segunda-feira, 29 de março de 2010

Jornal Opção

A ló­gi­ca de Sí­si­fo
O can­di­da­to Van­der­lan Car­do­so foi pro­je­ta­do pa­ra re­du­zir o apoio a Mar­co­ni Pe­ril­lo en­tre pre­fei­tos e em­pre­sá­rios. Mas o jo­go pas­sa prin­ci­pal­men­te pe­lo tu­ca­no e por Iris Re­zen­de

Jor­na­lis­mo po­lí­ti­co é uma ta­re­fa de Sí­si­fo — in­ces­san­te. Por­que tu­do pa­re­ce igual, mas, co­mo sa­bia o fi­ló­so­fo gre­go He­rá­cli­to, é tu­do di­fe­ren­te. Co­lu­nis­tas cos­tu­mam di­zer que al­gu­mas ar­ti­cu­la­ções são “ba­lões de en­saio” e “ble­fes”. Es­tão, a um só tem­po, cer­tos e equi­vo­ca­dos. Por­que ba­lões de en­saio e ble­fes fa­zem par­te da ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca, não são me­ros lo­gros. Fa­zem par­te de jo­ga­das do “se pe­gou, pe­gou” — se­não ca­mi­nha-se pa­ra ou­tro la­do. A can­di­da­tu­ra de Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so, do PR, ao go­ver­no do Es­ta­do foi apon­ta­da, no iní­cio, tão-so­men­te co­mo uma jo­ga­da do de­pu­ta­do fe­de­ral San­dro Ma­bel, do PR, com o ob­je­ti­vo de ca­ci­far-se pa­ra ser vi­ce na cha­pa do pe­e­me­de­bis­ta Iris Re­zen­de. A vi­ce se­ria pa­ra o pró­prio Ma­bel ou pa­ra Van­der­lan. Es­te, no ca­so de Ma­bel acei­tar a vi­ce de Iris, iria a de­pu­ta­do fe­de­ral, ocu­pan­do o es­pa­ço da­que­le. Maio e ju­nho se­ri­am os mes­es pa­ra a no­va com­bi­na­ção. Mas es­te é ape­nas um la­do da mo­e­da. Há ou­tro. Nes­te, Van­der­lan apa­re­ce co­mo can­di­da­to da ba­se do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, do PP, e com uma mis­são. An­tes, uma res­sal­va. Di­zem que Van­der­lan pla­ne­ja fa­zer uma cam­pa­nha sem ata­ques e que se tra­ta de uma es­tra­té­gia pa­ra be­ne­fi­ci­ar o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, do PSDB. Se­ria mar­co­nis­ta. O lí­der do PR tem di­to que, quan­do go­ver­na­dor, Mar­co­ni o aten­deu bem co­mo em­pre­sá­rio e pre­fei­to. Mas sua le­al­da­de mai­or é àque­le que o lan­çou na po­lí­ti­ca, Ma­bel, ho­je ali­a­do de dois ad­ver­sá­rios fi­ga­dais de Mar­co­ni — o pre­si­den­te Lu­la da Sil­va e Al­ci­des.

Se é ali­a­do de Ma­bel, de Al­ci­des e de Lu­la, que não mor­rem de amo­res por Mar­co­ni, em que “jo­ga­da” Van­der­lan es­tá efe­ti­va­men­te en­vol­vi­do? Ele tem uma mis­são e seus ali­a­dos têm ou­tra, com a qual, di­re­ta ou in­di­re­ta­men­te, co­mun­ga. A mis­são de Van­der­lan, a de­le mes­mo, é ten­tar se ele­ger go­ver­na­dor, apre­sen­tan­do-se co­mo o can­di­da­to que não ata­ca, op­tan­do pe­la ex­po­si­ção de pro­je­tos e da te­se de que ges­tão é fun­da­men­tal. O go­ver­no tem de fun­cio­nar co­mo uma em­pre­sa azei­ta­da. Mas Van­der­lan tem, em co­mum com seus ali­a­dos, ou­tra mis­são: ten­tar cri­ar con­di­ções pa­ra que Mar­co­ni pos­sa ser der­ro­ta­do.

Van­der­lan tem um jei­to meio cai­pi­ra, de ho­mem do in­te­ri­or, sem ve­lei­da­des in­te­lec­tu­ais e, por ser em­pre­sá­rio, prag­má­ti­co. Fo­ca sem­pre em re­sul­ta­dos. Van­der­lan, as­tu­to co­mo Lu­la — só não é de dis­cu­tir ide­o­lo­gi­as, por­que não é seu me­ti­er —, sa­be por qua­is mo­ti­vos foi con­vo­ca­do pa­ra par­ti­ci­par de uma es­tra­té­gia pa­ra ten­tar bar­rar Mar­co­ni. Nes­te sen­ti­do, o jo­go na­da tem de mar­co­nis­ta. Se­re­mos di­dá­ti­cos.

Mar­co­ni cons­tru­iu uma for­ça es­pe­ta­cu­lar en­tre pre­fei­tos e em­pre­sá­rios — sua ar­ma­da po­lí­ti­ca e fi­nan­cei­ra. O tu­ca­no en­ra­i­zou-se na so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da. Pre­fei­tos o ado­ram, as­sim co­mo em­pre­sá­rios. Pois Van­der­lan é em­pre­sá­rio e ad­qui­riu, por si e pe­la li­ga­ção com Ma­bel, pre­sen­ça só­li­da en­tre al­guns em­pre­sá­rios — mui­tos ain­da pre­fe­rem Mar­co­ni, res­sal­ve-se. Al­guns sin­di­ca­tos de em­pre­sá­rios, fi­li­a­dos à po­de­ro­sa Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as de Go­i­ás (Fi­eg) — que se for­ta­le­ceu por in­ter­mé­dio do co­man­do se­gu­ro e pon­de­ra­do de Pau­lo Afon­so Fer­rei­ra —, po­dem não as­su­mir pu­bli­ca­men­te, mas vão tra­ba­lhar pa­ra o can­di­da­to re­pu­bli­ca­no. Eles têm pe­so, quer di­zer, di­nhei­ro e, igual­men­te im­por­tan­te, re­le­vân­cia so­ci­al (in­flu­ên­cia), pre­sen­ça na so­ci­e­da­de. Nou­tras pa­la­vras, Van­der­lan di­vi­de o em­pre­sa­ri­a­do, que, em­bo­ra mul­ti­fa­ce­ta­do (há tam­bém apoio ao PMDB), ten­de a fi­car com Mar­co­ni. Por­que foi aten­di­do pe­lo ex-go­ver­na­dor e é uma li­ga­ção mais re­cen­te. Nos bas­ti­do­res, o em­pre­sa­ri­a­do re­cla­ma do go­ver­no Al­ci­des, prin­ci­pal­men­te na ques­tão dos in­cen­ti­vos fis­cais, ain­da que ad­mi­ta sua se­ri­e­da­de na con­du­ção dos ne­gó­ci­os pú­bli­cos.

Há ou­tro as­pec­to que su­ge­re mes­mo que Van­der­lan não foi es­co­lhi­do ale­a­to­ri­a­men­te pa­ra “pre­ju­di­car” a can­di­da­tu­ra de Mar­co­ni. Ao as­su­mir a Pre­fei­tu­ra de Se­na­dor Ca­ne­do, que an­tes era uma “uni­ver­si­da­de” que da­va di­plo­ma de “dou­tor em ma­lan­dra­gem”, Van­der­lan ado­tou uma po­lí­ti­ca ad­mi­nis­tra­ti­va mais em­pre­sa­ri­al do que ti­pi­ca­men­te pú­bli­ca — con­tra a mo­ro­si­da­de e a ine­fi­ci­ên­cia. Me­lho­rou os ser­vi­ços pú­bli­cos, fez obras ne­ces­sá­rias, ur­ba­ni­zou a ci­da­de, que pa­re­cia uma fa­zen­da re­la­ti­va­men­te as­fal­ta­da (di­ria Ro­ber­to Car­los), e deu-lhe iden­ti­da­de. Às ve­zes é cha­ma­do de Adib Eli­as de Se­na­dor Ca­ne­do, por­que, co­mo Adib só fa­la de Ca­ta­lão, o pre­fei­to só fa­la da ci­da­de que ad­mi­nis­tra. Fal­ta-lhe um dis­cur­so pa­ra o Es­ta­do, so­bre o Es­ta­do. Mas, ao con­trá­rio do Adib an­te­ri­or (o lí­der ca­ta­la­no es­tá mu­dan­do seu per­fil), Van­der­lan de­di­cou-se pri­mei­ro a con­ver­sar com pre­fei­tos e lí­de­res das ci­da­des pró­xi­mas do mu­ni­cí­pio que ad­mi­nis­tra, es­pe­ci­al­men­te as me­no­res. Con­quis­tou-os. Mau­ro Mi­ran­da, prin­ci­pal ar­ti­cu­la­dor do cam­po iris­ta, por­que nas­ceu com al­ma de di­plo­ma­ta, só tem elo­gi­os pa­ra Van­der­lan. “Ele é jei­to­so. As pre­fei­tu­ras de Go­i­â­nia e Se­na­dor Ca­ne­do fi­ze­ram al­guns tra­ba­lhos jun­tas e deu cer­to”, acres­cen­ta o ex-se­na­dor pe­e­me­de­bis­ta. Em se­gui­da, ao se apro­xi­mar do co­man­do da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Mu­ni­cí­pios (AGM), se tor­nou co­nhe­ci­do da mai­o­ria dos pre­fei­tos e, aos pou­cos, as­sim co­mo Abe­lar­do Vaz — uma das re­ve­la­ções po­lí­ti­cas do PP —, se for­ta­le­ceu co­mo lí­der mu­ni­ci­pa­lis­ta.

En­tão, co­mo se viu, Van­der­lan foi ou es­tá sen­do “cri­a­do” co­mo o can­di­da­to que di­vi­de os vo­tos so­bre­tu­do “de” Mar­co­ni. Não é mar­co­nis­ta, e sim o ele­men­to que po­de co­la­bo­rar pa­ra der­ro­tar o mar­co­nis­mo, qua­se de den­tro. Por­que Van­der­lan e Mar­co­ni dis­pu­tam pra­ti­ca­men­te o mes­mo elei­to­ra­do, por­que, em te­se, o elei­to­ra­do do PMDB é ou­tro, e ra­zo­a­vel­men­te bem de­fi­ni­do.

En­tão, Van­der­lan não pre­ci­sa fa­lar mal de Marco­ni, por­que, in­di­re­ta­men­te, já es­tá no ata­que. E is­to o jor­na­lis­mo às ve­zes não per­ce­be. Mas o que há de es­pon­tâ­neo, ale­a­tó­rio, ou pla­ne­ja­do na es­co­lha do pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do co­mo can­di­da­to a go­ver­na­dor? Bas­ta di­zer que a es­co­lha não foi ale­a­tó­ria. Po­de-se di­zer que se­rá uma can­di­da­tu­ra pa­ra ten­tar der­ro­tar Mar­co­ni, mas sem chan­ce de ven­cer? As pes­qui­sas e as ur­nas, no tem­po cer­to, di­rão a ver­da­dei­ra di­men­são de Van­der­lan.

Mu­de­mos um pou­co o fo­co. O pre­fei­to Iris Re­zen­de e o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues fir­ma­ram um pac­to de não-agres­são no pri­mei­ro tur­no. O pac­to mos­tra que o ad­ver­sá­rio de am­bos é mes­mo Mar­co­ni e que o ob­je­ti­vo prin­ci­pal é tra­ba­lhar pa­ra que não ven­ça no pri­mei­ro tur­no. No se­gun­do, to­dos se uni­ri­am con­tra Mar­co­ni, cri­an­do uma fren­te am­pla, di­fí­cil de ser ba­ti­da, por­que o tu­ca­no fi­ca­ria iso­la­do. O que se quer, ao le­var a elei­ção pa­ra o se­gun­do tur­no, é cri­ar a ex­pec­ta­ti­va de que o se­na­dor po­de ser ba­ti­do. As pes­qui­sas são um sin­to­ma, pois di­zem que Iris e Mar­co­ni es­tão tec­ni­ca­men­te em­pa­ta­dos.

Mas um pac­to de não-agres­são se­rá res­pei­ta­do ape­nas nu­ma hi­pó­te­se: se Van­der­lan pa­ti­nar em no má­xi­mo 10% até agos­to. Se cres­cer aci­ma de 20%, ou se che­gar a 25% ou 30%, seu dis­cur­so mu­da­rá. Po­de até con­ti­nu­ar pro­po­si­ti­vo, mas, se per­ce­ber que re­al­men­te tem chan­ce de che­gar ao se­gun­do tur­no, to­man­do uma va­ga de Iris ou de Mar­co­ni, seu marke­ting elei­to­ral se­rá ou­tro — mais crí­ti­co e, quem sa­be, agres­si­vo. Se se apre­sen­tar des­de o iní­cio co­mo pe­ça au­xi­li­ar pa­ra re­du­zir a for­ça de Mar­co­ni, e não co­mo al­ter­na­ti­va re­al a Iris e ao tu­ca­no, Van­der­lan não cha­ma­rá a aten­ção do elei­to­ra­do.

Quan­to a Iris, o pre­fei­to fez o jo­go cer­to, co­bran­do apoio mais in­ci­si­vo, in­clu­si­ve den­tro de seu par­ti­do. To­dos os pro­cu­ra­ram e seu blo­co saiu for­ta­le­ci­do. Por­que, sem Iris na dis­pu­ta, Mar­co­ni pos­si­vel­men­te se­ria elei­to no pri­mei­ro tur­no, com 60 ou 70% dos vo­tos. Nes­te mo­men­to, Iris é quem faz a su­ces­são gi­rar, é quem po­de atra­pa­lhar os pla­nos do tu­ca­no. O jo­go pas­sa pe­lo pre­fei­to. Ao con­trá­rio dos ou­tros jor­nais, o Jor­nal Op­ção dis­se, e não mu­dou de opi­ni­ão, que Iris se­ria can­di­da­to. Nos­sos lei­to­res re­ce­be­ram, por­tan­to, o qua­dro re­al. Per­ce­ber e des­cre­ver os mo­vi­men­tos con­tra­di­tó­rios da po­lí­ti­ca não é fá­cil, mas o Jor­nal Op­ção tem acer­ta­do mais do que er­ra­do.

Mar­co­ni con­ti­nua tra­ba­lhan­do in­ten­sa­men­te no in­te­ri­or, e am­pli­an­do seu raio de ação na Gran­de Go­i­â­nia — o prin­ci­pal di­fe­ren­ci­al de Iris —, por­que sa­be, co­mo po­lí­ti­co ha­bi­li­do­so, que há uma gran­de ope­ra­ção pa­ra iso­lá-lo. Até ago­ra, tem se sa­í­do bem, sem­pre mui­to bem co­lo­ca­do nas pes­qui­sas. Mas, as­tu­to co­mo é, cer­ta­men­te sa­be que, com dois can­di­da­tos lhe fa­zen­do “opo­si­ção”, te­rá de ado­tar tá­ti­cas di­fe­ren­tes de ou­tras cam­pa­nhas. Ago­ra, não tem o go­ver­no pa­ra apoiá-lo e tem um ex-ali­a­do co­mo ad­ver­sá­rio vis­ce­ral, o go­ver­na­dor Al­ci­des. Os gru­pos de Al­ci­des e Ro­nal­do Cai­a­do de­ram ao tu­ca­no, em du­as elei­ções (1998 e 2002), aque­la per­cen­ta­gem com a qual pô­de der­ro­tar o po­de­rio do pe­e­me­de­bis­mo. Ago­ra, qua­se tu­do mu­dou, e Mar­co­ni con­ta com me­nos ali­a­dos, mas, co­mo as pes­qui­sas pro­vam, ain­da é mui­to for­te.

O elei­tor, con­fir­ma­das as can­di­da­tu­ras de Iris, Mar­co­ni e Van­der­lan, pe­lo me­nos te­rá a cer­te­za de que Go­i­ás fi­ca­rá nas mãos de quem sa­be ad­mi­nis­trar, de quem tem ex­pe­ri­ên­cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário