terça-feira, 3 de agosto de 2010

Marconi: encosta e pode ultrapassar Íris em Goiânia!





Política & Justiça

Marconi reduz vantagem de Iris na Capital
Candidato do PSDB ao governo diminui frente do peemedebista, que já foi de 19 pontos percentuais, para 3,2 

José Cácio Júnior e Márcia Abreu

O candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), reduziu a 3,2 pontos percentuais a vantagem de Iris Rezende (PMDB) em Goiânia, que já foi de 19 pontos. De acordo com a pesquisa Serpes/O Popular divulgada ontem, Iris tem 44,1% das intenções de voto na Capital, enquanto Marconi, 40,9%. O candidato do PR, Vanderlan Cardoso, aparece com sua melhor posição em Goiânia, alcançando 7,7%.

Na rodada anterior, publicada em 12 de julho, Iris liderava na Capital, com 46,6% das intenções. Marconi tinha 35,5%. O peemedebista caiu, ao passo que Marconi subiu mais de 10%. Os números mostram que Marconi tem crescido em Goiânia. Já Iris, que foi prefeito da Capital nas duas últimas eleições, nas quais ganhou com porcentagem grande de votos, tem perdido eleitores no município para o tucano. Nestas eleições, Marconi e Iris se enfrentam pela segunda vez. Em 1998, Marconi, então deputado federal, derrotou Iris Rezende no segundo turno. Na época, Iris era senador e considerado favorito.

TENDÊNCIA

Candidato à reeleição, o deputado federal Leonardo Vilela (PSDB) comentou ontem o resultado da pesquisa Serpes/O Popular. Otimista, o deputado acredita que a tendência seja o crescimento contínuo da campanha de Marconi, já que o candidato, segundo ele, aumenta a cada dia a diferença para Iris e Vanderlan Cardoso. “Dois pontos importantes nessa pesquisa é que Marconi ganharia no primeiro turno e que diminuiu a distância para Iris em Goiânia de 11% para 3%”, analisou o ex-presidente regional do PSDB, hoje substituído pelo deputado estadual Daniel Goulart, que não disputará eleição.

ENTORNO

Ao mesmo tempo em que reduziu a desvantagem que enfrentava em Goiânia, Marconi conseguiu manter frente aos ou-tros candidatos junto ao eleitorado residente no Entorno de Brasília. Pesquisa Serpes mostra o tucano com 52,9% das intenções de voto na região. O candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende, aparece com 27,1%, seguido por Vanderlan Cardoso, da coligação Goiás Rumo ao Futuro, que tem 2,9% das intenções. Na última rodada Serpes, publicada em 12 de julho, Marconi apresentava o maior percentual: despontava com 52,4% das intenções, contra 28,2% de Iris e 2,9% de Vanderlan. O tucano cresceu 0,5%, mantendo a frente; Iris caiu 1,1%; Vanderlan manteve o mesmo número.

De acordo com o cientista político Itami Campos, a liderança de Marconi no Entorno reflete o trabalho feito pelo candidato na região. Desde que assumiu cadeira no Senado Federal, em 2006, o tucano jamais deixou de visitar a região, sempre compareceu ao Entorno buscando solidificar suas bases. “A posição de Marconi (no Entorno) é referente ao trabalho que ele fez por lá. Da mesma forma como Iris lidera em Goiânia, por ter sido prefeito da Capital e ter ficado durante anos focado aqui”, explicou Itami.

VICES

Para o professor, os números mostram que o fato de Iris e Vanderlan terem (estrategicamente) candidatos a vice da região não altera o cenário, pelo menos até o momento. “Serpes mostrou isso. Mesmo PMDB e PR tendo vices daquela região, o PSDB continua liderando. É claro que esse cenário pode mudar. A televisão, inclusive, pode ser o divisor de águas. Pode tanto fazer com que Iris vire a situação (ultrapasse o senador), mas também pode fazer com que Marconi se fortaleça ainda mais”, explicou.

O vice de Iris é o deputado federal Marcelo Melo (PMDB), nascido em Luziânia e escolhido exatamente porque Marconi li-dera na região. O mesmo aconteceu com o vice de Vanderlan, Ernesto Roller (PP), que é de Formosa e teve escolha estratégica.

O cientista político Wilson Ferreira também foi ouvido pela reportagem. Segundo o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o eleitorado do Entorno é jovem, migrante e não conhece o governo de Iris. Wilson diz que a posição de Marconi no Entorno pode ser uma resposta da população local. “O eleitor daquela região pode estar dando uma resposta a Iris: que não o conhece como governador. É uma campanha difícil. Iris não tem o apoio do governo, e Alcides Rodrigues (PP) colocou um empresário bem sucedido para ser candidato da frente alcidista, mas que não tem densidade eleitoral”, pontuou.

Wilson acredita que a população goiana não quer saber de terceira via. “Ninguém quer terceira via. O que o eleitor quer é renovação. E renovação não significa necessariamente um nome novo, mas, sim, ideias novas, propostas inovadoras, consistentes, interessantes, viáveis. E Marconi, até agora, é quem está representando essa novidade.” Uma das novidades é a internet. O candidato tucano tem site, rede de televisão; usa todas as ferramentas da rede social, como Twitter, blog, flickr, Orkut, facebook, como forma de interação entre ele e o eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário