quinta-feira, 4 de março de 2010

O Popular

CIDADES

Inundação desabriga 25 pessoas em Jataí

Marla Rodrigues de Jataí

O sol que nasceu e permaneceu forte durante todo o dia de ontem permitiu que a população prejudicada com a enchente em Jataí, no Sudoeste Goiano, pudesse voltar para casa e contabilizar o prejuízo.

Na madrugada de ontem, o volume de água tinha voltado ao normal. A Defesa Civil passou o dia cadastrando as famílias atingidas pela enchente nos arredores do Lago JK.

Até agora estão desabrigadas 25 pessoas, sendo 17 delas alojadas em uma escola municipal. No total foram 139 edificações prejudicadas com as chuvas e 512 pessoas afetadas de alguma maneira pelo acidente.

Para receber e atender as famílias, um Posto de Comando dos Bombeiros foi montado próximo ao lago com o reforço da Defesa Civil, prefeitura e voluntários. Segundo o comandante dos Bombeiros, Múcio Ferreira, neste local está sendo feito a distribuição de alimentos e a arrecadação de donativos. A cada refeição, 700 marmitex são distribuídas.

Neste momento, cerca de 170 pessoas estão trabalhando na remoção dos escombros e na limpeza das ruas e residências que amanheceram cheias de lama. O comandante afirma que o registro dos danos materiais está sendo feito de casa em casa para evitar a ação de oportunistas.

Durante o trabalho, os bombeiros receberam reclamações de que suas residências haviam sido furtadas. A avaliação de danos é o próximo passo da operação e acontece hoje, quando será possível precisar em números os estragos da enchente.

A Defesa Civil planeja decretar situação de emergência para tentar conseguir a ajuda do Estado na reconstrução das edificações.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, afirma que pode indenizar as famílias prejudicadas. “Um projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal, pedindo autorização para a reposição do que foi perdido”, afirma.

No Lago Bonsucesso, a pista que dá acesso à orla continua interditada, embora o nível do lago esteja abaixo do normal.

A preocupação é que o terreno na barragem está encharcado, o que pode provocar um desmoronamento. A próxima ação é depositar pedras no vertedouro para conter a vazão da água ao Rio Paraíso.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito nas rodovias federais da região foi normalizado. Os córregos e rios que haviam invadido a pista na terça-feira voltaram ao normal.

Recurso

O deputado Ronaldo Caiado (DEM) entrou em contato com o Ministério da Integração Nacional para angariar recursos  para a reconstrução de Jataí.

O valor que poderá ser repassado ao município, caso seja constatada necessidade, ainda não foi definido porque a Defesa Civil ainda não concluiu o levantamento dos estragos provocados pela enchente.


COMENTÁRIOS DO JOÃO AQUINO

Com a natureza não há dia e nem local para provocar estragos irremediáveis, levando dor e sofrimento a milhares de seres humanos, sobretudo àqueles que já estão em situação de risco social e passam a correr também o risco de morte, por habitarem locais propensos às inundações, enchentes e deslizamentos de terra.

Como não poderia deixar de ser, todos nós goianos estamos solidários para com o povo de Jataí e região, esperando que os governos agilizem a liberação de recursos para reconstruir mais do que casas e estradas, mas também vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário