terça-feira, 23 de março de 2010

Combustível para a economia!

PORTAL DO SENADOR MARCONI PERILLO


Marconi defende projeto de combustível a base de óleo vegetal

Proposta que permite a comercialização e o uso de óleo vegetal refinado como combustível para veículos, máquinas agrícolas e para veículos de transporte público urbano foi aprovada, na última quinta-feira, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), em decisão terminativa. Favorável ao projeto, Marconi Perillo (PSDB-GO) ressaltou que somente quem conhece as dificuldades do produtor rural sabe como esse projeto será importante para a atividade agrícola no país. " Um país de dimensões continentais como o Brasil, precisa, urgentemente, rever suas matrizes energéticas: seja pela preocupação ambiental, seja pela questão dos custos".

O projeto de lei (PLS 81/08), de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), autoriza as indústrias refinadoras a produzir o óleo vegetal refinado para uso como combustível e a comercializá-lo diretamente ao consumidor. Além disso, a permissão englobará máquinas e equipamentos agrícolas, geradores de energia, veículos de transporte de pessoas e de mercadorias, utilizados em atividades agropecuárias e florestais. Também se estenderá ao transporte rodoviário, hidroviário e ferroviário de produtos e insumos agropecuários e florestais, bem como aos veículos de transporte público e coletivo urbano.

Segundo o autor do projeto, Gilberto Goellner (DEM-MT) a utilização do óleo vegetal como combustível ajudará na redução dos custos da produção do setor agropecuário, além de viabilizar um novo mercado para esses produtos. Goellner também citou, como vantagem do uso do óleo vegetal como combustível, a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, o aumento de empregos na área e a dinamização dos setores econômicos ligados à produção de insumos, máquinas e equipamentos agrícolas e de transporte em geral.

A matéria já foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com algumas modificações técnicas feitas pelos respectivos relatores. A aprovação do projeto recebeu elogios de todos os senadores que participaram da reunião da CI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário