­na­do, ul­tra­pas­sou a bar­rei­ra his­tó­ri­ca dos 2 mi­lhões de vo­tos em uma úni­ca elei­ção. Ele é o úni­co em Go­i­ás com es­sa vo­ta­ção. Na dis­pu­ta pe­la sua he­ran­ça, o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, o en­tão vi­ce-go­ver­na­dor aco­plou com­ple­ta­men­te sua can­di­da­tu­ra aos go­ver­nos de Mar­co­ni, dis­pa­ran­do as­sim da úl­ti­ma po­si­ção en­tre as mai­o­res can­di­da­tu­ras pa­ra uma vi­tó­ria ex­pres­si­va tan­to no 1º co­mo no 2º tur­no. A apro­va­ção do tu­ca­no era tão as­sus­ta­do­ra que Ma­gui­to Vi­le­la, o prin­ci­pal ad­ver­sá­rio, se ne­gou a te­cer uma só crí­ti­ca a Mar­co­ni du­ran­te to­da a cam­pa­nha.

2010: o fim de uma era

São es­ses dois mons­tros sa­gra­dos da po­lí­ti­ca de Go­i­ás, Iris Re­zen­de Ma­cha­do e Mar­co­ni Pe­ril­lo, que de­ve­rão fi­car fren­te a fren­te com o elei­tor du­ran­te es­te ano, até o su­bli­me e sa­gra­do mo­men­to da es­co­lha fi­nal, nas ur­nas de ou­tu­bro. Ao con­trá­rio de 98, quan­do Iris lar­gou fa­vo­ri­to, e em 2002, com fa­vo­ri­tis­mo de Mar­co­ni, des­ta vez ne­nhum dos dois co­me­ça nes­sa con­di­ção.

O en­fren­ta­men­to elei­to­ral en­tre eles, ca­so re­al­men­te acon­te­ça, se­rá um épi­co ini­gua­lá­vel em Go­i­ás. Ja­mais du­as li­de­ran­ças tão ex­pres­si­vas, no au­ge de su­as for­ças e li­de­ran­do exér­ci­tos par­ti­dá­rios ab­so­lu­ta­men­te cen­tra­dos num ob­je­ti­vo, se en­fren­ta­ram em con­di­ções de igual­da­de. Nes­te mo­men­to, to­das as pes­qui­sas re­a­li­za­das por gran­des ins­ti­tu­tos de Go­i­ás e pu­bli­ca­das pe­los jor­nais lo­ca­is, apon­tam pre­fe­rên­cia ma­jo­ri­tá­ria por Mar­co­ni. Em um ins­ti­tu­to, o Eco­pe, con­ve­nia­do com o “Di­á­rio da Ma­nhã”, a li­de­ran­ça do tu­ca­no é mais ex­pres­si­va. Pa­ra o Gru­pom, tam­bém li­ga­do ao “DM”, e o Ser­pes, par­cei­ro do jor­nal “O Po­pu­lar”, a li­de­ran­ça de Mar­co­ni não es­ca­pa da cha­ma­da mar­gem de er­ro. Mar­co­ni e Iris es­tão, tec­ni­ca­men­te, igua­is.

Se elei­to­ral­men­te am­bos es­tão em con­di­ções pra­ti­ca­men­te idên­ti­cas, po­li­ti­ca­men­te eles vi­vem si­tu­a­ções di­fe­ren­tes. Iris, pe­la pri­mei­ra vez, in­se­riu a pa­la­vra ali­an­ça no di­ci­o­ná­rio até en­tão ex­clu­si­vis­ta do PMDB. Sua par­ce­ria com o PT do pre­si­den­te Lu­la lhe ga­ran­te bom es­pa­ço na im­por­tan­tís­si­ma cam­pa­nha ele­trô­ni­ca, rá­dio e TV, além do apoio ma­te­ri­al dos pe­tis­tas de Dil­ma Rous­seff. O que o pe­e­me­de­bis­ta ten­ta ago­ra é am­pli­ar es­sa ali­an­ça, ab­sor­ven­do tam­bém o PR.

Já Mar­co­ni con­se­guiu jun­tar o seu PSDB ao PTB e ao PPS. Não é mui­ta coi­sa, mas o co­lo­ca em con­di­ções de dis­pu­tar com bas­tan­te in­ten­si­da­de a elei­ção. No rá­dio e na TV, ele já ga­ran­tiu pe­lo me­nos 20% do tem­po dis­po­ní­vel. Não é um es­pa­ço pri­vi­le­gi­a­do pe­lo ta­ma­nho, mas es­tá no exa­to li­mi­te ne­ces­sá­rio a uma can­di­da­tu­ra com­pe­ti­ti­va. A vi­da elei­to­ral de Mar­co­ni se­rá bem me­lhor se con­se­guir pe­lo me­nos o apoio tam­bém do DEM. Cu­ri­o­sa­men­te, Iris Re­zen­de po­de­rá aju­dá-lo in­di­re­ta­men­te.

Ca­so con­si­ga o apoio do PR, Iris vai evi­den­te­men­te ga­nhar mus­cu­la­tu­ra, mas fra­gi­li­za­rá mor­tal­men­te a ten­ta­ti­va do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das de vi­a­bi­li­zar uma 3ª gran­de can­di­da­tu­ra. Aí, res­ta­ria ao DEM igual­men­te pro­cu­rar uma ca­noa mais agra­dá­vel pa­ra en­fren­tar a gran­de tra­ves­sia das ur­nas des­te ano. Ou se­ja, o PSDB.

Fu­tu­ro — É mui­to ce­do pa­ra apon­tar qual­quer ven­ce­dor, Iris ou Mar­co­ni, ou mes­mo o sur­gi­men­to de uma ze­bra im­pon­de­rá­vel qual­quer. De qual­quer for­ma, 2010 se­rá o mar­co do fim de uma era e do iní­cio de no­vos tem­pos. Tu­do aqui­lo que se tem ho­je co­mo es­ta­be­le­ci­do na po­lí­ti­ca es­ta­du­al se­rá mo­di­fi­ca­do. Ne­nhum dos pos­sí­veis ce­ná­rios que for cri­a­do pe­las elei­ções des­te ano se man­te­rá até 2014. Ali­ás, pro­va­vel­men­te não re­sis­ti­rá nem mes­mo até 2012, na su­ces­são go­i­a­ni­en­se.

Em te­se, e su­per­fi­ci­al­men­te, po­de-se clas­si­fi­car a dis­pu­ta de 2010 den­tro dos his­tó­ri­cos cri­té­rios do pas­sa­do, en­tre for­ças da ve­lha UDN e do com­ba­ti­vo PSD. Se­rá a úl­ti­ma vez que is­so ocor­re­rá em Go­i­ás. Por si­nal, já nes­te ano es­sa con­fi­gu­ra­ção so­fre­rá aba­los, in­de­pen­den­te­men­te das ali­an­ças e com­po­si­ções que fo­rem fei­tas. Iris não é mais uni­ca­men­te a fi­gu­ra-sím­bo­lo das for­ças pes­edis­tas, e nem Mar­co­ni con­ta­rá com a es­tru­tu­ra­ção de 98, for­te­men­te se­di­men­ta­da na UDN. Am­bos as can­di­da­tu­ras, é ver­da­de, ain­da te­rão al­gu­mas nu­an­ces de um e do ou­tro gru­pa­men­to po­lí­ti­co, mas não co­mo fa­to­res de­ci­si­vos de iden­ti­fi­ca­ção.

A par­tir des­se pon­to, abre-se um enor­me le­que so­bre o fu­tu­ro. Já em 2012, na su­ces­são da­que­le que her­da­rá o tro­no do Pa­lá­cio do Cer­ra­do Ve­ne­ran­do de Frei­tas Bor­ges, o atu­al vi­ce-pre­fei­to Pau­lo Gar­cia, que po­de­rá se can­di­da­tar à re­e­lei­ção, to­dos os re­fle­xos da gran­de mu­dan­ça po­lí­ti­ca de Go­i­ás co­me­ça­rão a ser sen­ti­dos po­li­ti­ca­men­te. Em 2014, o ci­clo da mo­di­fi­ca­ção se­rá com­ple­ta­do.

O que vi­rá de­pois? Di­fí­cil ima­gi­nar, já que ine­ga­vel­men­te o re­sul­ta­do que as ur­nas apre­sen­ta­rem es­te ano pro­je­ta­rá in­flu­ên­cias so­bre o fu­tu­ro. Di­fi­cil­men­te, po­rém, a mu­dan­ça po­lí­ti­ca se da­rá co­mo me­ra re­no­va­ção de ato­res e de po­si­ções par­ti­dá­ri­as. Tam­pou­co se­rá uma rup­tu­ra. Tal­vez, e num es­for­ço ter­rí­vel de aná­li­se so­bre al­go abs­tra­to, se­ja pos­sí­vel ima­gi­nar al­go além da eter­na bi­po­la­ri­za­ção, com­ple­ta­men­te en­ra­i­za­da na cul­tu­ra da vi­vên­cia po­lí­ti­ca dos go­i­a­nos. E, re­pi­ta-se, in­de­pen­den­te­men­te de vi­tó­ria de Iris ou de Mar­co­ni, a mu­dan­ça, ine­vi­tá­vel, se­rá um ex­tre­ma­men­te sa­u­dá­vel ama­du­re­ci­men­to. Es­se é o fu­tu­ro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário