segunda-feira, 22 de março de 2010


 



Giro





Carlos Eduardo Reche


A inauguração de novo trecho na Avenida Leste-Oeste, no sábado, complicou a já nada fácil relação política entre o prefeito Iris Rezende (PMDB) e a bancada federal peemedebista. Os deputados fizeram chegar aos ouvidos do prefeito a insatisfação com o fato de, apesar de terem atuado em prol da obra com emendas ao Orçamento da União, não terem sido convidados para a solenidade. Enquanto isso, vereadores ligados aos deputados alimentaram, no evento, das rodinhas de críticas ao fato de, mesmo ausente, a deputada Iris Araújo (mulher do prefeito) ter fixado seu nome em faixas saudando a obra. Lembraram a crise no partido em 2006, quando Iris apoiou a mulher em suposto prejuízo a outros postulantes. Nos bastidores, as críticas são puxadas pelo deputado Leandro Vilela, sobrinho do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela. E diz o vereador Daniel Vilela, filho de Maguito: “Não é desse jeito, não convidando para o evento as bancadas de PT e PMDB, que apresentaram emendas para a obra, que se constrói união interna e chapa ao governo”.

Fogo

A rebelião dos deputados não deve contribuir muito para a criação das tais condições para que Iris seja candidato.

Mais lenha

Para completar, a vereadora Célia Valadão (PMDB) roubou a cena na inauguração da Leste-Oeste. Cantou duas vezes e discursou, enquanto os demais vereadores tiveram direito a uma ‘palhinha’ para falar.

Dia D

A expectativa é de que Iris e Alcides se encontrem com Lula nos próximos dias para discutir a sucessão. Em reuniões separadas.

Gosto

No Paço, as avaliações são de que Lula de fato sinaliza preferir apoiar um candidato apoiado por Alcides. Apesar do apoio do PT a Iris.

Aposta

No Palácio, interlocutores de Alcides dizem que ele não crê na vitória de Iris. Para o governador, só vencerá Marconi alguém que ainda não tenha disputado eleição contra o tucano.

Eu sei, eu sei

Iris disse a aliados que não tem como cobrar de Lula que opte por um palanque. “Já apoiei dois candidatos a prefeito da minha base quando fui governador”, lembrou.

Direito autoral

Ex-presidente da Agepel, Nasr Chaul, afirma que o senador Marconi Perillo (PSDB) não assumiu a autoria do movimento pela reabertura do Centro Cultural Oscar Niemeyer, apenas defendeu a realização do ato. “O Centro Cultural funcionou brilhantemente até ser fechado”, diz Chaul.

Falando nisso...

Quem não gostou da iniciativa do senador também foi o Paço. Mas em função do apoio de Bariani Ortencio à causa. O escritor abriu a campanha de Iris à reeleição em 2008.

Alto lá!
A secretária neopededista Flávia Morais (Cidadania e Trabalho) diz não haver nenhum acerto com o PT sobre a disputa ao governo. Ela diz não ter discutido a sucessão com o presidente do PT, Valdi Camarcio.

Partilha

É o PMDB irista quer a garantia de inclusão do PDT na coligação. A proposta é fazer isso em comum acerto com Alcides e o candidato da frente, Vanderlan Vieira (PR).

Em cartaz

Em mês de gritos e sussurros na política, a arte do cineasta sueco Ingmar Bergman é tema de mostra no Cine UFG. Até 23 de abril. Hoje tem “Depois do Ensaio” e “Cenas de Um Casamento”. Tudo a ver.


Arremate

Mimo – A Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Basileu França se apresenta no dia 24 e, após o concerto, recebe de empresa doação de um piano de cauda.

Nova gripe – O Conselho Regional de Odontologia reivindica a inclusão dos dentistas das rede pública e privada no cronograma prioritário de vacinação contra a gripe suína.

Protesto – Depois dos usuários do Terminal da Praça da Bíblia, estudantes da UFG preparam protesto contra as mudanças nas linhas do transporte coletivo de Goiânia.

Acabado? – A reabertura do Teatro Otavinho Arantes, o Teatro Inacabado, é tema de entrevista coletiva hoje da presidente da Agepel, Linda Monteiro. Às 10 horas, no local.

Social – Audiências públicas discutem hoje, na Assembleia, a qualidade da água e da irrigação e a criação do salário mínimo regional. Às 8 horas e 14h30, respectivamente.

Broto – Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o presidente da AGR, José de Paula, distribui hoje mudas de plantas na porta da agência. Em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura.

Negócios – A Secretaria de Indústria e Comércio promove de hoje a sexta-feira o curso Plano de Negócios para Empreendedores e Crédito Produtivo. Às 13h30, no Palácio Pedro Ludovico, 5º andar.

Para Rubens, decisão está no “tempo certo”

O deputado Rubens Otoni (PT) afirma que o tempo das definições para as eleições estaduais estão a favor da coligação entre PT e PMDB. “O prefeito Iris Rezende está no tempo certo da decisão. Ele é o nome da aliança entre o PT e o PMDB e até lá (dia 3 de abril) é natural que avalie as condições da disputa”, afirma Otoni. O PT está a seis dias do encontro que definirá, no sábado a estratégia de alianças da disputa.

Pergunta para: Samuel Belchior, deputado do PMDB

O que o PMDB fará se Iris não for candidato?

Essa sem dúvida é uma semana decisiva, mas temos de continuar empenhados em criar as condições para que o prefeito seja o candidato. O PT o PMDB estão se esforçando muito para isso. Agora é aguardar o posicionamento do presidente Lula sobre a disputa em Goiás. Se Iris não for candidato, aí teremos de apresentar nomes para serem avaliados pelo eleitor.
Iris inicia semana decisiva em atrito com bancada federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário