sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Popular

DIREITOS HUMANOS

Entidades querem Jobim fora

Agência Estado

São Paulo – Dezenas de entidades protocolaram ontem à tarde, no escritório da Presidência da República em São Paulo, uma carta de apoio ao Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). O grupo, que reúne de organizações de defesa dos direitos humanos a sindicatos, ainda pediu a saída dos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, críticos do plano. No texto, que seguiu para Brasília pouco depois, as entidades declaram que o programa “é um importante passo” para que o Estado assuma a bandeira dos direitos humanos. As críticas, de acordo com a carta, “estão cheias de conhecidas motivações conservadoras”. A declaração manifesta ainda “apoio integral” ao secretário especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

À noite, as organizações promoveram um encontro no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, “em defesa da democracia, dos direitos humanos e da verdade”. A carta foi assinada por entidades como a Central Única dos Trabalhadores e o Grupo Tortura Nunca Mais. Cerca de cem pessoas se reuniram em frente à representação da Presidência. Carregavam cartazes com palavras de ordem e pediram a saída de Jobim. A cobrança já constava do documento: “Se alguém tem de deixar o governo, são aqueles ministros – entre os quais o da Defesa, senhor Jobim, e o da Agricultura, senhor Stephanes – que, de forma oportunista vêm contribuindo para gerar as reações negativas e conservadoras.” O texto destaca que o plano de direitos humanos representa a vontade da sociedade civil, foi amplamente discutido e esteve disponível para consulta por seis meses.

Mesmo pressionado, o presidente Lula pretende resistir e não fazer mais nenhuma mudança no polêmico decreto. Segundo um assessor, Lula considera que o maior problema foi sanado – a possível revisão da Lei da Anistia, que sofreu oposição do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. O texto, reformulado, foi publicado ontem no Diário Oficial da União. (Agência Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário