terça-feira, 5 de janeiro de 2010

01 de janeiro de 2010

Diário da Manhã

Café da Manhã

Ulisses Aesse

A Indefinição de Meirelles e o “trator” chamado Marconi

Um dos governadoriáveis do PMDB, Henrique Meirelles, ainda que sério, parece jogar charme quando fala da sua provável (ou não) candidatura. Faz mistério que não impressiona a imprensa, deixa o PMDB preocupado e cria um clima de suspense perigoso para sua imagem. Candidato natural do PMDB, Iris Rezende parece não estar inclinado a disputar a eleição caso Meirelles se entusiasme a entrar no páreo. Em uma carreira totalmente vitoriosa, Iris teve sua primeira derrota ao enfrentar Marconi, em 1998, quando perdeu as eleições para o governo. Pressionado a ser candidato, Iris só espera uma definição do indeciso Meirelles. Se este não for candidato, com certeza, Iris entra na disputa. Até mesmo para não deixar seu partido na mão e em respeito a seus eleitores, que o querem governador. Iris dá hoje um exemplo de lição de respeito a Meirelles (até por esperar seu aceno e não colocar já a sua candidatura nas ruas) e a seu partido. Durante a festa popular do aniversário de Iris, em entrevista à imprensa, Meirelles disse que o presidente Lula o quer na presidência do Banco Central até o fim de seu governo, mas advertiu, também, que o presidente concluiu: o que ele decidir será compreendido e apoiado. Lula só quer uma coisa em Goiás: que Marconi não volte ao poder como governador. Tanto que, em sua visita a Goiânia, durante comício na Praça Cívica, Lula lançou Meirelles como candidato ao governo goiano, na frente, e deseducadamente, do próprio prefeito Iris. Ao se manifestar pela indecisão, tem-se a ideia, também, de que Meirelles teme enfrentar a força de Marconi. Meirelles bem que quer (ou queria) ser governador, mas teme o “trator” eleitoral chamado Marconi, hoje candidato com uma intenção de votos, sem começar a campanha, com mais de 50%.

Síntese

Deputado federal, o fiel escudeiro do senador Marconi Perillo, Carlos Alberto Leréia cedeu a vez para o deputado estadual Daniel Goulart (foto), hoje principal nome a sair em defesa de Marconi, quando dos ataques dos adversários.


Diário da Manhã

Fio Direto

Alexandre Bittencourt

Nova missão

O ex-reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), José Izecias (PSDB), assume dia 6 a direção-geral do Fórum, a convite do presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles.

Diário da Manhã

Carta do Leitor

Marconi lidera – Capa, 31/12/09

Líder de expressão

O Senador Marconi Perillo (PSDB) tornou-se um dos brasileiros de maior expressão e presença nos bastidores políticos do Estado de Goiás. Reconhecido nacionalmente pela sua atuação enquanto governador num estado que se caracterizava pela indulgência de ajuda do Governo Federal, atrasado e periférico em relação aos outros Estados da União, passou a estrelar no País após redirecionar o Estado de Goiás para o caminho do desenvolvimento, através de obras de infraestrutura, ações sociais e culturais de relevância.

As pesquisas de intenção de voto, como a publicada pelo Jornal Diário da Manhã atesta a vontade do povo de Goiás em eleger um político, que diferente dos outros políticos do mesmo partido (PSDB), pode olhar para o povo de cabeça erguida e contemplar um futuro para Goiás.

João Nascimento, via e-mail


Diário da Manhã

Blog - Welliton Carlos

Razões para Marconi ganhar as eleições
Pesquisa Ecope já revela vencedor das eleições de 2010. 'Imagens na cabeça' do eleitor começam a se formar. Saúde, performance e traição estão na memória coletiva

Em referência à disputa do governo de Goiás, a pesquisa Ecope/DM mostra certa folga de Marconi Perillo frente ao prefeito Iris Rezende - 53,7 a 32, 7 %. É bastante interessante a reação marconista nos últimos meses, visto que eles estavam mais próximos na porcentagem até meados do ano. Da pesquisa é possível extrair duas situações. Se verdadeira e correta a pesquisa - o que presumimos -, Marconi disparou. Deve ter feito algo de diferente que provocou imagens na cabeça do leitor - para aproveitarmos uma expressão de Walter Lippman.

Parece que a população tem feito comparações e projeções. É o que sinto. Ela avalia quem fez mais por Goiás, quem está com mais condições físicas para governar. Sem duvida, em termos de visibilidade, Marconi fez mais, muito mais. Marconi se comunica melhor, está integrado no mundo moderno com as redes sociais, investiu na cultura e tem dado algumas demonstrações de que é equilibrado - afinal, até agora não dirigiu uma única palavra contra os ataques que vem sofrendo neste atual governo. E olha que seus dois governos têm sido desconstruídos.

No geral, Marconi deve ganhar as eleições por força da energia física, da força do funcionalismo público (que teve melhores tempos com ele no poder, até pela realização de concursos) e da construção de um discurso da vitimização na mídia. O povo, esse povo que vê novela, não tolera uma traição - é algo mitológico. Afinal, 'Alcides é Marconi, Marconi é Alcides, Alcides é 11'. Isso vai pegar.

Quanto às pesquisas de Goiás, tenho apostado mais na Ecope do que no Serpes, que erra muito e usa recursos técnicos antiquados para aferir a intenção das pessoas. Sua insistência em não considerar o 'regular' como os institutos de pesquisa americanos tratam demonstra um arcaismo sem tamanho, uma deturpação da intenção do pesquisado.

Uma excelente candidatura para Goiás seria Henrique Meirelles, mas infelizmente os efeitos da comunicação são cumulativos. E ao longo dos anos ele não comunicou uma presença acentuada em Goiás. Em síntese, as pessoas não lembram do seu rosto, de suas ideias e do que ele faz. E Meirelles é simplesmente o bom senso desse governo federal, o cara que fez a tal estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário