sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Dengue: poder público precisa atuar!

O Popular

Editorial

Dever de todos

A Prefeitura de Goiânia deu início a uma ofensiva para conter o avanço da dengue na cidade e vai atacar pontos favoráveis à formação de focos do mosquito transmissor, como canteiros de obras e borracharias. A determinação agora é a de não esperar mais pela colaboração. Estabelecimento que não colaborar poderá vir a ser interditado.

A população ficará inteiramente a favor dessa nova postura da administração, pois os procedimentos preventivos para reduzir o risco da dengue precisam estar mesmo acima de todas as demais considerações. Quem atrapalha as ações de combate à dengue, por exemplo impedindo a vigilância sanitária de fiscalizar e tomar as providências necessárias, tem de sofrer as consequências.

Como neste começo do ano já houve espantoso aumento de casos notificados de dengue na cidade, crescimento de quase 200%, o dever de colaborar envolve toda a comunidade. Ninguém pode se omitir, pois todos estão sob o mesmo risco e só este envolvimento geral pode produzir a gradativa erradicação da doença, tarefa muito difícil, talvez maior desafio mesmo de saúde pública já enfrentada pela capital do Estado.

Em outros municípios goianos também está ocorrendo aumento de casos notificados. Nestes municípios deve-se intensificar também o apelo pela cooperação de todos, assim como iniciativas de orientação de como agir para as pessoas, a fim de que ninguém deixe de cumprir o dever. Tarefas simples de limpeza e cuidado para evitar acúmulo de água fazem toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário