segunda-feira, 29 de março de 2010

Jornal Opção

BASTIDORES

Dossiês

A guerra dos adesivos começou. Um deles apresenta um tucano com uma mala no bico e dinheiro caindo. O texto é ferino: “Devolve”. O clima está esquentando, na pré-campanha, e as eleições deste ano deverão ser uma das mais agressivas da história de Goiás. Os dossiês começam a circular nas redações. Um deles contra Vanderlan Vieira Cardoso (PR).

PT aposta que chapa única da base do presidente Lula sai em junho

O re­pu­bli­ca­no Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so dis­se ao se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res que se­rá can­di­da­to a go­ver­na­dor e que não vai ne­go­ci­ar com ne­nhum can­di­da­to. Fri­sou que vai dei­xar a Pre­fei­tu­ra de Se­na­dor Ca­ne­do por­que tem cer­te­za que se­rá can­di­da­to, e com o apoio do go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues. Con­vi­dou o de­mo­cra­ta pa­ra fa­zer par­te da cha­pa ma­jo­ri­tá­ria e in­sis­tiu que não vai ne­go­ci­ar em abril, maio, ju­nho, ju­lho, agos­to ou se­tem­bro com o PMDB de Iris Re­zen­de.

Não é o que pen­sam pe­tis­tas de proa. Eles di­zem que o pre­si­den­te Lu­la da Sil­va não vai in­ter­fe­rir na po­lí­ti­ca do Es­ta­do e exi­ge ape­nas que os pa­lan­ques da mi­nis­tra Dil­ma Rous­seff se­jam bem mon­ta­dos e for­tes. O pro­je­to nú­me­ro um de Lu­la é a cam­pa­nha da dois in­ter­lo­cu­to­res go­i­a­nos, que uma cha­pa úni­ca tem mais chan­ce de der­ro­tar Mar­co­ni Pe­ril­lo. Por is­so, pe­tis­tas lo­ca­is, um de­les de­pu­ta­do, afir­mam que, em ju­nho, es­pe­ci­al­men­te se Van­der­lan Car­do­so es­ti­ver pa­ti­nan­do, com no má­xi­mo 8%, a ten­dên­cia é uma uni­ão ge­ral. Eles ava­li­am que uma can­di­da­tu­ra re­pu­bli­ca­na se­ria sa­u­dá­vel se con­se­guis­se pe­lo me­nos 15% em ju­nho e is­to sig­ni­fi­cas­se uma que­da nas in­ten­ções de vo­to de Mar­co­ni. Sus­ten­tam que, se Mar­co­ni não ca­ir com a en­tra­da de Van­der­lan no jo­go, não va­le a pe­na man­ter a can­di­da­tu­ra do pu­pi­lo do de­pu­ta­do fe­de­ral San­dro Ma­bel.

Os pe­tis­tas de­fen­dem que, em ju­nho, mês das con­ven­ções par­ti­dá­ri­as, o PR, com o apoio do go­ver­na­dor Al­ci­des, ten­de a ban­car San­dro Ma­bel pa­ra vi­ce de Iris. Van­der­lan dis­pu­ta­ria man­da­to de de­pu­ta­do fe­de­ral, na va­ga “de” Ma­bel. Os co­lé­gios elei­to­ra­is de Ma­bel se­ri­am di­vi­di­dos en­tre Van­der­lan e Ade­mir Me­ne­zes. Um ali­a­do de Ma­bel con­tes­ta: “Os pe­tis­tas não sa­bem que Van­der­lan é mais tei­mo­so do que o go­ver­na­dor Al­ci­des. Ele não vai sa­ir do pá­reo. Po­de ano­tar”.

Tucano terá problema com tempo de TV, diz Demóstenes

O se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res diz que, sem o apoio do DEM, o pré-can­di­da­to do PSDB ao go­ver­no, Mar­co­ni Pe­ril­lo, te­rá di­fi­cul­da­de pa­ra ex­por seus pro­je­tos e crí­ti­cas na TV. Ou­tro pro­ble­ma é que os pre­fei­tos, em­bo­ra não in­tei­ra­men­te sa­tis­fei­tos com o go­ver­no de Al­ci­des Ro­dri­gues, ain­da es­pe­ram obras e re­cur­sos. “O fa­to é que o no­me de Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so me­xeu com o xa­drez po­lí­ti­co.”

Van­der­lan deu ga­ran­tia a De­mós­te­nes que não vai re­nun­ci­ar e não es­tá jo­gan­do pa­ra ser vi­ce. “Al­ci­des diz que vai lan­çar can­di­da­to e o no­me é mes­mo o de Van­der­lan.”

De­mós­te­nes não quer dis­pu­tar nu­ma cha­pa com Hen­ri­que Mei­rel­les. De­ve ser o úni­co can­di­da­to na cha­pa de Van­der­lan, se acei­tar o con­vi­te.

Mutirão de Marconi na Grande Goiânia

Ori­en­ta­do por pes­qui­sas quan­ti­ta­ti­vas e “qua­lis”, o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo tem di­to a ali­a­dos que é pre­ci­so con­cen­trar es­for­ços na Gran­de Go­i­â­nia, prin­ci­pal­men­te em Go­i­â­nia e em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia. Tu­ca­nos, mo­ni­to­ran­do Apa­re­ci­da, con­clu­í­ram que o des­gas­te do pre­fei­to Ma­gui­to Vi­le­la é cres­cen­te, mas ain­da não re­fle­te nas pes­qui­sas. Co­me­ça a cris­ta­li­zar a te­se de que o pre­fei­to é len­to, tem pou­ca iden­ti­da­de com a ci­da­de e não in­ves­te o su­fi­ci­en­te em sa­ú­de. As de­nún­cias do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (pro­mo­tor Él­bio Vi­cen­te) apa­re­cem em pes­qui­sas, mas as pes­so­as não con­se­guem iden­ti­fi­car exa­ta­men­te o que es­tá ocor­ren­do. Em Go­i­â­nia, a po­pu­la­ri­da­de de Iris é al­ta. Em Se­na­dor Ca­ne­do, ci­da­de do pré-can­di­da­to Van­der­lan Car­do­so, Iris li­de­ra, com fol­ga, as­sim co­mo em Trin­da­de. O al­to tu­ca­na­to, os lu­as azu­is, ava­lia que Mar­co­ni não vai su­pe­rar Iris em Go­i­â­nia e em Apa­re­ci­da (on­de a po­pu­la­ri­da­de do prefeito é mais só­li­da do que na ca­pi­tal), mas que, se con­se­guir cres­cer 10 ou 15%, po­de­rá re­du­zir a for­ça do pre­fei­to. Os lu­as azu­is — es­tão ela­bo­ran­do um pla­no mo­der­no, com di­vi­sões “pa­ra o in­te­ri­or” e “pa­ra a ca­pi­tal” — apos­tam no cres­ci­men­to, mais na clas­se mé­dia do que na pe­ri­fe­ria. Pa­ra as clas­ses mé­di­as, se­rão apre­sen­ta­dos pro­je­tos mo­der­nos. Na pe­ri­fe­ria, se­rão ex­pos­tos no­vos pro­gra­mas so­ci­ais. Apos­ta-se mui­to no fun­cio­na­lis­mo pú­bli­co.

Ipasgo deixa de pagar médicos

Co­mo o Ipas­go não pa­ga os ser­vi­ços pres­ta­dos por mé­di­cos há qua­se 150 di­as, o Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na, pre­si­di­do por Sa­lo­mão Ro­dri­gues, emi­tiu uma no­ta oficial com o se­guin­te te­or: “In­for­ma­mos aos mé­di­cos cre­den­ci­a­dos no Ipas­go que a pa­ra­li­sa­ção do aten­di­men­to aos se­gu­ra­dos, por de­ci­são in­di­vi­dual ou co­le­ti­va, não se ca­rac­te­ri­za in­fra­ção éti­ca, des­de que man­ti­dos os aten­di­men­tos às ur­gên­cias e emer­gên­cias”. Con­fron­ta­do com o fa­to de que o Ipas­go atra­sa os pa­ga­men­tos, e não ape­nas ago­ra, o pre­si­den­te do ins­ti­tu­to, Ge­ral­do Le­mos, deu uma res­pos­ta que fa­ria Grou­cho Marx cho­rar de rir: os pa­ga­men­tos es­tão atra­sa­dos há “ape­nas” 150 di­as. Na área de sa­ú­de, o Ipas­go é o cal­ca­nhar-de-aqui­les do go­ver­no Al­ci­des.

“Vanderlan tem de desconstruir rivais”

O ex-deputado Bar­bo­sa Ne­to, co­or­de­na­dor da “via pre­fe­ren­ci­al”, co­mo diz o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, as­se­gu­ra que Van­der­lan Car­do­so se­rá can­di­da­to a go­ver­na­dor. “No­to que es­tá in­co­mo­dan­do to­dos os gru­pos. Por­que é o úni­co can­di­da­to que re­al­men­te po­de fa­lar em re­no­va­ção.” Bar­bo­sa diz que há uma ex­pec­ta­ti­va mui­to gran­de no em­ba­te en­tre Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo. “Por is­so, na cam­pa­nha, Van­der­lan te­rá de des­cons­tru­ir seus ad­ver­sá­rios. Des­cons­tru­ir ape­nas Mar­co­ni não vai fun­cio­nar, pois os mo­de­los tu­ca­no e pe­e­me­de­bis­ta são idên­ti­cos.” O es­pa­ço pa­ra a al­ter­na­ti­va “exis­te. É pre­ci­so ve­ri­fi­car co­mo ex­plo­rá-lo com in­te­li­gên­cia. Uma elei­ção mui­to po­la­ri­za­da di­fi­cul­ta a in­ser­ção de um dis­cur­so al­ter­na­ti­vo.”

Cassação

A segunda-feira, 5, pode ser um dia muito ruim para o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins (DEM). Depois de um domingo tranquilo, o democrata pode acordar cassado pela Justiça Eleitoral. Martins teria cometido uma série de irregularidades nas eleições de 2008. O segundo colocado, Wagner Guimarães (PMDB), político ímpar, deve assumir a prefeitura.

Braga pode deixar governo e valorizar o Fisco

Na se­ma­na pas­sa­da, o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues dis­cu­tia com au­xi­li­a­res se Jor­ce­li­no Bra­ga, do PP, de­ve­ria sa­ir da Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da ou per­ma­ne­cer pa­ra dar con­ti­nui­da­de a acer­ta­da po­lí­ti­ca de con­ten­ção dos gas­tos inú­te­is e dos in­ves­ti­men­tos em lu­ga­res apro­pria­dos. Bra­ga é sím­bo­lo de efi­ci­ên­cia e ri­gor. Se dei­xar a Se­faz, co­mo quer, de­ve in­di­car, com a anuên­cia de Al­ci­des, um de seus au­xi­li­a­res pa­ra sub­sti­tui-lo. Os mais co­ta­dos, e não ne­ces­sa­ria­men­te nes­ta or­dem, são Si­no­mil So­a­res (su­pe­rin­ten­den­te do Con­tro­le In­ter­no. “Um ho­mem cha­ma­do de­cên­cia”, afir­ma o se­cre­tá­rio-ge­ral do PP, Sér­gio Lu­cas), Cé­lio Cam­pos (su­pe­rin­ten­den­te do Te­sou­ro Es­ta­du­al) e Pau­lo de Aguiar Al­mei­da (su­pe­rin­ten­den­te de Ad­mi­nis­tra­ção Tri­bu­tá­ria).

A pos­sí­vel op­ção por um no­me do Fis­co, co­mo Si­no­mil So­a­res — um dos téc­ni­cos mais bem in­for­ma­dos so­bre as con­tas do Es­ta­do, tan­to que de­pu­ta­dos pre­pa­ra­dos não con­se­guem acuá-lo —, in­di­ca­ria uma es­tra­té­gia ha­bi­li­do­sa. Por­que o Fis­co con­ta com mil fun­cio­ná­rios ati­vos e 2 mil ina­ti­vos — sem con­tar a in­flu­ên­cia que eles exer­cem en­tre os de­mais fun­cio­ná­rios. Pres­ti­gi­ar o Fis­co equi­va­le a pres­ti­gi­ar o fun­cio­na­lis­mo do Es­ta­do. A pos­sí­vel de­sin­com­pa­ti­bi­li­za­ção de Bra­ga é um re­ca­do de Al­ci­des Ro­dri­gues. O go­ver­na­dor quer man­ter a es­tre­la de seu go­ver­no co­mo um trun­fo pa­ra um pos­sí­vel nau­frá­gio de Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so. Há quem, no PP, ain­da des­con­fie das li­ga­ções de Vi­ei­ra Car­do­so com o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. São vi­zi­nhos, man­têm re­la­ções cor­dia­is e o pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do dis­se que não irá ata­cá-lo. En­tão, se o re­pu­bli­ca­no va­ci­lar, Bra­ga es­ta­rá a pos­tos. So­bre­tu­do, o se­cre­tá­rio per­so­ni­fi­ca o an­ti­mar­co­nis­mo em pes­soa. Tan­to que, en­tre os vá­rios pe­e­me­de­bis­tas, é vis­to co­mo o “vi­ce ide­al”. Diz-se que, na cam­pa­nha, en­quan­to Iris se de­di­ca­ria à li­nha pro­po­si­ti­va, Bra­ga atu­a­ria na des­cons­tru­ção de Mar­co­ni e de seus dois go­ver­nos. Adi­an­te, se Car­do­so não em­pla­car, Bra­ga po­de­ria ser guin­da­do à vi­ce de Iris. Ho­je, des­con­fia-se me­nos de Car­do­so. Por­que, ao se lan­çar can­di­da­to, con­tri­bu­iu pa­ra afas­tar o PR de Mar­co­ni.

Ao lan­çar can­di­da­to a go­ver­na­dor, Al­ci­des po­de­rá ter pro­ble­mas com a go­ver­na­bi­li­da­de. Re­cen­te­men­te, PMDB e PSDB se uni­ram e atro­pe­la­ram a ba­se do go­ver­no na As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va, na ne­go­ci­a­ção da Celg com a Ele­tro­brás. Se a cam­pa­nha fi­car agres­si­va, é pos­sí­vel que PSDB e, quem sa­be, o PMDB de­ci­dam cau­sar pro­ble­mas ao go­ver­no.

No ca­so de um cha­pão úni­co da ba­se de Lu­la em Go­i­ás, a sur­pre­sa po­de ser o DEM. Iris (PMDB) dis­pu­ta­ria o go­ver­no, com Bra­ga (PP) de vi­ce e De­mós­te­nes Tor­res (DEM) e Hen­ri­que Mei­rel­les (PMDB) iri­am pa­ra o Se­na­do.

“Não quero saber de política”, diz Paulo Roberto Cunha

O Jor­nal Op­ção man­te­ve uma lon­ga e do­lo­ri­da con­ver­sa com o ex-pre­fei­to de Rio Ver­de Pau­lo Ro­ber­to Cu­nha na sex­ta-fei­ra, 26. O in­te­gran­te do PP não re­cla­mou de pes­so­as es­pe­cí­fi­cas, mas ad­mi­te que o ges­tor pú­bli­co, por mais que fa­ça, não con­se­gue agra­dar qua­se nin­guém. “Es­tou re­co­lhi­do, qui­e­to no meu can­to. Não que­ro mais sa­ber de po­lí­ti­ca. Es­tou tris­te com a po­lí­ti­ca, de tra­ba­lhar pa­ra as pes­so­as e, de­pois, ser ofen­di­do.” Cu­nha diz que es­tá “pro­fun­da­men­te de­si­lu­di­do. Vou cu­i­dar de mi­nhas três fi­lhas e dos meus seis ne­tos. Tra­ba­lho há 40 anos pa­ra os ou­tros. Pois ago­ra vou tra­ba­lhar pa­ra mi­nha fa­mí­lia. Mi­nhas fi­lhas não têm ca­sas, mas cons­truí cen­te­nas de ca­sas pa­ra os ou­tros. Quem me agra­de­ce ou pe­lo me­nos res­pei­ta?”. Ao ser per­gun­ta­do se vai ocu­par car­go no go­ver­no Al­ci­des, Cu­nha é se­co: “Não”. So­bre a can­di­da­tu­ra de Van­der­lan Car­do­so ao go­ver­no, diz: “É um bom no­me. É ca­paz, sé­rio, cum­pre o que fa­la e tem vi­são em­pre­sa­ri­al”. (Leia mais no site http://www.jornalopção.com.br/)

Ao saber que Vanderlan havia se lançado candidato, Cunha, que está desmotivado, animou-se um pouco. “É o único fenômeno novo nos últimos tempos. Eleitoralmente, tem chance. Pesquisas e nada agora são a mesma coisa. Estamos no período do besteirol, dos chutes. As pessoas, a partir das pesquisas que leem nos jornais, dizem: ‘Vai ganhar este ou aquele’. Mas as coisas são decididas durante a campanha. O povão só presta atenção nos candidatos entre agosto e setembro. Antes disso, é só figuração. Confesso que, embora reticente, fiquei com esperança de que haverá mesmo uma disputa eleitoral.”

Cunha assegura que, mesmo afastado das lides políticas, sabe que os prefeitos estão procurando Vanderlan. “Muitos prefeitos vão esperar um pouco mais, vão observar o início da campanha, mas têm simpatia pelo competente prefeito de Senador Canedo.”

O ex-prefeito de Rio Verde diz que não tem dúvida de que Goiás terá segundo turno. “Insisto que a novidade é Vanderlan, que fez um trabalho sensacional em Senador Canedo, felizmente reconhecido pela população local. O fato de ser prefeito o ajuda no interior, principalmente. Os prefeitos são muitos sofridos, administram com poucos recursos e recebem muitas pressões.”

O PP, na avaliação de Cunha, vai apoiar Vanderlan. “O governador Alcides Rodrigues [ou “Cidinho”, como diz o ex-prefeito] achou a bola de cristal, a pérola que estava procurando. É um diamante a ser lapidado.”

Cotado para assumir a Secretaria da Agricultura, Cunha não demonstra interesse. “Não quero nem exijo cargos. Como disse, vou cuidar de minha família. Mas não deixarei de ser goiano e de ter interesse pelas coisas de meu Estado.” Há quem diga que o governo Alcides menosprezou Cunha. Ele mesmo não dá nenhuma importância ao comentário.

No momento, Cunha está “organizando” a vida. “Estou pagando as contas. Passei sete anos e três meses na Prefeitura de Rio Verde e, com isso, deixei minhas coisas de lado.”

Recentemente, Cunha ficou 70 dias imobilizado. “Tenho uma cabeça de 20 anos, mas um corpo de 67 anos. Resultado: tive uma inflamação e a coluna ‘gritou’.”

Ao comentar a política de Rio Verde, Cunha frisou que o secretário da Agricultura de Goiás, Leonardo Veloso (PP), deve disputar mandato de deputado estadual. “Fiquei sabendo por terceiros, pois ele nunca me disse nada.” O ex-prefeito não queria falar sobre as possibilidades de Heuler Cruvinel (DEM), possível candidato a deputado federal apoiado pelo prefeito Juraci Martins (DEM). Como o repórter insistiu, frisou: “É iniciante, nunca participou de nenhuma campanha como candidato, mas já está começando pelo topo. Tem dinheiro, mas, para ganhar, precisa obter votos”. Cunha diz que uma campanha de qualidade para deputado federal custa no mínimo 5 milhões de reais. “É muito dinheiro para torrar com política.”

Com seis netos — o mais velho tem 14 anos —, Cunha diz que está se sentindo muito feliz por ter tempo para curtir a vida de avô. “Agora, vou para a fazenda com eles e andamos a cavalo. Almoço só com eles. É minha alegria.” Sempre muito sério, ao falar dos netos, Cunha riu e sua voz ganhou um tom mais suave.

Um Sérgio deve comandar a SSP

O Jor­nal Op­ção ou­viu ad­vo­ga­dos, de­le­ga­dos da Po­lí­cia Ci­vil e ofi­ci­ais da Po­lí­cia Mi­li­tar e per­gun­tou: “Qual é o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca ide­al pa­ra sub­sti­tu­ir Er­nes­to Rol­ler?” A mai­o­ria ci­tou o di­re­tor fi­nan­cei­ro da Age­top, Sér­gio Lu­cas. O se­gun­do no­me mais ci­ta­do foi o de Sér­gio Au­gus­to Oli­vei­ra, su­pe­rin­ten­den­te da SSP. O pro­mo­tor Ti­to Ama­ral fa­tu­rou seis vo­tos. É vis­to co­mo o fa­vo­ri­to de De­mós­te­nes Tor­res. Os dois Sér­gios que­rem o car­go. Ti­to, não.

Miranda aposta em Meirelles no Senado

O ex-se­na­dor Mau­ro Mi­ran­da mui­tas ve­zes é con­vo­ca­do pe­lo pre­fei­to Iris Re­zen­de pa­ra con­ver­sar com ali­a­dos e pos­sí­veis ali­a­dos. “Vo­cê é jei­to­so, Mau­ro”, diz o pre­fei­to. Dis­cre­to e ouvinte na­to — des­ses que fi­cam “roucos” de tan­to ou­vir —, Mi­ran­da afir­ma que as con­ver­sa­ções com o PR de San­dro Ma­bel não fo­ram in­ter­rom­pi­das por con­ta do lan­ça­men­to da can­di­da­tu­ra de Van­der­lan Vi­ei­ra Car­do­so. “Van­der­lan é um ges­tor efi­ci­en­te, as­sim co­mo Ma­bel é um de­pu­ta­do fe­de­ral qua­li­ta­ti­vo.” O que is­to quer di­zer? “Não que­ro atra­pa­lhar os pro­je­tos dos ou­tros. Mas a ar­ti­cu­la­ção de uma cha­pa úni­ca, que é mui­to di­fí­cil, da­ria à ba­se de Lu­la em Go­i­ás a vi­tó­ria no pri­mei­ro tur­no”, afir­ma o pe­e­me­de­bis­ta. “Te­nho con­ver­sa­do com os com­pe­ten­tes Abe­lar­do Vaz e Er­nes­to Rol­ler.” Mi­ran­da apos­ta que Hen­ri­que Mei­rel­les de­ve ser can­di­da­to a se­na­dor. “A vi­ce e a ou­tra va­ga pa­ra o Se­na­do devem ficar pa­ra um par­ti­do ali­a­do. O PT fi­ca com a Pre­fei­tu­ra de Go­i­ás e com a pre­si­den­te do pa­ís, Dil­ma Rous­seff.”

As virtudes de Lívio Luciano

O se­cre­tá­rio de Co­mu­ni­ca­ção da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, Lí­vio Lu­ci­a­no (PMDB), tem qua­tro vir­tu­des: é com­pe­ten­te, le­al, di­plo­má­ti­co e, co­mo se não bas­tas­se, é bom co­men­ta­ris­ta de fu­te­bol. No iní­cio de sua ges­tão, Iris Re­zen­de fa­zia mui­to, mas não con­se­guia que su­as ações re­per­cu­tis­sem. Lí­vio as­su­miu e fez o ób­vio: a pre­fei­tu­ra pas­sou a “co­mu­ni­car”, e com in­te­li­gên­cia. Ago­ra, quan­do mui­tos ava­li­avram que Iris não se­ria can­di­da­to, Lí­vio fri­sou: “Se­rá”. Es­ta­va cer­to.

Lívio entendeu, desde o início, que não deveria divulgar Iris tão-somente como “obreiro”. Não descuidou de apresentar o prefeito realizador, que faz obras para melhorar a qualidade de vida e gerar mais conforto — caso do asfalto —, mas passou a divulgar, de modo mais enfático, o trabalho de Iris nas áreas de meio ambiente e cultura. A reinvenção de Iris deve muito sobretudo a Iris, que rearticulou seu discurso e mostrou-se aberto às novas ideias, mas também deve muito ao trabalho de Lívio, que só não aparece mais porque é discreto. As pessoas eficientes em geral são discretas. Lívio é tão leal que, para fazer o prefeito brilhar intensamente, prefere ficar na sombra, deixando, não raro, de capitalizar o que faz.

Outra virtude de Lívio é a capacidade tratar e atender bem a todos, sem distinção, sempre com um sorriso nos lábios. Um “não” de Lívio soa quase como “sim”, embora não deixe de ser um “não”. Quando ele e o ex-senador Mauro Miranda estão juntos, amigos e aliados dizem, em tom de brincadeira, mas verdadeiramente: “É o Itamarati de Iris”. Eles querem dizer que Miranda e Lívio são diplomáticos, que não resolvem nada no grito e apostam sempre no diálogo.

Pré-candidato a deputado estadual, Lívio tem outra característica que poucos conhecem: sabe tudo, ou quase tudo, sobre a economia de Goiás. Por integrar o quadro do Fisco estadual, é hábil com números e está sempre de olho no que ocorre no Estado.

Embora tenha se dado bem na Secretaria de Comunicação, Lívio também é hábil articulador político. Na eleição passada, atuou de modo decisivo na campanha de Iris e contribuiu para eleger o vereador Agenor Mariano, uma das revelações da Câmara Municipal. Ao mesmo tempo, conversou intensamente com o PT de Luis Cesar Bueno, Osmar Magalhães e Paulo Garcia. O apoio do PT a Iris se deve, em grande parte, à habilidade política de Lívio. Não é à toa que petistas o chamam de “o peemedebista que tem alma de petista”. Porque Lívio é progressista e adepto de que nada substitui o diálogo. Outro detalhe: obstinado, não desiste nunca do que quer. Mais: faz tantas coisas que parece onipresente.

Como comentarista esportivo, é craque, da escola de Tostão. Só tem um defeito: quando o Atlético, seu time do coração, perde, Lívio, embora sem perder o humor e a fleuma, fica muito chateado. Por alguns momentos. Detalhe: aos 47 anos, ainda joga bola, e bem. Exagero? Perguntem ao prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, ao secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, ao editor Cezar Santos, do Jornal Opção, e ao deputado federal Luiz Bittencourt. Eles confirmarão que Lívio está em perfeita forma, dribla e passa bem a bola para os companheiros. No time de Iris, é titular absoluto e, em 2011, certamente fará parte da seleção de novos deputados estaduais. Se Iris for eleito governador, vira secretário. Mas nem quer saber de discutir isto. Importante, destaca, é eleger Iris.

Renovação no Legislativo

O can­di­da­to a de­pu­ta­do es­ta­du­al Fre­de­ri­co Nas­ci­men­to, fi­lho do se­cre­tá­rio do Pla­ne­ja­men­to do go­ver­no de Go­i­ás, Oton Nas­ci­men­to, apre­sen­tou uma lis­ta dos no­mes que, acre­di­ta, vão re­no­var a As­sem­bléia Le­gis­la­ti­va.

“Meu no­me en­ca­be­ça a lis­ta [ri­sos]. O ve­re­a­dor Da­ni­el Vi­le­la, do PMDB, de­ve ser o mais vo­ta­do. Ou­tros no­mes são: Fran­cis­co Va­le Jú­ni­or, Bru­no Pei­xo­to, Hen­ri­que Aran­tes, Vir­mon­des Cru­vi­nel Fi­lho, Jo­sé Vic­ci, Fá­bio Sou­za [já de­pu­ta­do].”

Nascimento almoçou, no restaurante do Hotel Adress, no Setor Oeste, com o secretário do Trabalho da Prefeitura de Catalão, Leonel Safatle. São amigos, embora não partilhem o mesmo ideário político.

De um veterano pepista: “O PSDB de Minaçu é o mais forte do Estado, pois manteve todos os cargos estaduais, embora seja o que mais critica as ações do governador Alcides Rodrigues”.

-------------------------------
 
O ex-deputado pepista sustenta que “os tucanos de Minaçu deram um golpe de Estado e criaram um poder paralelo a partir dos órgãos do governo”.

-------------------------------
 
Nelson Henrique de Castro, de Jaraguá, desistiu de ser candidato a deputado estadual e permanece na diretoria administrativa da Agetop.

-------------------------------
 
O PSDB de Jaraguá avalia que, com a “renúncia” de Castro, Nédio Leite tende a absorver votos do PP. O PPS vai bancar o advogado Gilberto de Castro.

-------------------------------
 
O PTB de Jaraguá vai bancar dois candidatos. O prefeito Lineu Olímpio apoia o empresário Julivan Jayme. Outra facção fica com o deputado Frei Valdair de Jesus. O médico Breno Leite disputa pelo PHS.

-------------------------------
 
O Capitão Wayne é uma das apostas do PHS para a disputa de deputado estadual.

-------------------------------
 
Ney Nogueira decidiu permanecer na Assessoria da Governadoria. O PP vai lançar, para deputado estadual, o advogado Rogério Lourenço.

-------------------------------
 
Diretor do bem-sucedido Santa Helena, líder do campeonato goiano de futebol, Rogério Lourenço tem o apoio do governador Alcides Rodrigues.

-------------------------------
 
“Goiás: terra onde policiais ganham bem e professores ganham mal”, dizem professores petistas. “Um professor-doutor da Secretaria da Educação do Estado ganha a metade de um soldado que não tem curso superior.”

-------------------------------
 
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, disse para pedetistas goianos que, se for eleita deputada federal, Flávia Morais assumirá o comando do PDT em Goiás.

-------------------------------
 
Num evento em Goiânia, a secretária de Cidadania, Flávia Morais, foi extremamente deselegante com o prefeito de Catalão, Velomar Rios (PMDB).

-------------------------------

O secretário do Trabalho de Prefeitura de Catalão, Leonel Safatle, conseguiu verbas federais, apoio do prefeito Velomar e investiu na requalificação dos mototaxistas do município.

-------------------------------

Na quinta-feira, 25, Velomar, Leonel e mototaxistas de Catalão vieram a Goiânia, com o objetivo de participar de um evento, com o ministro Carlos Lupi e o governador Alcides Rodrigues. Mas entraram calados e saíram calados e insatisfeitos.

-------------------------------
 
Flávia Morais teria riscado o nome de Velomar, alegando que o tempo era curto e que tinha muita gente para falar. O nome do prefeito nem mesmo foi citado.

-------------------------------
 
O prefeito de Uruaçu, Lourenço Filho (PP), foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado Serra da Mesa. O Cidisem reúne 13 municípios.

-------------------------------
 
O prefeito Iris Rezende será lançado candidato a governador de Goiás na sexta-feira, 2,no Master Hall. Com o apoio do PT.

-------------------------------
 
A prioridade de Iris Rezende, daqui pra frente, é atender os políticos do interior.

-------------------------------
 
Peemedebistas dizem que Henrique Meirelles vai ser candidato a senador. Um jornalista nacional contou ao senador Demóstenes Torres que o presidente do Banco Central não vai disputar mandato em Goiás.

-------------------------------
 
O petista Rubens Otoni deve disputar mandato de deputado federal, especialmente se Henrique Meirelles (PMDB) for candidato a senador. Não ficar fora do processo político.

------------------------------
 
No meio do fogo cruzado entre as raposas Meirelles e Demóstenes Torres, Rubens teme não ser eleito.

-------------------------------
 
Se Meirelles não disputar, Rubens pode ser candidato ao Senado. E, se o PMDB não fechar com o PR, é cotado para ser vice de Iris Rezende.

-------------------------------
 
Gente do governo de Goiás esteve no Supremo Tribunal Federal em busca de uma certidão. Tudo para viabilizar o negócio da Celg.

-------------------------------
 
Marqueteiros sugerem que candidato a governador primeiro tem de fazer um discurso propositivo e convincente. Ao mesmo tempo, numa programa “clean”, deve vender esperança.

-------------------------------
 
O PP em peso trabalha para Nerivaldo Costa assumir a articulação política do governo Alcides. Mas Nerivaldo é cotado para assumir a presidência da Celg.

-------------------------------
 
O comando da SSP (Ernesto Roller) avalia que a greve dos delegados de polícia é ilegal.

-------------------------------
 
O vereador Chiquinho Carlos (PDT) deixou a Secretaria de Governo da Prefeitura de Uruaçu e voltou para a Câmara. Ele deve ser candidato a deputado estadual, em dobradinha com Sérgio Caiado (PP).

-------------------------------
 
Líderes do PP avaliam que, se deixar o governo, Jorcelino Braga ficará com a imagem de que não resolveu o problema da Celg. Os tucanos torcem por isso.

-------------------------------
 
Convocada pelo governador Alcides Rodrigues, Sirlene Borba, conhecida como rainha do PTN, será candidata a deputada estadual. Está animadíssima.

-------------------------------

“Em Rubiataba, fiz uma reunião e apareceram 1.300 pessoas. O município tem 16 mil votos. Fiz um périplo em cinco municípios, em companhia do médico George Morais”, contra, exultante, Sirlene.

-------------------------------
 
Sirlene diz que Marconi está muito forte no interior. “Mas o nome de Vanderlan Cardoso começa a pegar.”

-------------------------------

Entre os médicos o Ipasgo é conhecido “Ih-Não-Paga”.

-------------------------------
 
Para não desagradar o PMDB, Neyde Aparecida, do PT, será candidata a deputada estadual.

-------------------------------
 
No PP não é apenas Roberto Balestra que torce por uma aliança com o senador Marconi Perillo.

-------------------------------
 
Na semana passada, dois pepistas, consagrados, disseram que temem contribuir para que o PMDB fique mais 16 anos no poder. “Será suicídio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário