segunda-feira, 15 de março de 2010

O Popular

GIRO





Carlos Eduardo Reche

À deriva, PMDB irista tenta agora reconquistar Meirelles

Após fazerem coro à pressão do prefeito Iris Rezende (PMDB) por definição antecipada do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, sobre sua candidatura ao governo, dirigentes peemedebistas tentam agora recompor com o chefe do BC. A meta dos deputados José Nelto e Iris Araújo – que estiveram ontem com Meirelles – e do presidente estadual peemedebista, Adib Elias, é preparar uma alternativa à iminente desistência do prefeito, que ouviu no sábado do governador Alcides Rodrigues (PP) que a frente palaciana terá candidato. A questão será tema de três reuniões, promovidas pela bancada estadual, amanhã (no diretório, com Adib), quarta-feira (com os deputados federais, em Brasília) e na quinta (com Iris, no Paço). A expectativa é de que, na semana que vem, Iris se encontre com o Lula para discutir a candidatura e, dependendo da disposição do presidente para patrocinar a unidade de sua base em Goiás, anuncie sua decisão. “O momento é muito doloroso para o PMDB”, diz Nelto.

Andor

O deputado Thiago Peixoto diz que o PMDB tem de ter “calma” e, até a definição de Iris, tem de evitar a discussão de nomes e avaliar o projeto político.

Cara e coroa

Para o deputado Samuel Belchior o apoio do PMDB a Alcides na Assembleia “não faz sentido” já que o governador “não avalia a possibilidade de apoiar Iris”.

Cruz irista

O prefeito Gilmar Alves (Quirinópolis, PMDB) foi ao mutirão ontem e ouviu de Iris a mesma avaliação de que a base de Lula tem de se unir.

Bênção

Antes de assumir a pré-candidatura pela frente alcidista, o prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PR), teve duas reuniões, em São Paulo, com Henrique Meirelles (BC).

Tempos diversos

Iris, Vanderlan e Meirelles têm em comum a data limite de 2 de abril para deixar os cargos se quiserem disputar as eleições.

Mas...

Apenas Iris terá de tomar posição definitiva até dia 2. Meirelles ainda espera pela vice de Dilma. O “sacrifício” de Vanderlan poderá lhe render outra vaga na chapa majoritária.

Cinco vezes mais

O governador Alcides Rodrigues (PP) deve aumentar de R$ 1,5 milhão para R$ 5,5 milhões o repasse para pagamento de precatórios.


O governo diz que Goiás terá 15 anos para pagar os precatórios nesses condições. Quitar o débito é vital para manter repasses e parcerias entre União, Estados e municípios.

Costurando

Enquanto aguarda a decisão do DEM sobre a sucessão, o senador Demóstenes Torres tenta aumentar sua base de apoio entre prefeitos. Tem visitado dez cidades por semana.

Lastro

Demóstenes esteve em 12 municípios neste fim de semana. Diz ter obtido o aval de prefeitos do PMDB, PSDB, PP, PR e PSC.

Ao embate

A indefinição de Iris reanimou a disputa de tendências no PT. O Movimento Cerrado quer fazer de Marina Sant’Anna alternativa a Rubens Otoni em caso de chapa própria.

Faltam 13 dias

Na prática, Iris tem até o dia 27 para garantir o apoio do PT. È quando ocorre o encontro em que o partido definirá a “diretriz” das alianças.


PERGUNTA PARA: Rubens Otoni, deputado federal do PT

O apoio do PT a Iris foi para garantir a cadeira de prefeito ao partido?

Não. O PT deixou claro que a prioridade é a unidade da base de Lula para vencer a eleição ao governo e garantir apoio a Dilma. O Paço é consequência. O PT tem sua posição definida com ou sem Iris na Prefeitura. Se Iris ficar, teremos candidato próprio. Se sair, ele terá nosso apoio. Henrique Meirelles já disse que não é candidato.

Caiado: “DEM não precisa ter pressa”

Presidente regional do DEM, o deputado Ronaldo Caiado disse ontem em encontro em Itapirapuã que é hora de o partido “adquirir musculatura” para as eleições deste ano e que “não precisa haver pressa” na definição do apoio a um dos candidatos ao governo. No encontro estavam dirigentes do DEM de 29 municípios. O partido parte do pressuposto de que seu apoio será disputado por todos.


ARREMATE

Santa Helena – Presidente da juventude do PMDB, Antônio Pereira prepara seminário no município para discutir as eleições. O tema é o cenário da disputa sem Iris Rezende.

Rubiataba – O prefeito José Fernandes entregou na sexta Centro de Assistência Social e dois postos saúde. Lá estavam o deputado Sandes Júnior e a vereadora Sirlene Borba (PTN).

Morrinhos – O deputado Evandro Magal foi definido candidato oficial do PP do município.

Guapó – Presidente do PMDB local, Luiz Juvêncio, que perdeu em 2008 a terceira eleição para prefeito, abriu processo de expulsão dos vereadores Plínio Dias e Claudinho Pinheiro.

Bom Jardim – Secretário da Agricultura, Leonardo Veloso assina na quinta convênio para a execução do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar.

Mandato – O gastroenterologista José Abel Ximenes foi reeleito presidente da Federação das Unimeds de Goiás e Tocantins.

Exposição – A Agepel abrirá dia 26 a exposição Mulheres Ritos e Retratos, no Museu da Imagem e do Som, na Praça Cívica. Às 20 horas.

Integração – A Secretaria de Ação Social de Goiânia promove de hoje a sexta-feira, no Jardim Curitiba 2, semana cultural, com apresentações musicais, dança, teatro e exposições. Na Avenida do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário