quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lúcia Vânia: senadora dos bons projetos!





Política & Justiça

Lúcia Vânia aprova licença-maternidade de 180 dias
Projeto que vai beneficiar mulheres de todo o País passa pelo Senado. “Nossas crianças vão ficar protegidas por mais tempo”, afirma tucana

Da Redação

A luta pela ampliação da licença-maternidade sempre foi uma das bandeiras da senadora Lúcia Vânia (PSDB) no Senado Federal. Conhecida como “a senadora do social”, a tucana foi uma das grandes defensoras da Proposta de Emenda à Constituição que aumenta a licença-maternidade para 180 dias. Com o empenho da senadora, a PEC foi aprovada ontem no Senado Federal e vai beneficiar mulheres de Goiás e de todo o Brasil.

“Nossas crianças vão ficar protegidas por muito mais tempo. Ninguém perde nada, apenas as crianças é que ganham. É um grande ganho para as trabalhadoras e para seus filhos”, destaca a senadora. Lúcia Vânia ressalta que a aprovação do projeto terá grande alcance social e contribuirá para o fortalecimento da família brasileira.

Além disso, a tucana destaca que a ampliação da licença não deve aumentar as ações discriminatórias em relação à mulher no mercado de trabalho, nem gerar impactos significativos sobre os salários e sobre o emprego. A PEC foi aprovada em primeiro turno no esforço concentrado de julho. O resultado foi comemorado pelos senadores e pelo público presente nas galerias do Plenário. A matéria vai agora para a Câmara dos Deputados.

ÍNDIOS

Ontem, a senadora Lúcia Vânia recebeu, em seu gabinete, o diretor da Secretaria da Saúde Indígena, dr. Antônio Alves, representante do Ministério da Saúde e comitiva de representantes indígenas para discutir a Medida Provisória 483/10, que cria a Secretaria Especial de Saúde Indígena. À tarde a matéria foi aprovada no Plenário do Senado. Dessa forma, o Ministério da Saúde assumirá parte das atribuições da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que é responsável pelo financiamento de projetos de saneamento básico e saúde indígena. A senadora tucana foi a relatora do projeto e deu parecer favorável à matéria.

Representante do Conselho Nacional de Saúde dos Xavantes, Edimundo Omore defende que a criação da secretaria vai contribuir para melhorar a qualidade do atendimento médico das comunidades indígenas e para o estabelecimento de uma “política decente” nesta área. Líder da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marcos Apurinã acredita que a Secretaria Especial de Saúde Indígena vai melhorar a qualidade de vida nas 180 aldeias da Amazônia.

A senadora Lúcia Vânia explicou aos líderes indígenas que apresentou parecer favorável à aprovação do projeto por considerá-lo “um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos índios”. Segundo ela, a situação de saúde é muito ruim nas aldeias e esta secretaria deve corrigir distorções causadas durante anos de descaso com a saúde dos índios brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário