segunda-feira, 8 de março de 2010

O Popular

Giro





Carlos Eduardo Reche

Pressionado, Iris afirma estar “indeciso” sobre candidatura

Após semana de intensas especulações sobre a suposta desistência do prefeito Iris Rezende (PMDB) da disputa para o governo do Estado, o peemedebista admitiu ontem, publicamente, estar indeciso entre a chapa e a conclusão do mandato no Paço Municipal. “Desde que cheguei recebi várias manifestações. Acredito que hoje Goiânia permitiria minha candidatura, desde que eu dê a Goiânia uma resposta à altura. Hoje não sei se serei candidato ou não, com toda a sinceridade. Essa madrugada acordei às 4 horas da manhã, num sobressalto, e me coloquei de joelhos perante Deus (para avaliar). E, sinceramente, digo a vocês que não sei”, afirmou Iris, na festa em homenagem ao Dia do Gari, promovida pelo presidente da Comurg, Wagner Siqueira Júnior, no Clube da Telegoiás. O prefeito está sob intensa pressão de dois grupos: de um lado, as bancadas estaduais e federais, que precisam de candidato majoritário forte para a disputa. De outro, a família, secretários e vereadores contrários à saída dele do Paço.

Termômetro

As declarações de Iris ontem foram interpretadas de três formas no PMDB. A mais pessimista, de auxiliares, diz que o prefeito mede o “efeito da desistência”.

Estratégia

O deputado José Nelto (PMDB) diz que “Iris sinaliza com a desistência para atrair o PP para a aliança”.

Decisão pessoal

O deputado estadual Samuel Belchior (PMDB), candidato à reeleição, afirma que “Iris é o candidato da unanimidade do PMDB, mas a decisão de se candidatar ou não tem de vir do coração dele”.

Mais 20 anos

Na área administrativa, o tema da semana é a reunião, amanhã, da Câmara de Transportes Coletivos para discussão da renovação da concessão do Eixo Anhanguera.

Conflito

O Eixo é um dos poucos temas a opor Iris e Alcides. O governador quer manter a linha com a Metrobus. O prefeito, a municipalização.

Banca

Presidente da CMTC (órgão operacional do transporte), Marcos Massad vai à Câmara de Goiânia na quarta para falar das mudanças no itinerário e cancelamento de linhas.

Líquido e certo

Dirigentes do PP, PSDB e PMDB têm um argumento em comum ao defender a aliança com o PR. Além dos prefeitos, afirmam que o partido do deputado Sandro Mabel “é integralmente fiel à decisão da legenda”.

Contas

Aliás, os tucanos já fazem as contas do tempo na televisão e número de prefeitos “com” e “sem” o PR na aliança para o governo. Caso do deputado Jardel Sebba (PSDB), na região de Catalão.

Reação

O senador Marconi Perillo (PSDB) decidiu não deixar mais passar em branco os ataques do deputado federal Rubens Otoni (PT) à candidatura tucana ao Palácio.

A primeira

Se Marconi estivesse isolado, como tem falado Rubens Otoni, o deputado não esgotaria seu discurso. Parece jogo combinado. Um ataca de um lado e outro, de outro lado” diz o ex-secretário de Planejamento José Carlos Siqueira.

Sucessão na indústria

Não é apenas para a disputa ao governo que estão quentes as articulações de bastidores. A corrida pela cadeira de Paulo Afonso na Fieg já começou e os pré-candidatos lutam pelas bênçãos do chefe.

Arremate

Sem cotas – O governador Alcides Rodrigues (PP) assina hoje convênios em comemoração ao Dia da Mulher. Mas a reserva de 50% dos cargos para elas ficou na promessa.

Mulheres – O Conselho Regional de Farmácia promove hoje comemoração ao Dia da Mulher. Dos 5 mil farmacêuticos goianos, 3,5 mil são mulheres. No Maison Florency.

Partilha – Assembleia Legislativa e Ministério Público assinam amanhã acordo de cooperação técnica para partilhar tecnologias e informações. Às 10 horas.

Trindade – O prefeito Ricardo Fortunato (PMDB) tenta aprovar nesta semana projeto que cria cargos comissionados no Executivo. Até no governo se admite que os “futuros” funcionários já estão trabalhando.

SOS Criança – O vereador Francisco Júnior (PMDB) apresenta amanhã projeto de lei que cria banco de fotos dos alunos da rede municipal na internet. A intenção é auxiliar na localização de desaparecidos.

Memória – O vereador Richard Nixon (PRTB) é autor de projeto que denomina de Luís José da Costa – o Leandro, da dupla com Leonardo – o viaduto a ser construído na Marginal Botafogo com a Avenida 136.

10, 9, 8 – Faltam 27 dias para que os candidatos às eleições deste ano deixem os cargos públicos para concorrer em 3 de outubro.

Pergunta para: DANIEL VILELA, vereador do PMDB

Na ala contráriaà saída de Iris do Paço estão vereadores que temem o “efeito PT”. O que acha?

O PMDB, como a maior bancada da Câmara de Goiânia, defenderá os projetos do Paço com a mesma veemência que na gestão de Iris. O prefeito entendeu a importância do PT em sua gestão. E o vice Paulo Garcia tem demonstrado ser um parceiro leal e vai reconhecer a importância do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário