terça-feira, 16 de março de 2010

Íris: quase fora?

O Popular

POLÍTICA

PMDB aprofunda discussão sobre alternativa à candidatura de Iris

Bruno Rocha Lima

Ainda mais desanimado com o sinalização de que o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, deve desistir de disputar o governo do Estado, o PMDB já começa a discutir alternativas para a eleição.

O candidato dos sonhos passou a ser novamente o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que voltou a discutir a possibilidade, conforme mostrou O POPULAR ontem. Os nomes do presidente do PMDB, Adib Elias, e do deputado estadual Thiago Peixoto também passaram a serem citados como alternativas, embora tenham dificuldade para emplacar.

Iris ficou ainda mais desanimado de concorrer após reunião com o governador Alcides Rodrigues (PP) no sábado, quando o pepista confirmou seu projeto de lançar candidato a governador. Iris queria contar com o apoio do Palácio das Esmeraldas ainda no primeiro turno. Na avaliação do prefeito, suas chances de vitória aumentariam consideravelmente em caso de uma ampla aliança em Goiás entre os partidos da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a negativa do governador à aliança entre os dois grupos, lideranças do PMDB voltaram a procurar Meirelles, que, pressionado pela sigla, havia retirado a pretensão de se candidatar ao governo no final de fevereiro. No domingo, Meirelles esteve com Thiago, o deputado estadual José Nelto e a deputada federal Iris Araújo.

Mas o presidente do BC ainda é visto como figura distante do processo e não gera segurança no PMDB, que ainda procura viabilizar a candidatura de Iris.

O partido agora fia-se na perspectiva de uma reunião entre Iris e o presidente Lula na próxima semana, que está sendo articulada por aliados do prefeito. Corre nos bastidores do Paço Municipal a informação de que Iris estaria irritado com a suposta falta de empenho do presidente em articular a união de sua base em Goiás no primeiro turno.

O PT, que havia fechado o apoio antecipado a Iris, ainda trabalha com a perspectiva do prefeito ser candidato a governador. “Acreditamos que Iris é o candidato e que suas ações nada mais são que um trabalho para viabilizar sua candidatura da melhor forma”, avalia o presidente do PT goiano, Valdi Camárcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário