segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CONEXÃO






SUCESSÃO





Afonso Lopes
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A sustentável leveza do voto
Marconi Perillo amplia presença nas ruas enquanto adversários jogam suas chances somente no horário eleitoral do rádio e da TV

É im­pos­sí­vel não per­ce­ber o que es­tá ocor­ren­do na cam­pa­nha elei­to­ral des­te ano. En­quan­to a co­li­ga­ção do se­na­dor tu­ca­no Mar­co­ni Pe­ril­lo man­tém o que pa­re­ce ser uma im­pres­sio­nan­te vo­ca­ção de bus­car o con­ta­to com a po­pu­la­ção em even­tos nas ru­as, com car­re­a­tas, ca­mi­nha­das e pe­que­nos co­mí­cios, seus ad­ver­sá­rios op­ta­ram por es­pe­rar pe­la cam­pa­nha ele­trô­ni­ca, a pro­pa­gan­da elei­to­ral no rá­dio e na te­le­vi­são. Bem que o pe­e­me­de­bis­ta Iris Re­zen­de e o re­pu­bli­ca­no Van­der­lan Car­do­so ten­ta­ram acom­pa­nhar o rit­mo do tu­ca­no, mas de­sis­ti­ram. Nes­se as­pec­to, não são pá­reo pa­ra ele.

E a con­se­quên­cia des­sa enor­me dis­po­si­ção es­tá aí, cla­ra­men­te ex­pos­ta: Mar­co­ni li­de­ra em to­das as pes­qui­sas re­a­li­za­das até aqui. Ali­ás, não so­men­te é o lí­der co­mo tem con­se­gui­do in­clu­si­ve abrir pe­que­nas van­ta­gens a ca­da no­vo le­van­ta­men­to. A in­ten­ção de vo­to, es­sa coi­sa tão vo­lú­vel, tem se al­te­ra­do so­men­te a seu fa­vor. É co­mo se hou­ves­se um pac­to in­vi­sí­vel en­tre a cam­pa­nha de Mar­co­ni e a mai­o­ria dos elei­to­res go­i­a­nos, que re­sul­tou nu­ma sus­ten­ta­bi­li­da­de até ago­ra ina­ba­lá­vel.

Na ou­tra trin­chei­ra on­de cor­rem as can­di­da­tu­ras de Iris e Van­der­lan, há dois as­pec­tos ab­so­lu­ta­men­te an­ta­gô­ni­cos. Van­der­lan ten­tou ir às ru­as e re­cu­ou. Fal­tou re­cep­ção. Pri­mei­ro pe­lo ób­vio: qua­se nin­guém o co­nhe­ce. De­pois, de­ve-se le­var em con­ta sua fal­ta de tra­que­jo nes­se con­ta­to di­re­to. Ele fez al­go as­sim ape­nas du­as ve­zes em sua cur­ta car­rei­ra po­lí­ti­ca, em 2004 e em 2008. E, ain­da as­sim, nu­ma área ge­o­grá­fi­ca com pou­co mais de uma cen­te­na de ru­as e al­guns mi­lha­res de mo­ra­do­res, a ci­da­de de Se­na­dor Ca­ne­do. Is­so é to­tal­men­te di­fe­ren­te da no­va em­prei­ta­da, de cor­rer por ru­as de ci­da­des es­pa­lha­das por to­do o Es­ta­do de Go­i­ás.

Iris Re­zen­de tam­bém ten­tou dar mais rit­mo à sua cam­pa­nha nas ru­as, mas igual­men­te re­cu­ou. Não por fal­ta de re­cep­ti­vi­da­de, ob­via­men­te. O pro­ble­ma de­le pa­re­ce ser bas­tan­te sé­rio no que se re­fe­re à fal­ta de es­tru­tu­ra de cam­pa­nha. É a pri­mei­ra vez que ele en­tra nu­ma cam­pa­nha sem con­tar com for­te ba­se de apoio, in­clu­si­ve fi­nan­cei­ro. O jei­to, en­tão, foi ti­rar o pé do ace­le­ra­dor e dei­xar tu­do pa­ra o ho­rá­rio elei­to­ral gra­tui­to.

Há ou­tro de­ta­lhe que exer­ceu cer­ta in­flu­ên­cia so­bre o re­cuo de Iris e Van­der­lan no que se re­fe­re à cam­pa­nha de rua: a com­pa­ra­ção com Mar­co­ni. Os even­tos da co­li­ga­ção tu­ca­na não são ape­nas mais nu­me­ro­sos, mas tam­bém mais bem or­ga­ni­za­dos. E no­va­men­te is­so aca­ba se des­ta­can­do por­que a com­pa­ra­ção é ine­vi­tá­vel nes­ses ca­sos.

Não hou­ve co­mo evi­tar, as­sim, a con­so­li­da­ção da li­de­ran­ça de Mar­co­ni até aqui. E nem co­mo im­pe­dir que ele am­pli­as­se aos pou­cos sua van­ta­gem so­bre Iris e Van­der­lan. Em re­la­ção ao re­pu­bli­ca­no, en­tão, nem se fa­le. O tu­ca­no tem mais de 40 pon­tos por­cen­tu­ais de di­an­tei­ra. So­bre Iris, a di­fe­ren­ça es­ta­va ca­mi­nhan­do pa­ra 10% das in­ten­ções de vo­to do elei­to­ra­do, o que re­pre­sen­ta ain­da mais quan­do se fa­la so­men­te dos vo­tos vá­li­dos.

A apos­ta que fi­ze­ram Van­der­lan e Iris, de jo­gar to­das as su­as chan­ces no ho­rá­rio elei­to­ral do rá­dio e da TV, não é re­sul­ta­do de uma es­tra­té­gia, mas fru­to das di­fi­cul­da­des de ca­da um. Eles não su­por­ta­ram o pe­so da ava­lan­che de Mar­co­ni nas ru­as. Jo­ga­ram a to­a­lha na lo­na pa­ra pro­cu­rar con­cen­trar for­ças no úl­ti­mo ato da cam­pa­nha, que é exa­ta­men­te a pro­pa­gan­da ele­trô­ni­ca. É, de qual­quer for­ma, uma apos­ta de al­tís­si­mo ris­co.

O rá­dio e a TV são re­al­men­te mui­to im­por­tan­tes, mas nem sem­pre con­se­guem pro­mo­ver mi­ra­cu­lo­sas vi­ra­das, por me­lhor que se­jam os pro­gra­mas le­va­dos ao ar. Nor­mal­men­te, sal­vo ra­rís­si­mas ex­ce­ções, a ten­dên­cia é que o qua­dro pré-exis­ten­te se man­te­nha com a che­ga­da da cam­pa­nha ele­trô­ni­ca. Ou se­ja, quem es­tá atrás e com ten­dên­cia de cres­ci­men­to po­de cres­cer bem mais ra­pi­da­men­te. Quem es­tá na fren­te e em que­da, po­de se man­ter ou ca­ir. Vi­de 2006.

Ma­gui­to Vi­le­la che­gou ao pro­gra­ma elei­to­ral gra­tui­to em que­da. Pe­que­nas va­ri­a­ções ne­ga­ti­vas, mas cons­tan­tes. Al­ci­des Ro­dri­gues, seu ad­ver­sá­rio, vi­via si­tu­a­ção exa­ta­men­te opos­ta, em cres­ci­men­to, len­to, mas igual­men­te con­tí­nuo. O ho­rá­rio elei­to­ral de 2006 so­men­te acen­tu­ou es­se qua­dro já exis­ten­te.

Ca­da elei­ção é uma elei­ção, evi­den­te­men­te, mas se há al­go mui­to cla­ro na atu­al cam­pa­nha é que não se tem co­mo es­ta­be­le­cer um pa­ra­le­lo com 2006. Des­ta vez, o lí­der, Mar­co­ni, che­ga ao ho­rá­rio elei­to­ral com pe­que­nos ga­nhos por­cen­tu­ais a ca­da pes­qui­sa. Seu prin­ci­pal ad­ver­sá­rio, Iris, es­tá es­ta­cio­na­do em um pa­ta­mar ele­va­do, por vol­ta de 40% do elei­to­ra­do, o que lhe ga­ran­te boa pre­sen­ça na dis­pu­ta qual­quer que se­ja ela. Já Van­der­lan vi­ve o mes­mo dra­ma que o ator­men­ta des­de sem­pre: não con­se­gue es­ca­par do ato­lei­ro que é sua bai­xís­si­ma pers­pec­ti­va e den­si­da­de elei­to­ra­is.

Es­sa re­a­li­da­de ge­ral sig­ni­fi­ca que Mar­co­ni Pe­ril­lo es­tá com um pé no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das? Sim e não. O qua­dro mos­tra que Mar­co­ni ven­ceu seus ad­ver­sá­rios na pré-cam­pa­nha e na cam­pa­nha de rua, e que ele che­ga ao ho­rá­rio elei­to­ral do rá­dio e da te­le­vi­são em con­di­ções mui­to mais fa­vo­rá­veis do que seus ad­ver­sá­rios. Nu­ma ana­lo­gia com o fu­te­bol, di­ria que ele po­de jo­gar pe­lo em­pa­te. Ou se­ja, e em re­su­mo, Mar­co­ni es­tá sim com um pé no Pa­lá­cio, mas o ou­tro con­ti­nua do la­do de fo­ra.

Pa­ra Van­der­lan não res­ta al­ter­na­ti­va se não um au­tên­ti­co mi­la­gre. De­fi­ni­ti­va­men­te, a gran­de ver­da­de é que sua can­di­da­tu­ra em­pol­gou mui­to me­nos do que sua co­li­ga­ção es­pe­ra­va. Fal­ta ca­ris­ma po­pu­lar, re­de de apoio sin­ce­ra e até mai­or com­pro­me­ti­men­to das li­de­ran­ças de sua co­le­ção par­ti­dá­ria. E es­se é ou­tro pro­ble­ma es­tru­tu­ral da can­di­da­tu­ra de­le: não se po­de cha­mar de co­li­ga­ção aqui­lo que o sus­ten­ta. É uma co­le­ção de par­ti­dos, boa par­te de­les con­ta­mi­na­da pe­lo de­se­jo de se ali­ar a ou­tras can­di­da­tu­ras, prin­ci­pal­men­te a de Mar­co­ni Pe­ril­lo.

O que fa­zer no rá­dio e na te­le­vi­são pa­ra pro­vo­car uma mu­dan­ça tão se­ve­ra e in­ten­sa nos hu­mo­res do elei­to­ra­do go­i­a­no pa­ra co­lo­car Van­der­lan em con­di­ções re­ais de dis­pu­ta? Sa­be-se lá, mas al­gu­ma coi­sa me­nos que um mi­la­gre se­rá pou­co.

Quan­to ao ex-pre­fei­to Iris Re­zen­de res­ta a cam­pa­nha no rá­dio e na TV pa­ra ten­tar, pe­la pri­mei­ra vez nes­ta elei­ção, ser me­lhor que Mar­co­ni Pe­ril­lo. Só as­sim ele vai con­se­guir adiar a de­ci­são pa­ra o segundo tur­no.

Es­ta, pro­va­vel­men­te, se­rá a úl­ti­ma cam­pa­nha elei­to­ral que Iris dis­pu­ta­rá. E, com cer­te­za, es­tá sen­do tam­bém a mais di­fí­cil de to­das. Em­bo­ra se man­te­nha no to­po dos mi­tos po­lí­ti­co-elei­to­ra­is de Go­i­ás, ele en­fren­ta um ad­ver­sá­rio que se en­con­tra no mes­mo pa­ta­mar, e com mais dis­po­si­ção. Mas Iris é Iris, e de­le po­de se es­pe­rar tu­do nu­ma elei­ção. É ape­nas is­so que im­pe­de Mar­co­ni de pre­vi­a­men­te co­lo­car o se­gun­do pé no Pa­lá­cio. E é jus­ta­men­te Mar­co­ni quem tem con­di­ções de im­pe­dir que Iris re­tor­ne ao co­man­do po­lí­ti­co de Go­i­ás nes­tas elei­ções. Um é pa­ra o ou­tro a di­men­são exa­ta do an­ta­go­nis­mo elei­to­ral do Es­ta­do.

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