segunda-feira, 29 de março de 2010

Jornal Opção

IRIS OU MAR­CO­NI

Afonso Lopes

Po­de nem ter segundo turno
Pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do, o em­pre­sá­rio Van­der­lan Vi­ei­ra tra­ba­lha terceira gran­de can­di­da­tu­ra, mas Iris ou Mar­co­ni po­de ga­nhar já no primeiro tur­no

Tu­do apon­ta pa­ra elei­ção épi­ca es­ta des­te ano. Da­que­las que pe­lo me­nos uma ge­ra­ção in­tei­ra irá re­lem­brar ao lon­go dos tem­pos. A con­fir­ma­ção da can­di­da­tu­ra do ain­da pre­fei­to Iris Re­zen­de e a sem­pre es­pe­ra­da e con­fir­ma­dís­si­ma can­di­da­tu­ra do se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo re­to­cam os con­tor­nos da­que­la que se­rá a mais em­pol­gan­te e dis­pu­ta­da elei­ção da his­tó­ria de Go­i­ás. Ja­mais, em tem­po al­gum, du­as li­de­ran­ças tão ex­pres­si­vas elei­to­ral­men­te se en­fren­ta­ram nas mes­mas con­di­ções em que Iris e Mar­co­ni es­tão co­lo­ca­dos. Am­bos no au­ge. Am­bos com von­ta­de. Am­bos de­ci­si­va­men­te can­di­da­tos e com chan­ces pra­ti­ca­men­te igua­is. E Van­der­lan Vi­ei­ra (PR), pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do, que tra­ba­lha pa­ra en­trar no meio des­se cho­que elei­to­ral de co­los­sos? Po­de ser, po­de não ser.

As di­fi­cul­da­des de in­ser­ção de Van­der­lan no meio des­sa dis­pu­ta en­tre Iris e Mar­co­ni são evi­den­tes e ine­gá­veis. Não há mui­tos pon­tos re­al­men­te im­por­tan­tes e de­ci­si­vos de apoio. Seu par­ti­do, o PR, é mé­dio. A mi­li­tân­cia e li­de­ran­ças re­pu­bli­ca­nas não são co­e­sas. Seu al­can­ce pes­so­al é ain­da uma enor­me dú­vi­da. E o apoio, se vi­er, do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das não se­rá fa­tor de­ter­mi­nan­te por cau­sa das ain­da en­ro­la­das ma­ni­fes­ta­ções e ações po­lí­ti­cas de­sen­ca­de­a­das den­tro do go­ver­no ao lon­go dos úl­ti­mos anos. En­fim, o que há fa­vo­rá­vel a Van­der­lan? Pou­quís­si­ma coi­sa.

É ób­vio que to­das es­sas di­fi­cul­da­des atu­ais po­de­rão, ou não, se­rem su­pe­ra­das ao lon­go da cam­pa­nha. Van­der­lan tem, te­o­ri­ca­men­te, um bom per­fil pa­ra o con­fron­to com Iris e Mar­co­ni. Prin­ci­pal­men­te nu­ma li­nha cra­va­da de con­tra­di­tó­rio. Os dois são li­de­ran­ças po­lí­ti­cas, ex­pe­ri­en­tes em dis­pu­tas elei­to­ra­is e, por­tan­to, co­nhe­ci­dos pe­los elei­to­res. Van­der­lan é um ilus­tre des­co­nhe­ci­do. Su­as em­pre­sas, en­tre as qua­is se des­ta­ca uma fá­bri­ca de sal­ga­di­nhos, a Mi­co’s, dá ne­le de 10 a ze­ro em po­pu­la­ri­da­de. Tan­to que na pri­mei­ra de su­as até ho­je du­as úni­cas elei­ções que dis­pu­tou, em 2004, ado­tou o no­me de Van­der­lan da Mi­co’s.

Pa­ra os adep­tos da can­di­da­tu­ra do pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do, uma ci­da­de que so­men­te ago­ra pro­cu­ra se li­vrar da con­di­ção de dor­mi­tó­rio de Go­i­â­nia, es­se des­co­nhe­ci­men­to de­le pe­la po­pu­la­ção é um fa­tor po­si­ti­vo. Po­de ser tra­ba­lha­do co­mo o “no­vo” du­ran­te a cam­pa­nha. É, po­de ser sim, mas até on­de a po­pu­la­ção quer al­go que não co­nhe­ce? Até ago­ra, con­for­me to­das as pes­qui­sas fei­tas por va­ri­a­dos ins­ti­tu­tos, os go­i­a­nos es­tão di­vi­di­dos pra­ti­ca­men­te meio a meio en­tre aque­les que co­nhe­cem mui­to bem, tan­to nos acer­tos quan­to nos er­ros: Mar­co­ni e Iris.

His­to­ri­ca­men­te, tam­bém não se en­con­tra na­da que sir­va de alen­to a Van­der­lan. Des­de a re­de­mo­cra­ti­za­ção do Bra­sil, em 1982, ja­mais um em­pre­sá­rio ven­ceu as elei­ções pa­ra o go­ver­no. Par­ti­cu­lar­men­te, em 1990, um em­pre­sá­rio mui­to mais e me­lhor co­nhe­ci­do, ori­un­do de uma ca­pi­tal po­lí­ti­ca, Aná­po­lis, Lu­iz An­to­nio de Car­va­lho, do­no de um óti­mo dis­cur­so, nau­fra­gou com­ple­ta­men­te. Vá lá que ele era can­di­da­to do PT, par­ti­do que na­que­la épo­ca es­ta­va lon­ge de exi­bir a mus­cu­la­tu­ra na­ci­o­nal que a Pre­si­dên­cia de Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va de­sen­vol­veu. Mas aqui se ana­li­sa o efei­to “no­vo” e o “em­pre­sá­rio bem su­ce­di­do”. Ne­nhum de­les deu cer­to na­que­la elei­ção.

Bem, mas Van­der­lan po­de­rá sa­ir nu­ma ou­tra fai­xa, di­fe­ren­te da­que­la de Lu­iz An­to­nio na dé­ca­da de 1990. Is­so é ver­da­de. Ca­so se­ja con­fir­ma­do co­mo can­di­da­to, o do­no da Mi­co’s vai po­der con­tar, pro­va­vel­men­te, com o apoio pa­la­cia­no e com al­guns par­ti­dos mé­di­os. O pro­ble­ma é que sua mis­são se­rá su­pe­rar pe­lo me­nos um dos dois gran­des fa­vo­ri­tos: Mar­co­ni ou Iris. Se ele irá con­se­guir ou não, so­men­te se­rá pos­sí­vel sa­ber de­pois, mas aí tam­bém se­rá mui­to tar­de pa­ra ar­re­pen­di­men­tos se a coi­sa sa­ir er­ra­da. Por en­quan­to, ne­nhu­ma aná­li­se po­de­ria ser di­fe­ren­te des­sa que aí es­tá.

Quan­to a Mar­co­ni e Iris, po­de-se re­cor­rer às pes­qui­sas ou não pa­ra ob­ser­var o que eles re­pre­sen­tam den­tro das pers­pec­ti­vas da elei­ção des­te ano. To­dos os le­van­ta­men­tos mos­tram que am­bos es­tão nes­te mo­men­to com chan­ces pra­ti­ca­men­te igua­is. Nes­te ca­so, não é nem em­pa­te téc­ni­co, co­mo cos­tu­mam di­zer os ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa. É em­pa­te mes­mo, nas ar­qui­ban­ca­das e no pla­car.

E olha que exis­tem pes­qui­sas pa­ra to­dos os gos­tos e, di­zem, até pa­ra to­dos os bol­sos. Cer­ta­men­te, es­sas úl­ti­mas aí fa­zem par­te do fol­clo­re de mal­da­des que a po­lí­ti­ca sem­pre car­re­ga em ca­da elei­ção. Ou não, vai sa­ber. As du­as mais re­cen­tes pes­qui­sas pu­bli­ca­das, Ve­rus e For­tio­ri, mos­tram re­sul­ta­dos não ape­nas con­fli­tan­tes co­mo di­ver­gen­tes em re­la­ção aos de­mais ins­ti­tu­tos, co­mo Ser­pes, Eco­pe e Ibo­pe. Ques­tão de bol­so? Cla­ro que não. Os por­cen­tu­ais so­frem al­te­ra­ções mes­mo. Não há na­da mais efê­me­ro do que uma pes­qui­sa. Es­sa vo­la­ti­li­da­de é tão gran­de que no mo­men­to em que al­guém lê as in­for­ma­ções so­bre os por­cen­tu­ais de um le­van­ta­men­to es­ta­tís­ti­co co­mo es­se, já es­tá ob­ser­van­do al­go ve­lho e su­pe­ra­do.

Mas não to­tal­men­te, é cla­ro. As pes­qui­sas são um ins­tru­men­to ex­tre­ma­men­te po­de­ro­so pa­ra se ava­li­ar si­tu­a­ções de mo­men­to na po­lí­ti­ca. E re­gis­tram, ao lon­go do tem­po em que são re­a­li­za­das, uma ten­dên­cia, ofe­re­cen­do as­sim in­for­ma­ções de­ci­si­va­men­te im­por­tan­tes.

In­de­pen­den­te­men­te dos nú­me­ros e por­cen­tu­ais des­te ou da­que­le ins­ti­tu­to, há um fa­tor ab­so­lu­ta­men­te co­mum em pra­ti­ca­men­te to­das as pes­qui­sas fei­tas até ago­ra: a po­la­ri­za­ção en­tre Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo é ab­so­lu­ta, sem qual­quer es­pa­ço pa­ra er­ros de in­ter­pre­ta­ção, na co­le­ta de opi­ni­ões ou na me­to­do­lo­gia em­pre­ga­da. Ve­rus e For­tio­ri, em­bo­ra com nú­me­ros di­fe­ren­tes en­tre si — o For­tio­ri in­di­ca li­de­ran­ça de Iris, ao con­trá­rio de to­dos os de­mais ins­ti­tu­tos — igual­men­te re­gis­tram es­sa po­la­ri­za­ção, já iden­ti­fi­ca­da an­te­rior­men­te em ou­tros le­van­ta­men­tos.

Não há, por­tan­to, in­for­ma­ção mais re­le­van­te do que es­sa: a não ser que to­dos os ins­ti­tu­tos te­nham er­ra­do tos­ca­men­te em to­das as pes­qui­sas que fi­ze­ram, a dis­pu­ta en­tre Iris e Mar­co­ni se­rá in­ten­sa, ele­tri­zan­tes e po­de­rá ser de­ci­di­da nos de­ta­lhes. Nos pe­que­nos er­ros ou acer­tos de cam­pa­nha.

O que is­so sig­ni­fi­ca? Que, nes­te mo­men­to, e até que al­go mui­to di­fe­ren­te acon­te­ça, é gran­de a pos­si­bi­li­da­de de a elei­ção em Go­i­ás ser de­ci­di­da no primeiro tur­no, ape­sar da pos­sí­vel can­di­da­tu­ra de Van­der­lan Vi­ei­ra. E não há qual­quer fa­vo­ri­tis­mo. Iris ou Mar­co­ni tem ple­nas con­di­ções de ven­cer es­ta que de­ve­rá ser a mai­or, mais emo­cio­nan­te e em­pol­gan­te elei­ção da his­tó­ria de Go­i­ás. Se­rá um pri­vi­lé­gio pa­ra to­dos os go­i­a­nos atu­ais vi­ve­rem es­se mo­men­to épi­co.

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