sexta-feira, 26 de março de 2010

Aparecida: caos na saúde!

 



EDITORIAL

A fila da agonia

É impressionante o sofrimento das pessoas que precisam de consulta médica no Pronto-Socorro da Região Central de Aparecida de Goiânia. Como mostrou reportagem publicada na edição de ontem deste jornal, elas formam filas que dobram o quarteirão à espera do atendimento.

Sofrem de idosos e às vezes até crianças nessa demorada e desconfortável espera. Muitos chegam ao local de madrugada para conseguir melhor lugar na fila, enfrentando chuva ou frio, e se dão por satisfeitos quando pelo menos são, finalmente, atendidos.

O Pronto-Socorro da Região Central de Aparecida não é caso isolado de dificuldades para uma consulta médica na área metropolitana de Goiânia. O mesmo se repete em muitas outras unidades de saúde e, por mais que todos se queixem, essa situação persiste.

É preciso repensar a saúde pública, seja em termos de Brasil, de Estado e de municípios. Uma grande reforma nas políticas para o setor é exigência antiga da sociedade. Mas algo tem de ser feito emergencialmente, a fim de que as pessoas não sofram tanto para conseguir uma simples consulta ou para um atendimento hospitalar.

Pode ser que existam casos de ociosidade ou negligência profissionais contribuindo para essas mazelas, mas os recursos humanos colocados a serviço da saúde pública continuam insuficientes e são o principal fator dessa desatenção. O cidadão que paga seus impostos merece respeito, e não humilhação, quando precisa recorrer a atendimento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário