segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Marconi: liderança confirmada!





POLÍTICA

Marconi lidera pesquisa Serpes com 46.7%; Iris está com 39%

Repórter: Carlos Eduardo Reche

A 15 dias da estreia do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, o senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa pelo governo estadual, com 46,7% das intenções voto, mostra a quarta rodada da pesquisa Serpes/ O POPULAR, realizada entre os dias 24 e 29 de julho (veja quadro). O tucano está 7,7 pontos à frente do segundo colocado, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), que aparece com 39%.

O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR) segue na terceira posição, com 5,5% das intenções. Na comparação com a rodada anterior da pesquisa, publicada em 12 de julho, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Marconi teve oscilação positiva de 0,6 ponto entre as duas rodadas da Serpes. Já Iris teve variação negativa de 0,3 ponto, enquanto Vanderlan perdeu 1 ponto porcentual na comparação entre os levantamentos. A candidata do PCB, Marta Jane, tem 1% das intenções e Washington Fraga, que disputa a eleição pelo PSOL, aparece com 0,3%. Os eleitores que afirmam estar indecisos somam5% e 2,6% dizem que votariam em branco ou nulo. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores em todo o Estado.

REGIÕES

Na divisão da pesquisa por regiões, Iris aparece numericamente à frente de Marconi apenas em Goiânia. O peemedebista tem 44,1% das intenções de voto na capital, diante de 40,9% de Marconi. A maior vantagem do senador sobre o ex-prefeito é no Entorno de Brasília, em que o tucano tem 52,9% das intenções e o peemedebista, 27,1% das preferências. Na Região Central do Estado, onde estão Anápolis, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, Marconi tem 43,8% das intenções de voto e Iris aparece com 41,9%.

No Norte, o senador tem 52%, diante de 40% de Iris. Na Região Sul, onde estão os eleitorados de Catalão e Itumbiara, Marconi aparece com 49,1% das intenções, diante de 36,4% de Iris. O senador lidera com 47,7% das intenções no Sudoeste, região dos municípios de Rio Verde e Jataí, enquanto Iris tem 39,6% das intenções.

No Noroeste do Estado, o tucano tem 45% das intenções e Iris, 43,8%. As intenções de voto de Vanderlan na divisão da pesquisa por regiões oscilam entre a mínima de 1,8 (Sul) e a máxima de 8,1% (Centro). Em Goiânia, Vanderlan tem 7,7% das intenções e na Região Noroeste, 6,2%.

Nas demais regiões o candidato do PR alcança 4% (Norte), 2,9% (Entorno de Brasília) e 4,5% (Sudoeste). Na rodada anterior, o tucano aparecia com 35,5% das intenções em Goiânia, diante de 46,6% de Iris. Na Região Central, o tucano tinha 45,2% das intenções de votos, diante de 41,4% obtidos por Iris.

Já Vanderlan aparecia com 12, 7% das intenções de voto na capital e 8,6% na Região Central, onde está o município de Anápolis. Na pesquisa publica em 12 de julho, Marconi tinha 51% das intenções na Região Norte, diante de 44% de Iris, 52,4% no Entorno de Brasília, enquanto Iris aparecia com 28,2% das intenções, e 45,5% no Sudoeste, contra 35,5% do adversário peemebebista. No Sul, o senador tucano aparecia com 50,9% das intenções de votos na rodada anterior, diante de 40,9% obtidos por Iris. Na Região Noroeste, Marconi tinha 51,2%, diante de 33,8% registrados por Iris.

Esta é a segunda vez que Marconi e Iris se enfrentarão na disputa pelo Palácio das Esmeraldas. A primeira foi em 1998, quando Iris, então senador, entrou com amplo favoritismo e foi derrotado, no segundo turno, para o então deputado federal tucano.

Eles têm dois mandatos de governador do Estado cada. Marconi disputará o governo estadual sem parte da base de apoio que o elegeu em 1998 e 2002. É o caso de PR, PP e PSB, que lançaram Vanderlan. Ainda assim, o tucano assegurou o apoio do DEM, um dos alicerces das duas vitórias seguidas. A ruptura na base ocorreu após a vitória de Alcides Rodrigues, em 2006.

O pepista foi vice de Marconi nos dois governos, mas eles romperam durante a administração de Alcides, que se encerra no dia 31 de dezembro e o governador decidiu lançar seu próprio candidato.

Já Iris concorre em uma aliança inédita com PT e PC do B. O caminho para a composição entre os partidos foi aberto durante a camapanha de Iris à reeleição para a Prefeitura de Goiânia. O PT indicou o vice do peemedebista em troca da coligação. Com a saída de Iris para disputar o governo, os petistas assumiram pela terceira vez o Paço Municipal, quase seis anos após a derrota para Iris.


Espontânea mostra empate técnico

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo de Goiás na modalidade espontânea da pesquisa Serpes/O POPULAR. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 24 e 29 de julho, o tucano tem 25,2% das intenções de voto, diante de 20,9% de Iris. O candidato do PR, Vanderlan Cardoso, aparece com 3,1% das intenções.

A margem de eleitores indecisos, por outro lado, ainda é alta: 48,8% afirmaram não saber em qual candidato a governador votarão em 3 de outubro em resposta à pesquisa espontânea, em que não é apresentada a cartela de opção de nomes aos entrevistados. A margem de erro da pesquisa, que entrevistou 1.001 eleitores, é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Na comparação com a rodada anterior, publicada em 12 de julho, Marconi teve oscilação positiva de 4 pontos porcentuais na pesquisa espontânea, acima da margem de erro. Já Iris oscilou 1,5 ponto porcentual positivamente, dentro da margem de erro. Vanderlan teve variação negativa de 0,3 ponto, também dentro da margem de erro da pesquisa.

O número de eleitores indecisos caiu em relação à pesquisa passada, mostram os números. A queda foi de 4,1 pontos porcentuais , acima da margem de erro. Na rodada anterior, os que afirmavam que não sabiam em quem votar para governador totalizavam 52,9% dos entrevistados. Agora, são 48,8%.


Tucano lidera cenários para segundo turno

O senador Marconi Perillo (PSDB) venceria os ex-prefeitos Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) em um eventual desfecho da disputa para o Palácio das Esmeraldas em segundo turno, mostra a quarta rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 24 e 29 de julho.

Na disputa contra o peemedebista, o tucano obtém 50% das intenções de voto, diante de 42,2% de Iris. Os eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo somam 3,5%, enquanto 4,4% se dizem indecisos.

Na simulação de segundo turno entre Marconi e Vanderlan, a dianteira do tucano é maior: ele aparece com 69,4% das intenções de voto, diante de 17,7% obtidos pelo republicano. Os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 6,7% nessa simulação, enquanto os indecisossão 6,2% dos eleitores entrevistados.

Iris vence Vanderlan na simulação de segundo turno entre o peemedebista e o republicano. Iris obtém, segundo a pesquisa, 67% das intenções, diante de 18,1% de Vanderlan. Os eleitores indecisos totalizam 6,3%, diante de 8,6% que afirmam que votariam em branco ou nulo num eventual confronto entre os dois ex-prefeitos.

A disputa de segundo turno entre Iris e Marconi está mais acirrada que na estimulada de primeiro turno. O tucano aparece com 44,1% das intenções na capital, diante de 46,8% do peemedebista - ou seja, em empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Os dois estão empatados tecnicamente também na Região Central, onde está o município de Anápolis. O tucano tem 47,1% das intenções, diante de 46,2% do peemedebista. Marconi e Iris também estão empatados na margem de erro na Região Noroeste de Goiás, em que o tucano tem 48,8% das intenções, diante de 45% do peemedebista numa eventual disputa de segundo turno. Nas demais regiões, o senador lidera a disputa com folga. A vantagem, mais uma vez, é maior no Entorno, em que Marconi aparece com 57,6% das intenções e Iris, com 31,2%.


Candidatos empatam no quesito rejeição

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) também estão empatados nos índices de rejeição, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR sobre a disputa pelo governo de Goiás, realizada entre os dias 24 e 29 de julho.

O peemedebista está numericamente à frente do tucano no quesito: tem 16,1% de rejeição, diante de 15,5% de Marconi. Os candidatos do PCB, Marta Jane, do PR, Vanderlan Cardoso, e do PSOL, Washington Fraga, aparecem empatados na segunda posição do índice de rejeição. Marta tem 9,1%, Vanderlan aparece com 8,9% e Fragam 7%.


Metodologia:

Entrevistados: 1001

Registro na Justiça Eleitoral: Registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) número 20.651/2010, em 23 de julho de 2010; registro no Tribunal Regional Eleitoral (TER-GO): 32.740, em 23 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário