quarta-feira, 31 de março de 2010

Marconi: Reunião com Prefeitos do PP






POLÍTICA


Senador Marconi Perillo

Tucano reúne prefeitos do PP que criticam decisão “isolada” da cúpula

Fabiana Pulcineli

Um dia depois de o governador Alcides Rodrigues (PP) declarar apoio à pré-candidatura de Vanderlan Cardoso (PR), o senador Marconi Perillo (PSDB) reuniu em seu apartamento em Brasília 25 prefeitos do PP que prometeram trabalhar em favor do tucano na campanha pelo governo do Estado.

Após o rompimento na base governista, o PSDB quer mostrar que contará com o apoio das bases do PP e do PR no interior. O senador não quis divulgar nomes sob argumento de que prefere evitar “retaliações”, mas três prefeitos falaram à reportagem sobre o encontro.

O prefeito de Piracanjuba, Ricardo Cabral, disse ter sido um dos organizadores da reunião, depois de tentativas frustradas de conversas com o governador e o presidente do PP estadual, Sérgio Caiado. “Temos o direito de participar da discussão sobre as eleições. Estamos todos preocupados com o caminho que o PP está seguindo. Não queremos candidato goela abaixo”, disse.

Marconi contou que, além dos 25 presentes, quatro prefeitos entraram em contato por telefone e falaram na reunião, por viva-voz. “O que todos repetiram é que a base do partido não aceitará imposição da cúpula. A reclamação é de que não foram ouvidos”, disse. “Além disso, se disseram gratos ao meu apoio em 2004, 2006 e 2008. Disseram ser leais e que vão ficar comigo”, completou.

Os prefeitos de Itumbiara, José Gomes da Rocha, e de Morrinhos, Cleumar Freitas, também articularam a reunião com Marconi. Eles reclamam da decisão de apoio a Vanderlan sem consulta às lideranças municipais.

Um outro prefeito, que preferiu não se identificar, disse que as bases aguardavam que, diante do rompimento, o PP pelo menos lançasse um nome. “Aí aparece o nome do Vanderlan, sem sermos ouvidos. Sem opção de candidato do PP, nós achamos que o melhor nome para Goiás é do senador Marconi, com quem estamos juntos há 12 anos.”

Ricardo Cabral disse que PP e PSDB estão ligados na maioria das cidades do interior. “Nosso inimigo é o PMDB. É praticamente impossível eu dizer ao PSDB na minha cidade que não estamos juntos. Se a cúpula insistir podemos caminhar com Marconi informalmente”, afirmou.

Sérgio Caiado disse ontem que não acreditava na manifestação de apoio dos pepistas a Marconi. “O senador deve ter convidado e foram por educação. Ele (Marconi) tem sido muito sutil nessas articulações. E pré-campanha é um momento de muitas mentiras”, atacou. Sérgio afirmou que há apoio da maioria das lideranças municipais ao candidato do PR. “Sinto aceitação quase unânime do partido a Vanderlan. Por isso nem há necessidade de reunião.”

Ricardo Cabral disse que avisou ao presidente do diretório que organizaria reunião com Marconi. “Ele falou que não daria ninguém. Estamos provando que temos força, estamos unidos e queremos participar das discussões.”

Dos 48 prefeitos do PP, 32 foram convidados para o encontro. Marconi adianta que deve receber outras lideranças municipais dos partidos que hoje compõem a base governista. “Eles me procuram e vou recebê-los.”

O senador disse que o lançamento da candidatura de Vanderlan é direito do PR, PP e aliados, mas que espera uma campanha de alto nível. Sobre ataques que virão do governo e do PMDB, disse que a campanha do PSDB será propositiva, sem temas negativos. “Todos os ataques serão contra-atacados. Mas não queremos falar de temas negativos. Vamos discutir o futuro, em bom debate.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário