quarta-feira, 10 de março de 2010

Marconi: liderança II

O Popular

POLÍTICA

Marconi lidera corrida ao governo
Pesquisa IBOPE mostra senador na 1ª posição nas quatro simulações de candidatos, 3 delas com Iris, que está em 2º

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) lidera a disputa eleitoral para o governo do Estado, mostra pesquisa Ibope realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro a pedido do Sindicato dos Corretores de Seguros de Goiás (Sincor-GO). O tucano aparece à frente nas quatro simulações de candidatos apresentadas ao eleitor no levantamento. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, está na segunda posição nos três cenários em que aparece como candidato do PMDB.

Nas três simulações em que Iris e Marconi aparecem em confronto, a distância entre eles varia de 6 a 8 pontos porcentuais. Na primeira simulação, em que o candidato da frente governista é o deputado federal Sandro Mabel (PR), Marconi tem 45% das intenções, seguido por Iris, com 37% – diferença de 8 pontos entre o senador e o prefeito. O republicano aparece com 3% e o pré-candidato do PSOL, Washington Fraga, tem 1%.

Na única das quatro simulações sem Iris, Marconi alcança o maior porcentual de intenções de voto, 62%, diante de 2% obtidos pelo ex-prefeito de Catalão Adib Elias, apresentado como outra opção de candidato do PMDB. Na segunda posição aparece o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), com 5%. Washington Fraga tem 2%, mesmo índice do deputado federal Rubens Otoni (PT).

No cenário em que a disputa se dá entre Marconi, Iris e Caiado, o senador tucano obtém 46% e o prefeito de Goiânia aparece com 39% – diferença de sete pontos porcentuais. Caiado tem 1% das menções, mesmo índice obtido por Washington Fraga.

Já na simulação em que o secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller (PP), é o candidato da frente governista, Marconi tem 45%, Iris, 39%, e Roller, 1% – mesmo índice de Fraga.

Entre os três principais grupos políticos do Estado, apenas Marconi está com a candidatura definida. A frente governista ainda não possui um nome de consenso e Iris deu um passo atrás e tem sinalizado que pode não concorrer. A pesquisa foi feita antes de o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Vieira Cardoso, ser apresentado como opção do PR para a disputa.

Caso Iris decida pela entrada no páreo, ele e Marconi se enfrentarão novamente na disputa pelo governo estadual após 12 anos. Em 1998, o tucano venceu o peemedebista, que concorria ao terceiro mandato. Agora, ambos são ex-governadores duas vezes.

Na divisão da pesquisa por regiões, Iris aparece à frente de Marconi em Goiânia, na região metropolitana da capital e em Aparecida de Goiânia. A dianteira é verificada nos três cenários em que o tucano e o peemedebista estão em confronto na pesquisa. No caso de Goiânia, Iris atinge a maior dianteira sobre Marconi no cenário em que Roller é o candidato da frente governista. Nesta simulação, o peemedebista tem 55% das intenções na capital, diante de 35% obtidos pelo tucano.

Ao mesmo tempo, também nos três cenários em que disputa o governo com Iris, Marconi lidera nas demais regiões pesquisadas – Centro e Norte, Oeste, Sul e no Entorno. No caso do Entorno, a vantagem do senador sobre o prefeito chega a 24 pontos porcentuais, caso da simulação em que Mabel é o candidato da frente do governador Alcides Rodrigues. Nessa simulação, o tucano tem 44% das intenções e o prefeito, 20%.

Na divisão da pesquisa por sexo, idade e nível de escolaridade, Iris não aparece à frente de Marconi em nenhum dos extratos. Nestes casos, o tucano lidera ou está empatado tecnicamente com o peemedebista. A vantagem do senador sobre o prefeito é maior entre os eleitores do sexo feminino, entre 25 e 39 anos de idade e com curso superior.

Na divisão por nível de escolaridade, o senador atinge seu melhor índice entre os eleitores com formação superior e no cenário em que o candidato da frente governista é Mabel. Marconi aparece com 51%, diante de 29% de Iris.

A distância entre o senador e o prefeito é menor entre os eleitores do sexo masculino, com 40 anos de idade ou mais e entre a 5ª e a 8ª séries.

Espontânea mostra empate entre rivais

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito Iris Rezende (PMDB) estão empatados tecnicamente na pesquisa espontânea, mostra o levantamento feito pelo Ibope, entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O tucano tem 15% das intenções de voto, diante de 12% obtidos pelo peemedebista. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Os demais candidatos aparecem com1% das citações cada um – o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), o governador Alcides Rodrigues (PP) e o prefeito de Aparecida de Goiânia e ex-governador de Goiás Maguito Vilela (PMDB).

Na pesquisa espontânea, os eleitores indicam livremente os candidatos de sua preferência. Esse aspecto do levantamento mostra o nível de indecisão dos eleitores. Pela pesquisa Ibope, 58% dos eleitores disseram que ainda não sabem em quem votarão para governador de Goiás.

Apesar disso, a divisão da pesquisa em regiões e segundo o perfil do eleitor mostra desempenho semelhante de Marconi e Iris. O prefeito lidera a disputa na capital, na região metropolitana e em Aparecida de Goiânia e o tucano está à frente nas demais regiões, com destaque para o Entorno de Brasília.

A vantagem de Marconi na espontânea é maior nas Regiões Centro e Norte do Estado, em que o tucano aparece com 25% das menções e o peemedebista, com 12%. Nessa região, o índice de eleitores que afirmam que votarão em branco ou nulo cai para 1%, diante do índice médio de 10%.

Mudança

A pesquisa também avaliou o perfil do governador que o eleitor deseja que seja eleito em 3 de outubro. A maioria, 39%, afirma querer um governador que “mantivesse alguns programas, mas que mudasse muita coisa”. Por outro lado, 14% querem que o próximo titular do Palácio das Esmeraldas dê “total continuidade ao governo atual”.


Peemedebista e democrata na dianteira para o Senado

Carlos Eduardo Reche

O senador Demóstenes Torres (DEM) e o prefeito Iris Rezende (PMDB) lideram a corrida para as duas vagas para o senado, mostram os dois cenários feitos pelo Ibope na pesquisa sobre a sucessão estadual. O democrata lidera o cenário em que a deputada federal Iris Araújo, mulher do peemedebista, é a candidata do PMDB. Neste caso, Demóstenes tem 29% das intenções e a deputada, 8%. Nesta simulação, a outra vaga para o Senado seria do governador Alcides Rodrigues (PP), que tem 15% das intenções.

Na disputa contra Iris, Demóstenes aparece na segunda posição. O prefeito de Goiânia lidera, com 26% das menções, e o senador democrata aparece com 23%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos.

No cenário que Iris e Demóstenes são os candidatos, há um empate técnico na terceira posição entre três candidatos – Alcides, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O pepista tem 12% das intenções, a tucana aparece com 11% e o neopeemedebista tem 10%. O deputado federal Jovair Arantes (PTB) aparece com 1%.

No cenário em que o prefeito é substituído pela deputada Iris Araújo, o empate pela terceira posição se dá apenas entre Lúcia e Meirelles. A tucana aparece um ponto porcentual à frente, com 12%, e Meirelles tem 11% das menções. Jovair tem 3% das intenções.

Demóstenes está à frente na preferência do eleitor na pesquisa espontânea para o Senado. O democrata tem 11% das intenções, quatro pontos porcentuais à frente do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), que tem 7%.

A pesquisa foi feita antes de o PSDB cogitar ter Júnior do Friboi (PTB) entre as opções. Candidatos à reeleição, Lúcia e Demóstenes já pleiteiam as duas vagas em caso de aliança entre PSDB e DEM.


Adib, Caiado e Roller têm as maiores rejeições

Carlos Eduardo Reche

O ex-prefeito de Catalão Adib Elias é o pré-candidato ao governo mais rejeitado entre os apresentados ao eleitor, mostra a pesquisa Ibope realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro. O peemedebista obteve índice de 35% entre os eleitores.

Na segunda posição aparecem as três opções da base aliada de Alcides Rodrigues (PP), em empate técnico. O deputado federal Ronaldo Caiado tem 30% de rejeição, seu colega de Câmara Sandro Mabel (PR) aparece com 27% e o secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller (PP), tem 29%. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Líder dos quatro cenários da disputa para o Palácio das Esmeraldas, o senador Marconi Perillo (PSDB) tem 12% de índice de rejeição. O porcentual está em empate técnico com seu provável rival na corrida, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB).

Nas posições intermediárias aparecem o candidato do PSOL, Washington Fraga, com 19%, e o deputado federal Rubens Otoni (PT), com 21% de índice de rejeição.

Qualquer um

Segundo a pesquisa, 9% dos eleitores afirmam que votariam em qualquer um dos candidatos ao governo citados pelo Ibope. Outros 17% disseram não saber responder à pergunta sobre em qual candidato não votaria de jeito nenhum nas eleições estaduais de 3 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário