terça-feira, 30 de março de 2010

Marconi: Influente!






POLÍTICA E JUSTIÇA


Goiano está na lista dos influentes do Twitter do Brasil, mostra o Twitterank

O senador Marconi Perillo (PSDB) aparece entre os três senadores brasileiros mais influentes no Twitter, saltando à frente de políticos de destaque do cenário nacional como Marina Silva, do PV, Aloízio Mercadante e Eduardo Suplicy, ambos do PT. O ranking dos senadores é feito pelo site Twitterank (www.twitterank.com.br), que avalia o desempenho dos usuários do microblog no Brasil e é baseado em três fatores que formam a nota geral: influência, popularidade e envolvimento.

O senador goiano (@marconiperillo) é um dos tuiteiros mais ativos do microblog e já atinge a casa dos 11 mil seguidores. Marconi divide a liderança do ranking dos senadores com Cristovam Buarque (PDT) e Álvaro Dias (PSDB). Ele mantém seu perfil atualizado com postagens diárias, sempre comentando temas quentes e se posicionando politicamente. O Twitter de Marconi é apontado como exemplo de políticos que utilizam bem a ferramenta digital.

O tucano divulga propostas, agenda e responde às perguntas dos seguidores. Também costuma rebater pelo Twitter os ataques que recebe de adversários e chama a atenção para questões políticas importantes de Goiás. Nos últimos dias, Marconi cobrou a reabertura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, criticou o péssimo estado das estradas goianas e reclamou do abandono da Universidade Estadual de Goiás, além de denunciar o caos do transporte coletivo e o alto número de crianças de ruas em Goiânia.

No Twitter, o Brasil tem a segunda maior comunidade, só perdendo para os Estados Unidos, onde a rede nasceu há mais de quatro anos. Por aqui, a onda explodiu no final do primeiro semestre do ano passado, quando artistas, jornalistas, cantores e o público em geral se interessaram pelo Twitter. Quem chegou depois, mas com força total, foram os políticos. Além de Marconi, um verdadeiro ícone do Twitter é o governador de São Paulo, José Serra (@joseserra_), do PSDB.

Acessada

Serra, que deve disputar a Presidêncida da República, não foi um dos primeiros a criar um perfil na rede, mas é ele quem tem uma das páginas mais acessadas dentre todos os políticos. Para se ter uma ideia, existem pelo menos dez fakes (perfis falsos) com o seu nome. Por sinal, segundo o próprio Serra explicou, a existência dos perfis falsos é que o levou a criar um oficial, hoje com selo de autenticidade fornecido pelo próprio Twitter. Serra tem mais de 156 mil seguidores.

De acordo com o Twitterank, a influência é medida a partir da interação entre seus seguidores (followers) e o perfil analisado. A popularidade leva em consideração as pessoas que possuem prestígio e influência e é baseada em uma fórmula que envolve quantidade de amigos e seguidores. Diretamente ligada ao envolvimento, a influência também é estabelecida tendo em conta a quantidade de postagens diárias. Quanto mais o público interagir, melhor será a nota do ranking.

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