sexta-feira, 12 de março de 2010

Anápolis e seus representantes

CONTEXTO

POLÍTICA

Nilton Pereira

O desperdício de votos
Excesso de candidatos dificulta eleição em Anápolis

Os 19 candidatos mais votados para deputado estadual por Anápolis nas eleições de 2006, somaram um total de 124.391 votos. Mas, destes, somente o candidato Frei Valdair (PTB) conseguiu se eleger, com 26.463 votos. Os restantes (97.928 votos) não foram suficientes para eleger mais nenhum candidato. Assim sendo, entre esses suplentes, houve uma média de 5.440 votos para cada, demonstrando, assim, a negativa pulverização por conta do excesso de candidatos. Em uma quantidade menor de postulantes, certamente seriam eleitos, pelo menos, mais dois candidatos anapolinos. Poucos deles obtiveram votações em outros municípios, assim mesmo, de forma inexpressiva. Em contrapartida, candidatos de outras regiões levaram de Anápolis mais de 40 mil votos para deputado estadual. Antônio Gomide (PT) ficou a menos de 400 sufrágios para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa. O mesmo aconteceu com José de Lima (PDT) que ficou na primeira suplência.

Esses números revelam que faltou estratégia política dos comandos partidários na cidade, tendo em vista que votos dados a alguns candidatos do PT, faltaram para Antônio Gomide. O mesmo acontecendo em relação a José de Lima e a outros concorrentes que tiveram de “repartir” os votos com colegas de legenda ou coligação. No final, nenhum se elegeu. Com a tendência de se registrar a mesma situação nas eleições deste ano, o Município de Anápolis corre, mais uma vez, o risco de, com 219 mil eleitores, não aumentar sua representatividade política regional.

Especulações

De acordo com as especulações, já seriam mais de 30 os candidatos a candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro deste ano, com domicílio eleitoral na cidade. Uma grande maioria, velha conhecida dos eleitores e que, em pleitos passados, obteve votação inexpressiva, sem qualquer chance de vitória. Muitos aproveitam, apenas, as vagas nos partidos para figurarem na mídia, objetivando uma candidatura a vereador nas eleições seguintes. Ou, mesmo, para serem lembrados como “companheiros de campanha” em busca de empregos no serviço público. Só na Câmara Municipal já seriam seis os pré-candidatos à Assembléia Legislativa. Ainda carecendo de confirmação, estariam concorrendo Sírio Miguel (PSB); Cabo Jacinto (PR); Fernando Cunha (PSDB); Dinamélia Rabelo (PT), Carlos Antônio (PSC) e Wesley Silva (PMDB). Há quem diga que podem, até, surgir outros nomes.

Última eleição

Nas eleições de 2006 a mais votada entre todos foi Mirian Garcia (PSDB), com 11.946 votos, seguida de Antônio Gomide (PT) com 11.209 votos. José de Lima (PDT) obteve 10.524 votos e José Odilon (PDT) 9.525. Os demais votados foram: Geraldo Espíndola (PSB) 7.792 votos; Gerson Fallacci (PSB) 3.779 votos; Oribaldo Ribeiro (PT) 492 votos; Wilmar Juri (PT) 742 votos; Atair Pio (PP) 8.600 votos; Douglas Dib (PSB) 779 votos; Eli Rosa (PFL) 6.510 votos; Fabrízio Almeida (PC do B) 1,168 votos; Firilênio Fraga (PDT) 2.107 votos; Ilmar Lopes da Luz (PSC) 1.295 votos; José Lopes (PSC) 7.936 votos, Max Lânio Gonzaga Jaime (PMDB) 6.828 votos e, Carlos César Toledo (PFL) 1.781 votos. Onaide Santillo, que sempre foi bem votada pelo PMDB, não concorreu a deputada estadual, tendo em vista estar figurando como candidata a Vice Governadora na chapa de Maguito Vilela. Mas, para este ano, tem-se como certo que ela vai se candidatar, assim como alguns dos que figuram na lista dos mais votados em 2006. Há quem diga que candidatos com experiência vitoriosa em eleições, como Pedro Sahium (DEM) e Pedro Canedo (PP) estariam, também, relacionados entre os prováveis candidatos a deputado estadual por Anápolis em três de outubro vindouro.

Autor: Nilton Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário