quinta-feira, 5 de agosto de 2010

José Serra: um vitorioso!





Política & Justiça

Série mostra trajetória política e história de vida de José Serra

Na esteira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da adversária Dilma Rousseff (PT), o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, ganhou uma produção audiovisual sobre a sua vida e a sua carreira política. Dividida em 12 filmetes de até cinco minutos, a série, chamada Retratos do Serra, busca humanizar o candidato – apresenta-o como “Zezinho” do bairro da Mooca – e enaltecê-lo como administrador público.

O documentário, lançado ontem na internet, é dirigido por Guilherme Coelho, filho de Ronaldo Cezar Coelho (DEM), aliado e colaborador das campanhas de Serra. Durante o processo de filmagem, o diretor teve acesso aos bastidores do Palácio dos Bandeirantes, acompanhou Serra em reuniões com secretários e em agendas externas. A ideia era de que o material virasse um filme nos moldes de Entreatos, documentário sobre a campanha de Lula à Presidência em 2002, dirigido por João Moreira Salles.

Mas o diretor afirma que o objetivo inicial era mostrar em 12 filmes a trajetória de vida de Serra. “Selecionamos entrevistas, depoimentos e imagens que conseguissem traduzir esse objetivo.” Os filmetes não se propõem a apontar contradições ou a fazer críticas ao tucano. Pelo contrário. Narram a vida de Serra de maneira elogiosa. De acordo com a produção, o documentário “não é um projeto oficial de campanha, mas sim uma contribuição voluntária e pessoal dos diretores”.

Foram entrevistados familiares de Serra, amigos e ex-alunos da época em que ele era professor universitário. No primeiro capítulo, sobre a infância, o filme apresenta “Zezinho” como um cidadão humilde, nascido na Mooca, onde “os vizinhos eram pintores de parede, cobradores de bonde, garçons, operários, quitandeiros e sapateiros”. Uma das principais estratégias da campanha de Serra é aproximá-lo do eleitor de mais baixa renda. (Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário