terça-feira, 23 de março de 2010

PORTAL DO SENADOR MARCONI PERILLO

Marconi é paraninfo de turma de Direito

Atendendo a novo convite para ser paraninfo de uma turma de formandos, desta vez do curso de direito da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no CEL da OAB, em Goiânia, nesta segunda-feira, o senador Marconi Perillo (PSDB) levou palavras de estímulo aos 180 formandos e frisou o sonho de formar-se ele próprio brevemente em Direito, o que o permitirá chamá-los de 'colegas de ofício'.

Após cumprimentar a todos os formandos e a banca composta por professores da universidade, Marconi deu início ao discurso narrando a trajetória de vida do ex-presidente dos Estados Unidos, e também advogado, Abraham Lincoln. "Permitam-me motivá-los a oportuna reflexão, utilizando a experiência de um lenhador-advogado que, mesmo não tendo a ventura e a graça de se assentar anos a fio nos bancos acadêmicos como nós, estendeu sua fama de grande advogado além da circunscrição dos 14 distritos do seu Estado natal", começou.

Marconi lembrou que Lincoln era justo com todas as pessoas, independente de serem ricas ou pobres. Citou que as duas maiores qualidades de Lincoln eram a sinceridade e a tolerância e, para mostrar que as considera fundamentais no exercício da profissão, aludiu ao ensinamento do ex-presidente. "Sejam sempre honrados. Se julgarem não poder ser honrados e advogados ao mesmo tempo, prefiram ser honrados a serem advogados", enfatizou.

O senador lembrou ainda dos conselhos dados a colegas de profissão pelo ex-presidente, afirmando estar de acordo com eles. "Não fomentem litígios. Levem os clientes a transigir, sempre que possam. Expliquem-lhes que o que triunfa num pleito pode às vezes perder em dinheiro e em tempo. Como pacificador e árbitro, o advogado tem uma excelente oportunidade de ser útil e bom. Ser útil e bom - eis a síntese dos ensinamentos de Abraham Lincoln", sintetizou.

Ao finalizar o discurso, sob aplausos o senador Marconi Perillo sublinhou a responsabilidade que os formandos terão a partir deste dia. "Indispensáveis à administração da justiça, os senhores e as senhoras são agora defensores, protetores, patronos e intercessores daqueles que buscam justiça", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário