quarta-feira, 31 de março de 2010






POLÍTICA E JUSTIÇA



Marconi recebe apoio de 31 prefeitos do PP

O senador Marconi Perillo (PSDB) recebeu apoio de 31 dos 48 prefeitos do PP. Em encontro ontem no apartamento do senador, em Brasília, que se estendeu com almoço no hotel Naoum, 25 prefeitos anunciaram pessoalmente a disposição de caminhar com o tucano nas eleições deste ano. Sob o argumento de que não foram ouvidos pela cúpula pepista, eles disseram que apoiarão a candidatura de Marconi a governador.

"Nos últimos meses, tentamos conversar com o presidente do partido, Sérgio Caiado, sobre a questão das alianças, mas ele nunca atendeu o telefone", afirma o prefeito de Piracanjuba, Ricardo de Pina. "Quando avisamos que iríamos nos reunir com o senador, ele disse: 'pode reunir, tenho certeza que não vai ninguém' ".

"Eu procurei o presidente do partido porque queríamos participar da escolha do nosso candidato. Por duas vezes ele não se pronunciou nesse sentido. Até brinquei com ele dizendo que, se eu fosse para o PMDB, talvez fosse ouvido", reclama Ricardo. "Não adianta a cúpula decidir sozinha o que o partido vai fazer, os prefeitos não aceitam. Nós não queremos que o PP brigue com o PSDB e não vamos aceitar nada imposto goela abaixo."

O prefeito de Piracanjuba diz que os prefeitos tomaram a decisão de se aliar a Marconi, mesmo sabendo que pode haver reação por parte do governo. "Retaliações são inevitáveis, estamos conscientes disso. Mas não queremos, com este ato, enfrentar o governador. Mesmo porque admiramos o governador Alcides Rodrigues (PP), sabemos que ele não tem perfil de briga. Talvez sua assessoria, que quer promover a briga, é que esteja atrapalhando este contato."

Outros prefeitos que participaram da reunião também conversaram com o DM, mas pediram anonimato. Eles revelam que a articulação existe há pelo menos dois meses, mas tomou corpo com a decisão do governador de declarar apoio à pré-candidatura do prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PR), ao Palácio das Esmeraldas, na segunda-feira (29). Em menos de 24 horas, eles organizaram o almoço com Marconi, em Brasília, e conseguiram falar com 32 colegas. Destes, 31 fecharam "E pode ser até que outros prefeitos ainda se juntem a nós", explicou Ricardo de Pina.

Contas

Vinte e cinco prefeitos foram a Brasília e almoçaram com o senador. Dois confirmaram apoio por telefone viva-voz, no mesmo momento em que os colegas estavam na Capital Federal. Três justificaram ausência, mas garantiram apoio, e outro chegou no final da tarde e também aderiu. Um prefeito, por telefone, disse que consultaria as bases (vereadores e lideranças) para se decidir. Durante o almoço de ontem, houve apelo pela união da base aliada em torno da postulação de Marconi. Outro prefeito conta ainda que emissários do governo entraram em contato com eles logo após o encontro.

Juntos, eles comemoraram o fato de haver, em uma reunião marcada com urgência e sem agendamento prévio, número de prefeitos bem maior do que havia no lançamento da pré-candidatura do prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PR), ao governo. De acordo com políticos que organizaram o evento da Nova Frente, Vanderlan conseguiu reunir apenas seis prefeitos pepistas - foram 31 ao todo no evento, mas gestores de diversos partidos.

Em entrevista ao DM, Marconi disse que ficou "impressionado com o nível" da reunião, sem ataques e críticas aos outros pré-candidatos ao governo - Vanderlan e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB). Na opinião do senador, os prefeitos demonstraram firmeza e determinação ao seguir uma linha diferente daquela que a cúpula do PP escolheu.

"Estamos juntos há muito tempo, especialmente nas últimas três eleições, e vamos continuar juntos nessa", garante um prefeito. "Não podemos permitir que o avanço que o Estado teve com as administrações do PSDB sejam em vão. Nossos verdadeiros inimigos estão no PMDB."

A exemplo do que diz Ricardo, aliados do senador costumam dizer que a formação de uma Nova Frente e o divórcio com Marconi são resultados de uma costura feita entre as cúpulas do PSB, PP, PR e PTN, que não teriam consultado as respectivas bases antes de anunciar a decisão de lançar um terceiro nome para disputa ao governo. Dizem ainda que, no momento em que essas bases forem ouvidas, os partidos caminharão com o PSDB.

O DM tentou na noite de ontem ouvir o presidente do PP em Goiás, Sérgio Caiado, que também é secretário de Infraestrutura. Mas ele não atendeu as ligações em seu celular e nem sua assessoria retornou contato.

Ranking

Marconi aparece entre os três senadores brasileiros mais influentes no Twitter, saltando à frente de políticos de destaque do cenário nacional, como Marina Silva, do PV, Aloízio Mercadante e Eduardo Suplicy, ambos do PT. O ranking dos senadores é feito pelo site Twitterank (www.twitterank.com.br), que avalia o desempenho dos usuários do microblog no Brasil e é baseado em três fatores que formam a nota geral: influência, popularidade e envolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário