sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os mosquitos do Maguito

Diário da Manhã

Aparecida intensifica ações para combater a dengue
Secretaria da Saúde compra 50 cadeiras de hidratação e duas tendas que devem auxiliar no tratamento da doença. Exército participa de força-tarefa na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia intensifica o combate ao mosquito Aedes aegypti e se esforça para melhorar o atendimento à população vítima da dengue. O secretário interino, Rafael Nakamura, confirmou a compra de duas tendas e 50 cadeiras de hidratação, que facilitarão o atendimento junto aos pacientes que procuram as unidades de saúde. “Instalaremos as tendas nos Cais Nova Era e Garavelo, a partir do dia 20 deste mês com 25 cadeiras em cada unidade”, informou Nakamura.

A força-tarefa de combate à dengue em Aparecida ganha corpo entre os dias 26 e 29, quando será realizada a semana de guerra contra o mosquito. A iniciativa contará com a participação do Exército, que vai disponibilizar três caminhões, dois ônibus, equipes de enfermeiros e médicos, e 80 soldados. “O objetivo desta mobilização é sensibilizar a população, pois só venceremos a doença com a participação de todos os cidadãos”, explicou o secretário.

Ainda segundo Nakamura, agentes e técnicos da SMS irão percorrer os dez bairros da cidade com maior quantidade de casos notificados. O arrastão será feito em casas, estabelecimentos comerciais e lotes baldios, quando serão recolhidos pneus e demais recipientes que possam servir de criadouro do mosquito.

NÚMEROS

Em 2009, foram registrados 7.421 casos de dengue em Aparecida, dos quais 5,7 mil foram comprovados, e cinco óbitos. Nossa meta é ampliar a mobilização dos agentes públicos e privados para reduzir esse índice”, frisou Nakamura, ao ressaltar que a SMS conta também com o apoio de 240 agentes de combate às endemias.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Roberto Antônio de Castro, acrescentou ainda que o município receberá nos próximos dias mais duas caminhonetes e uma Kombi, ampliando para seis o número de fumacê – útil no combate aos mosquitos em fase adulta. “A partir de hoje, também contamos com o assessoramento de técnicos da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde”, afirmou o coordenador, ao revelar que a fase da transmissão da doença está em ascensão.

Também são parceiros no combate à dengue em Aparecida a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais e organizações não-governamentais.

Dengue no estado

Os casos de dengue em Goiás tiveram um aumento de 196,4% nos primeiros nove dias deste mês, em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria da Saúde, neste período foram notificados em todo o Estado 1,24 mil casos da doença. Não foi registrado nenhum caso hemorrágico.

O coordenador estadual de Controle de Vetores, Jamilton de Freitas Pimenta, explica que a antecipação das chuvas e a circulação de três sorotipos propiciaram o crescimento da doença . Para conter este avanço, a Secretaria vem intensificando as ações de combate ao mosquito junto aos municípios com maior registros da doença.

A chegada de oito veículos, repassados recentemente pelo Ministério da Saúde, destinados à intensificação da nebulização (fumacê) e eficaz para o combate do mosquito adulto, contribuirá para a contenção no número de casos. A Secretaria prepara a definição de um dia D de combate à dengue, a ser realizado todos os meses, com o propósito de conscientizar a população sobre o problema. Também está prevista a realização de um seminário na segunda quinzena de fevereiro com o objetivo de conclamar os gestores municipais a ficarem ainda mais engajados no combate ao vetor.

Fonte: da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário