sexta-feira, 19 de março de 2010

 


Giro




Jarbas Rodrigues
PT espera posição do PMDB sobre candidatura até dia 27

O PT goiano fará prévia de sua convenção no dia 27 e espera, até lá, ter a confirmação de candidatura ao governo do prefeito Iris Rezende (PMDB). “Este encontro praticamente vai decidir as alianças do partido, além das chapas proporcionais. Para nós, do PT, o que prevalece é o acordo de 15 dias em que Iris é o candidato a governador. Nossa aliança está baseada nisto”, afirma o deputado Luis Cesar Bueno, que tem participado das reuniões nesta semana em Brasília com a cúpula do governo Lula. “O presidente Lula tem preferência pela aliança com o PMDB em Goiás, até pela questão nacional. Se haverá palanque único da base lulista no Estado, o que desejamos, não há como se saber até o fim deste mês. Mas, mesmo havendo dois palanques, o do PMDB-PT terá preferência de Lula”, afirma. O deputado frisa que a bancada petista defende a aprovação urgente do projeto que autoriza o governo Alcides a negociar a venda de 41% das ações da Celg com Eletrobrás. Diferentemente da bancada do PMDB.

Toda urgência

O prefeito Maguito Vilela (PMDB) cancelou agenda hoje em Aparecida para encontro em Brasília com a cúpula do PT nacional. Valdi Camarcio, do PT goiano, vai também.

Palanque Dil-Ma

Saiu na Folha de S.Paulo: a cúpula nacional do PTB vai apoiar Dilma Rousseff (PT) em 15 Estados. Entre eles estaria Goiás, mas para governador o palanque do PTB será para o senador Marconi Perillo (PSDB).

QG marconista

Giuseppe Vecci e José Carlos Siqueira coordenam os trabalhos no PSDB para criar o projeto de governo à campanha do senador Marconi.

Grande marcha

AGM promete mobilizar prefeitos até a Assembleia na próxima semana para garantir que vingue um acordo iniciado ontem para votar ainda neste mês o projeto da Celg.

Sem política

“Podemos reunir mais de 200 prefeitos numa grande marcha à Assembleia. A Celg não pode ser tratada desta forma tão pequena”, diz Abelardo Vaz, presidente da AGM.

Como assim?

Do presidente da Celg, Carlos Silva, na CBN Goiânia: “O pior para todos será a investigação federal caso haja intervenção na empresa.”

Maiores do ICMS

Paulo Aguiar, da Sefaz, esclarece que a Celg tem repassado o ICMS recolhido dos consumidores em Goiás – a alíquota é de 29%. Mas não na sua totalidade, confirma.

Recolhe material

O deputado Daniel Goulart (PSDB) diz que deixou para semana que vem, a pedidos de tucanos, divulgação de material sobre a gestão alcidista na Celg.

Para descontrair

Do incorrigível Jorge Braga: “Já que o próprio governador diz que a Celg pode falecer, é bom não esquecer de levar velas para o velório.”

Arremate

Outro endereço – Representantes do Sindicato dos Classificadores de Produtos de Origem Vegetal pediram ao deputado Evandro Magal (PP) urgência na aprovação do projeto da Celg. Têm de pedir para as bancadas do PSDB e PMDB.

Teatro – Segunda-feira será inaugurado o Teatro Otavinho Arantes, antigo Teatro Inacabado da AGT, recuperado pela Agepel.

Aparecida – A primeira-dama Carmem Sílvia e o presidente do Goiás, Syd Oliveira, acertaram parceria para lançar neste domingo a campanha Adote um Atleta. Atenderá 840 crianças carentes.

Emater – O secretário Leonardo Veloso (Agricultura) informa que o projeto que efetiva a volta da Emater deve ser encaminhado para a Assembleia na próxima semana.

Turismo – Presidente do Fórum Estadual de Turismo, Carlos Ronai comanda hoje reunião em Luiz Alves. Serão tratados temas de interesse da Região do Vale do Araguaia.

Mais prazo – Prorrogadas, novamente, para até domingo as inscrições ao concurso público que vai selecionar 47 professores para o Instituto Federal Goiano.

Conselho – A secretária estadual Irani Ribeiro (Saúde) foi reeleita vice-presidente da Região Centro-Oeste no Conselho Nacional de Secretários de Saúde.


“Assembleia vai virar bode expiatório”

Do deputado Thiago Peixoto (foto), do PMDB, de volta à raia oposicionista: “Será muito difícil ser concretizada esta operação entre Celg e Eletrobrás, porque dependerá de bilhões do BNDES. O governador Alcides tenta colocar a Assembleia como bode expiatório para um fracasso nesta negociação. Mas defendo aprovarmos o projeto até dia 30 e ver se o governo consegue concluir este acordo.”

Pergunta para: PAULO AFONSO, presidente da Fieg

Como os empresários avaliam a polêmica envolvendo o projeto da Celg na Assembleia?

Não entramos em questão política. Mas defendo uma solução urgente para a Celg. O setor produtivo em Goiás precisa de muita energia elétrica, e de qualidade, para garantir seus investimentos no Estado. A proposta da Eletrobrás, na minha opinião, diante dos valores envolvidos, é bastante razoável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário