quarta-feira, 17 de março de 2010

Desempregados em Anápolis

O Popular

ECONOMIA

Empresa em Anápolis dispensa 190 pessoas

Paulo Nunes Gonçalves, de Anápolis

Anápolis - A indústria Tapon Corona, que já chegou a empregar 800 trabalhadores em Anápolis, encerrou suas atividades esta semana, dispensando os 190 funcionários que ainda trabalhavam em duas unidades da empresa.

Segundo informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, Nivaldo Ferreira de Souza, um dos diretores da empresa, Francisco Lopes Zapata, esteve em Anápolis no início da semana e apenas liberou os funcionários, agindo da mesma maneira que em maio do ano passado, quando a indústria desativou a unidade do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), demitindo 250 trabalhadores sem nada pagar a eles.

“A indústria, que faz parte de um grupo multinacional oriundo do México e da Espanha, e ainda funcionava na cidade com uma unidade na avenida Brasil Sul e outra na avenida José Sarney, simplesmente ignorou qualquer responsabilidade com os funcionários, deixando todos sem amparo”, denunciou o presidente do sindicato.

De acordo com Nivaldo Ferreira, o sindicato está entrando com uma ação na Justiça do Trabalho na tentativa de agilizar a liberação do Seguro Desemprego e do FGTS, a exemplo do que foi feito em 2009.

“Só que o FGTS de muitos funcionários não vinha sendo depositado”, relatou o presidente, lembrando que as ações do ano passado continuam na Justiça, ainda sem uma decisão.

Ontem, a advogada da empresa, Eliana Neves, disse que a Tapon Corona não desativou suas atividades em Anápolis, destacando que a empresa pode voltar a funcionar. Segundo ela, o processo de recuperação judicial não foi encerrado.

A advogada não quis falar sobre a situação dos funcionários demitidos e, até o fechamento desta edição, nenhum diretor havia retornado as ligações feitas pela reportagem.

4 comentários:

  1. Essa advogada agora aparece. Quem tinha 2 meses, 2 anos ou 20 anos foi tratado do mesmo jeito, se vira na justiça; quem apostou e acreditou dançou, vai ter que voltar com mala e cuia pra Sampa.Boa sorte para todos que colaboraram.eu volto pra Sampa.

    ResponderExcluir
  2. eu trabalhei 16 anos nessa empresa,era boa mais a administração pisou na bola era ema panela maldita ,agora tou aqui esperando o q é meu ...

    ResponderExcluir
  3. Meu pai trabalhou 16 anos na empresa, foi chamado para trabalhar em anapolis e deu no que deu. Nossa sorte foi q ele conseguiu receber o FGTS mais seu direitos de empresa ainda não sairam

    ResponderExcluir
  4. trabalhei 12 anos nessa empresa a culpa foi dos donos, que deixaram uma só pessoa tomando conta ele falava que era engenheiro mais é engenheiro de merda levou a firma para um lugar que não tem mão de obra especializada. todo mundo só sabe falar " do conta não" só tinha preguiçoso
    tem que se lascar mesmo.

    ResponderExcluir