quinta-feira, 11 de março de 2010

Avaliação diz tudo!!

O Popular

POLÍTICA

Governo Alcides é aprovado por 33% dos goianos, mostra Ibope
Administração é considerada ótima por 3% dos entrevistados e boa por 30%, enquanto 9% a consideram ruim e 12% péssima. Saúde e educação são os temas que mais preocupam

Carlos Eduardo Reche

O governo Alcides Rodrigues (PP) é aprovado por 33% dos eleitores de Goiás, mostra pesquisa Ibope realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro a pedido do Sindicato dos Corretores de Seguro do Estado (Sincor-GO). Segundo a pesquisa, 3% dos entrevistados consideram a administração do pepista ótima e 30% classificam a atuação do governo como boa (leia quadro).

Para 42% dos eleitores, o governo Alcides é regular, afirma a pesquisa. A administração pepista é reprovada por 21%: 12% acreditam que o pepista fez um governo péssimo e 9% consideram a gestão ruim. Outros 5% não souberam avaliar ou não manifestaram sua opinião.

O índice de aprovação é calculado com base na soma dos conceitos ótimo e bom. A reprovação é o resultado dos índices de ruim e péssimo. Já os eleitores que optam pelo regular indicam não ter opinião formada sobre a gestão. A pesquisa Ibope entrevistou 1.008 eleitores, em sete regiões do Estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Na divisão por regiões, o índice de aprovação do governo Alcides é maior no entorno de Goiânia e no Centro e Norte do Estado. Na região metropolitana da capital, 40% consideram o governo dele ótimo (3%) e bom (37%). Nas Regiãos Central e Norte, a administração pepista é aprovada por 40% dos eleitores.

A reprovação a Alcides é maior no Oeste de Goiás, onde 23% consideram o governo Alcides péssimo e 8%, ruim – 31% de reprovação. Na região, a aprovação ao governo pepista é de 20%.

O índice de aprovação registrado pelo Ibope também é mais elevado que a média no Entorno de Brasília, onde o governo Alcides é considerado ruim por 9% dos eleitores e péssimo por 19% – média de reprovação de 28%.

Temas
A pesquisa mostra que a saúde, a educação e a segurança pública são os três temas que mais preocupam os eleitores do Estado. Á saúde lidera a lista de temas que, segundo os entrevistados, merecem maior atenção do atual e do próximo governo, com 79%.

A seguir aparece a educação, que obteve índice de 54% na lista das preocupações. A segurança é o terceiro tema que mais aflige, com 40%. Em Goiânia, os mesmos setores lideram a lista de preocupações dos eleitores, mas com índices ainda maiores: 86% na saúde, 63% na educação e 46% na segurança pública.

Ao mesmo tempo, áreas de atuação do governo com índices ainda menores na média do Estado preocupam mais os goianienses. É o caso do transporte coletivo (27% na capital, diante de 17% no Estado), do trânsito (26% a 13%) e dos menores abandonados (13% na capital e 5% no Estado).

Apesar do baixo índice de aprovação do governo Alcides e da elevada preocupação com áreas estratégicas da administração, 77% dos goianos se consideram “satisfeitos” com a vida que levam. Outros 8% se consideram muito satisfeitos – o que dá um índice de satisfação de 85%.

Os eleitores que se classificam como insatisfeitos com suas condições de vida, segundo o Ibope, somam 12% e 1% se considera muito insatisfeito. Assim, o índice de insatisfação é de 13%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário