segunda-feira, 2 de agosto de 2010

REPORTAGEM - ANÁPOLIS

ANÁPOLIS/SUCESSÃO 2010

CE­ZAR SAN­TOS

Instituto mostra ampla vantagem tucana

Os ad­ver­sá­rios de Mar­co­ni Pe­ril­lo têm mes­mo de tra­ba­lhar do­bra­do em Aná­po­lis pa­ra re­ver­ter a van­ta­gem do tu­ca­no na ci­da­de. Le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Ins­ti­tu­to Eco­pe di­vul­ga­do pe­lo jor­nal "Di­á­rio da Ma­nhã" há cer­ca de du­as se­ma­nas mos­tra que, pe­los elei­to­res de Aná­po­lis, se a elei­ção fos­se ho­je, Mar­co­ni não da­ria a me­nor chan­ce aos ad­ver­sá­rios e ven­ce­ria no pri­mei­ro tur­no.

Na pes­qui­sa Eco­pe, Mar­co­ni te­ve a pre­fe­rên­cia de 71,4% dos elei­to­res ana­po­li­nos. Iris Re­zen­de fi­cou com 26,1%, a co­mu­nis­ta Mar­ta Ja­ne com 1,7%, e Van­der­lan Car­do­so (PR) e Was­hing­ton Fra­ga (PSol) em­pa­ta­dos com 0,8%. A pes­qui­sa foi fei­ta en­tre os di­as 13 e 15 de ju­lho com 500 elei­to­res e a mar­gem de er­ro do le­van­ta­men­to é de 2,7% pa­ra mais ou pa­ra me­nos. A pes­qui­sa foi re­gis­tra­da no Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral (TRE) sob pro­to­co­lo 31025/2010.

Es­se al­to ín­di­ce de Mar­co­ni re­fle­te o imen­so pres­tí­gio que o tu­ca­no des­fru­ta na ci­da­de. Foi em Aná­po­lis que Mar­co­ni ob­te­ve o mai­or ín­di­ce na elei­ção pa­ra o Se­na­do, em 2006, quan­do fi­cou com praticametne 90% dos vo­tos vá­li­dos. Na­que­la elei­ção ele te­ve 75,2% no ge­ral no Estado (2.035.564 vo­tos). Em Aná­po­lis fo­ram 135.334 vo­tos, ou 89,48% dos vo­tos vá­li­dos.

A sur­pre­sa des­sa pes­qui­sa é jus­ta­men­te o fa­to de Mar­co­ni con­ti­nu­ar com ín­di­ces tão al­tos con­si­de­ran­do que es­tá à fren­te da Pre­fei­tu­ra um pi­o­nei­ro do PT em Go­i­ás, An­tô­nio Ro­ber­to Go­mi­de, um dos fun­da­do­res do par­ti­do no Es­ta­do. E que vem fa­zen­do uma ges­tão com al­ta apro­va­ção dos ana­po­li­nos. Se­ria, por­tan­to, na­tu­ral que o can­di­da­to ao go­ver­no que Go­mi­de es­tá apoi­an­do, Iris Re­zen­de, “her­das­se” uma boa por­ção des­sa apro­va­ção. É a te­se da trans­fe­rên­cia de vo­to que o bom di­ri­gen­te for­ço­sa­men­te as­se­gu­ra. Mas pe­lo vis­to, as coi­sas não são bem as­sim, Ou não es­tão sen­do bem as­sim, pe­lo me­nos nes­te iní­cio de cam­pa­nha.

O ci­en­tis­ta po­lí­ti­co Fran­cis­co Ita­mi Cam­pos, da UniEvan­gé­li­ca, se diz sur­pre­so com o al­to ín­di­ce pró-Mar­co­ni jus­ta­men­te pe­lo fa­to de a pre­fei­tu­ra es­tar com um par­cei­ro de Iris e que tem bom de­sem­pe­nho. “Go­mi­de tem boa acei­ta­ção, es­tá fa­zen­do uma ad­mi­nis­tra­ção apro­va­da pe­la po­pu­la­ção. Por is­so se­ria o ca­so do can­di­da­to apoi­a­do por ele es­tar em me­lhor si­tu­a­ção. Tal­vez o elei­tor ana­po­li­no ain­da não iden­ti­fi­cou Iris co­mo can­di­da­to de Go­mi­de. E não se po­de es­que­cer que o PMDB em Aná­po­lis tem uma his­tó­ria mais com­pli­ca­da. O PMDB per­deu a elei­ção pas­sa­da pa­ra o pró­prio Go­mi­de. O par­ti­do tem de recons­tru­ir sua iden­ti­da­de com Aná­po­lis.”

Ita­mi lem­bra que não viu a me­to­do­lo­gia, o for­ma­to da pes­qui­sa Eco­pe. “Não sei em que bair­ros fo­ram en­tre­vis­ta­dos os elei­to­res, en­tão não pos­so opi­nar. Mas o Eco­pe tem uma boa equi­pe, tem acer­ta­do seus le­van­ta­men­tos e pe­lo que me cons­ta é um ins­ti­tu­to sé­rio. E não se po­de ne­gar que Mar­co­ni be­ne­fi­ciou Aná­po­lis quan­do foi go­ver­na­dor. Ele tem uma pre­sen­ça mui­to boa na ci­da­de e es­se é um da­do re­al.”

Las­tro

Os tu­ca­nos exi­bem jus­ta­men­te be­ne­fí­ci­os pa­ra Aná­po­lis pa­ra sus­ten­tar a pre­fe­rên­cia do elei­to­ra­do lo­cal por Mar­co­ni Pe­ril­lo. “Mar­co­ni tem las­tro em Aná­po­lis. Des­de que che­gou ao go­ver­no de Go­i­ás, em 1999, o PSDB de Mar­co­ni Pe­ril­lo re­a­li­zou in­ves­ti­men­tos, atra­vés de in­cen­ti­vos fis­cais, de qua­se R$ 2 bi­lhões”, diz o de­pu­ta­do fe­de­ral tu­ca­no Le­o­nar­do Vi­le­la. “ 170 no­vas in­dús­tri­as cri­a­das, até mar­ço de 2006, com qua­se 17 mil pes­so­as em­pre­ga­das di­re­ta­men­te nas fá­bri­cas, sem con­tar com cer­ca de 30 mil pes­so­as que vi­vem de pe­que­nos ne­gó­ci­os pa­ra for­ne­cer ma­te­ri­al, fa­bri­car em­ba­la­gem, com­prar, ven­der, tran­spor­tar e re­pre­sen­tar tu­do que se fa­bri­ca no Dis­tri­to Agro­in­dus­tri­al (Da­ia).”

Le­o­nar­do lem­bra que mes­mo de­pois de dei­xar o go­ver­no, Mar­co­ni Pe­ril­lo tem in­sis­ti­do com os go­ver­nos es­ta­du­al e fe­de­ral pa­ra a con­ti­nui­da­de de pro­je­tos que fo­ram ini­ci­a­dos em seu tem­po de man­da­to. “Na tri­bu­na do Se­na­do, Mar­co­ni co­brou do Dnit o iní­cio das obras pa­ra o vi­a­du­to de tran­spo­si­ção da BR, li­gan­do a ci­da­de ao Da­ia. No pro­je­to or­ça­men­tá­rio pa­ra 2010, Mar­co­ni des­ti­nou in­te­gral­men­te a emen­da de ban­ca­da pa­ra con­tem­plar a obra. O pro­je­to, es­tra­nha­men­te dei­xa­do na ga­ve­ta pe­lo go­ver­no do PT, re­pre­sen­ta se­gu­ran­ça e agi­li­da­de pa­ra centenas de tra­ba­lha­do­res que di­a­ria­men­te mo­vi­men­tam o co­ra­ção in­dus­tri­al do Es­ta­do. Por tu­do is­so os ana­po­li­nos dão es­sa lar­ga van­ta­gem a Mar­co­ni nas pes­qui­sas”, diz o tu­ca­no. (Ce­zar San­tos)

Hospital Municipal recebe melhorias

Uma das uni­da­des hos­pi­ta­la­res com mai­or de­man­da de pa­ci­en­tes em Aná­po­lis re­ce­beu uma sé­rie de in­ves­ti­men­tos mu­ni­ci­pa­is. Na quin­ta-fei­ra, 29, a Pre­fei­tu­ra, atra­vés da Se­cre­ta­ria de Sa­ú­de, en­tre­gou a re­for­ma e am­pli­a­ção das ins­ta­la­ções do Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal Ja­mel Ce­cí­lio.

A uni­da­de te­ve mo­di­fi­ca­ções na es­tru­tu­ra fí­si­ca do cen­tro ci­rúr­gi­co, com a am­pli­a­ção da sa­la, aqui­si­ção de me­sas ci­rúr­gi­cas. A clí­ni­ca odon­to­ló­gi­ca e o se­tor de fa­tu­ra­men­to fo­ram re­for­ma­dos e tam­bém foi fei­ta a pin­tu­ra in­ter­na e ex­ter­na do pré­dio, além de mo­di­fi­ca­ções na par­te hi­dráu­li­ca e elé­tri­ca. No lo­cal são re­a­li­za­das cer­ca de 40 ci­rur­gi­as men­sais, e com a re­for­ma a ex­pec­ta­ti­va é que es­se nú­me­ro au­men­te.

Se­gun­do o pre­fei­to An­tô­nio Go­mi­de, inú­me­ras obras es­tão sen­do re­a­li­za­das em to­do o mu­ni­cí­pio, in­ves­tin­do o di­nhei­ro ar­re­ca­da­do de im­pos­tos em be­ne­fí­ci­os à po­pu­la­ção. “Sa­be­mos dos pro­ble­mas des­ta área e es­ta­mos em uma cons­tan­te bus­ca de me­lho­ri­as pa­ra a sa­ú­de. O nos­so ob­je­ti­vo é me­lho­rar o aten­di­men­to e des­cen­tra­li­zar os ser­vi­ços e es­ta­mos con­se­guin­do”, afir­mou.

Cidade ganha Farmácia de Medicamentos de Alto Custo

O go­ver­no es­ta­du­al e a Pre­fei­tu­ra de Aná­po­lis, por meio das res­pec­ti­vas Se­cre­ta­rias de Sa­ú­de, as­si­na­ram na se­ma­na pas­sa­da, na Re­gi­o­nal de Sa­ú­de Pi­re­neus (an­ti­go Se­nac), o ter­mo de trans­fe­rên­cia da Far­má­cia de Dis­pen­sa­ção de Me­di­ca­men­tos de Al­to Cus­to e o de mu­ni­ci­pa­li­za­ção da Cen­tral Odon­to­ló­gi­ca da Vi­la Jai­a­ra.

Com a im­plan­ta­ção da Far­má­cia de Dis­pen­sa­ção, não se­rá mais ne­ces­sá­rio o des­lo­ca­men­to dos pa­ci­en­tes pa­ra Go­i­â­nia pa­ra ad­qui­rir me­di­ca­men­tos de al­to cus­to. Se­gun­do o se­cre­tá­rio mu­ni­ci­pal de Sa­ú­de. Wil­mar Mar­tins, cer­ca de mil pa­ci­en­tes em Aná­po­lis, por­ta­do­res de do­en­ças crô­ni­cas, são be­ne­fi­ci­a­dos com a far­má­cia, além de aten­der 11 ou­tros mu­ni­cí­pios da re­gi­ão.

“Es­sa é uma rei­vin­di­ca­ção já de mui­to tem­po. Nes­sa par­ce­ria com a Pre­fei­tu­ra de Aná­po­lis es­ta­mos tra­zen­do o be­ne­fí­cio pa­ra mi­lha­res de pa­ci­en­tes do mu­ni­cí­pio”, des­ta­cou o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, res­sal­tan­do que mui­tas par­ce­rias es­tão sen­do exe­cu­ta­das no se­tor de in­fra­es­tru­tu­ra de Aná­po­lis, mas que es­sa co­o­pe­ra­ção se es­ten­de pa­ra a sa­ú­de.

Se­gun­do o pre­fei­to An­tô­nio Go­mi­de, a im­plan­ta­ção da Far­má­cia de Dis­pen­sa­ção de Me­di­ca­men­tos de Al­to Cus­to re­pre­sen­ta um avan­ço pa­ra a sa­ú­de do mu­ni­cí­pio. “De­fen­de­mos que a sa­ú­de é qua­li­da­de de vi­da. Pen­san­do nis­so so­mos a pri­mei­ra ci­da­de do Es­ta­do a des­cen­tra­li­zar a dis­tri­bui­ção des­ses re­mé­di­os. Mais uma vez sa­í­mos a fren­te”, res­sal­tou.

A se­cre­tá­ria es­ta­du­al de Sa­ú­de, Ira­ni Ri­bei­ro, apon­tou que o in­tui­to é fa­zer o Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS) avan­çar no Es­ta­do. Pa­ra a se­cre­tá­ria a mu­ni­ci­pa­li­za­ção e des­cen­tra­li­za­ção da dis­pen­sa­ção de re­mé­di­os de al­to cus­to me­lho­ram o ser­vi­ço, pois apro­xi­ma o ci­da­dão do ser­vi­ço ofe­re­ci­do.

Wil­mar ex­pli­cou que a dis­pen­sa­ção de me­di­ca­men­tos se­rá fei­ta atra­vés do di­ag­nós­ti­co mé­di­co e pro­ces­so de re­que­ri­men­to fei­to na Di­re­to­ria de Pla­ne­ja­men­to, Re­gu­la­ção e Au­di­to­ria, na Se­mu­sa. A equi­pe de aten­di­men­to con­ta­rá com dois far­ma­cêu­ti­cos, qua­tro as­sis­ten­tes ad­mi­nis­tra­ti­vos, as­sis­ten­te so­ci­al e mé­di­co. A Far­má­cia de Dis­pen­sa­ção es­ta­rá fun­cio­nan­do de se­gun­da à sex­ta-fei­ra das 8 às 18 ho­ras.

Ain­da na so­le­ni­da­de foi re­a­li­za­da a mu­ni­ci­pa­li­za­ção da Cen­tral Odon­to­ló­gi­ca da Vi­la Jai­a­ra. A uni­da­de re­a­li­za pro­ce­di­men­tos es­pe­cia­li­za­dos de mé­dia e al­ta com­ple­xi­da­de, e o ob­je­ti­vo a par­tir de ago­ra é au­men­tar es­ses aten­di­men­tos. “A mu­ni­ci­pa­li­za­ção tem a mis­são de me­lho­rar e am­pli­ar o tra­ba­lho re­a­li­za­do. Com es­sa ação a Se­mu­sa es­ta­rá di­vi­din­do a po­pu­la­ção por re­gi­ões, já que a ci­da­de de Aná­po­lis con­ta com o Cen­tro Odon­to­ló­gi­co do Bair­ro Ma­ra­ca­nã — CEO. No lo­cal se­rão re­a­li­za­dos tra­ta­men­to nas áre­as de pró­te­se to­tal, pe­ri­o­don­tia, ci­rur­gi­as e en­do­don­tia (tra­ta­men­to de ca­nal), pa­ra aten­der a de­man­da no­va pro­fis­si­o­nais se­rão con­tra­ta­dos”, afir­mou Wil­mar.

“Es­sa uni­da­de já pres­ta um bom tra­ba­lho. Va­mos dar mai­or agi­li­da­de e fa­zer a dis­tri­bui­ção ade­qua­da do aten­di­men­to”, ava­liou o pre­fei­to. Na Cen­tral Odon­to­ló­gi­ca os pa­ci­en­tes de­ve­rão ser aten­di­dos ape­nas por meio de en­ca­mi­nha­men­to das Uni­da­des Bá­si­cas e da Es­tra­té­gia da Fa­mí­lia (ESF), on­de ini­ci­a­ram seu tra­ta­men­to. Os pa­ci­en­tes por­ta­do­res de al­gu­ma ne­ces­si­da­de es­pe­ci­al ou de­fi­ci­ên­cia te­rão aten­di­men­to es­pe­cia­li­za­do.

Nenhum comentário:

Postar um comentário