sábado, 2 de janeiro de 2010

24 de dezembro de 2009

O Popular

Giro

Jarbas Rodrigues JR

Marconi: PSDB anuncia seu candidato em 10 de abril

O senador Marconi Perillo (PSDB) afirmou ontem em Anápolis que o nome do candidato a governador pelo seu partido será anunciado em 10 de abril. Juntamente com o plano de governo tucano que, como informado aqui, está em elaboração e deve focar as áreas social e de desenvolvimento. É sabido que o candidato dos tucanos é o próprio senador, embora Marconi tenha dito ontem que pode surgir outro nome. A data para o anúncio da pré-candidatura do PSDB é estratégica: exatamente uma semana depois que os tucanos saberão quem será o adversário pelo PMDB. Muito provavelmente o prefeito Iris Rezende, que para isso terá de deixar o cargo no Paço até 3 de abril. A mesma regra se aplica também ao presidente do BC, Henrique Meirelles (PMDB), cotado para a vice na chapa presidencial de Dilma Rousseff (PT) ou ao Senado. Em abril se saberá também se o governador Alcides Rodrigues (PP) será candidato ao Senado ou concluirá o mandato, o que pode definir a frente PP-DEM-PR para 2010. 

Natal de Marconi

O senador tucano passa o Natal com a família em sua chácara de Pirenópolis, onde participa da Missa do Galo, na Igreja Matriz.

Colégio eleitoral

O senador Marconi Perillo começou o seu dia ontem em Anápolis com visita ao prefeito Antonio Gomide (PT). Em pré-campanha, o tucano disse que a cidade terá prioridade no programa de governo do PSDB para 2010 e, mais uma vez, enfatizou que não responde pelo atual governo estadual.


Diário da Manhã

Marconi amplia vantagem no entorno - Senador alcança 68%

Apesar do escândalo que envolveu o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), suspeito de ter pago propina a parlamentares do DF, o senador Marconi Perillo (PSDB), aliado do governador no Entorno, ampliou a frente na pesquisa Ecope/DM de intenções de voto na região que circunda a Capital Federal.

A primeira sondagem é sobre a preferência do eleitor do Entorno do DF sobre os políticos que estão no páreo para disputar o governo do Estado, seja pelo PSDB, PMDB ou pela Nova Frente, formada por PP, PR, DEM e PSB. Na pesquisa estimulada, no mês de novembro, Marconi estava em primeiro lugar com 63,6% das intenções de voto. Em dezembro ele alcança 68,9%. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), estava em segundo lugar, com 23,6%.

Neste mesmo tipo de sondagem, só que em dezembro, Iris teve redução no número de intenções de votos, que passaram a somar 18,9%. Em terceiro lugar, Henrique Meirelles (PMDB), presidente do Banco Central, que há um mês contava com 4,3% dos eleitores entrevistados, mas teve um aumento mínimo em dezembro e passou a somar 4,4%. O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), está em quarto lugar. Em novembro tinha 2,4% das intenções, hoje tem 1,9%.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) está em quinto lugar com 0,3%. No mês anterior tinha 1,5% das intenções. Em seguida, está o presidente regional do PR, deputado federal Sandro Mabel, com 2,4% dos votos. Mês passado Mabel contava com 1,7%. Em sétimo, oitavo e nono lugar, respectivamente, estão o secretário estadual de Segurança Pública, Ernesto Roller (PP), com 2,6%; o secretário estadual de Fazenda, Jorcelino Braga (PP), com 0,3%; e o sindicalista Washington Fraga (PSol), com 0,2%.

Polarização

Em um cenário polarizado, estipulado em que Marconi enfrenta Iris, o tucano obteve, em novembro, 72,9% das intenções de voto, contra 27,1% de votos intencionados ao peemedebista. Em dezembro Marconi alcança 76,4%. Iris sofre queda no índice, somando 23,6%. Em um segundo cenário pesquisado pelo Ecope/DM, Marconi enfrenta Meirelles. O tucano sobe para 87,8%. Já Meirelles obtém 12,2%.\Na região do Entorno Marconi tem como grande aliado o governador Arruda. Mas, em virtude dos problemas, já traça novos caminhos. Já o prefeito Iris garantiu o apoio do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC), pré-candidato ao governo do DF. Roriz, que também marcou presença no aniversário do prefeito, fez questão de dizer que em época de campanha irá apoiá-lo. Porém, não manifestou interesse em apoiar Meirelles, caso o presidente do BC seja o candidato do PMDB ao governo de Goiás.

Diário da Manhã

Marconi visita Gomide e fala em união por Anápolis

Ao cumprir extensa agenda no terceiro maior município do Estado, senador fala da amizade com Santillo e sugere esforço político conjunto pela cidade

“Minha paixão por Anápolis é maior do que qualquer eventual divergência política”, disse o senador Marconi Perillo (PSDB) ontem ao deixar o gabinete do prefeito Antônio Gomide (PT), de Anápolis. Marconi e Gomide conversaram durante cerca de 30 minutos na primeira visita que o senador fez ao prefeito do segundo município economicamente mais expressivo de Goiás, após as eleições do ano passado.

A iniciativa partiu do senador. Ao encontro, marcado para ter início às 8 horas, Marconi compareceu, na Prefeitura, com 10 minutos de antecedência. Foi recebido calorosamente pelo prefeito, que o conduziu até seu gabinete.

Marconi falou-lhe das profundas ligações que tem com a cidade, da qual aprendeu a gostar, ainda muito jovem, por intermédio do então governador Henrique Santillo. “Santillo tinha verdadeira devoção por Anápolis, e eu comecei a entender essa paixão dele à medida que conheci esta cidade. A atenção que dedico a Anápolis é correspondida pelos anapolinos, que sempre me deram votações expressivas e garantiram minhas eleições”, disse Marconi.

Gomide, demonstrando satisfação com a visita, disse que, acima das diferenças político-partidárias que naturalmente existem, todos os homens públicos goianos devem unir-se em defesa dos interesses de Anápolis, pela grande importância que esta cidade tem para Goiás e para o Brasil. “Temos, naturalmente, projetos políticos diferentes. Mas a união de forças é necessária. Já recebi aqui no gabinete, recentemente, por exemplo, o senador Demóstenes Torres, que trouxe um ministro para tratar de assuntos de interesse do município”, disse.

O senador relatou então ao prefeito as principais obras que fez em Anápolis em seus dois períodos como governador e as emendas orçamentárias que assinou, agora no Senado, e que garantirão recursos para a execução de obras em benefício do município.  Depois da visita a Gomide, Marconi deu seguidas entrevistas às emissoras de rádio anapolinas para, segundo disse, prestar contas de seu mandato aos eleitores, e reuniu-se com vereadores na Câmara, entre outras atividades.

Diário da Manhã

Então é Natal! Época de otimismo, reflexão e escolha

Desejo a todo o povo de Goiás um feliz Natal. Que nesse dia tão especial cada cidadão goiano olhe para o céu e procure a estrela guia. Na imensidão dessa pintura que é o céu, uma estrela vai brilhar mais intensamente. Essa é a sua estrela. Olhe nessa direção e pense em Jesus. Lembre-se que há mais de 2000 anos atrás, uma estrela anunciou a sua chegada. Imagina-te cercada de luz por sua estrela.

Acalme seu coração. Esqueça os problemas do ano que se acaba. Concentre-se na luz. Concentre-se nas possibilidades que poderão se abrir com um novo ano. Peça saúde e paz. Que neste Natal, seus olhos apontem mais do que um caminho e te mostrem a direção correta. Que seus braços sirvam de amparo para os que caem pelo caminho. Que seus pés levem socorro aos infelizes. Que seu lindo sorriso seja mais constante e sirva de consolo aos que choram. Que suas palavras continuem sendo doces e elevem qualquer pessoa. Que o seu coração se abra e receba a luz. Que a sua vida seja luz.Que seu maior amigo seja sempre Ele, Jesus.

Meus sinceros votos são que neste Natal o seu maior presente seja a paz de Cristo. Anseio a todos um Natal super feliz e que o milagre desse dia, esteja no nascimento de nosso salvador. Um feliz Natal, e muita prosperidade neste dia. E que 2010 seja um ano cheio de conquistas e realizações para todos.

Carlos Alberto Leréia é deputado federal (PSDB-GO)(www.twitter.com/carloslereia / www.carlosalbertolereia.com.br)

Diário da Manhã

Fio Direto

Tony Carlo

Meirelles confidencia a Maguito que jogou a toalha na disputa pelo governo

No PMDB ninguém admite, para manter o clima de mistério e de disputa saudável, mas o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não deixou dúvidas na recente passagem por Goiânia. Em conversas separadas com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e deputados estaduais e federais, comunicou que não almeja mais ser candidato a governador em 2010. O neopeemedebista acha que não dá mais tempo para articular uma postulação de tal envergadura e que não entra em projetos de forma improvisada, principalmente quando se trata de enfrentar candidato da força e peso eleitoral do senador Marconi Perillo (PSDB) e da Nova Frente (PP-DEM-PR-PSB-PTN). Sem contar o compromisso de ficar até março à frente do BC. Cristão novo no PMDB, mira agora a candidatura à vice-presidência na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, com o apoio do presidente Lula. Se der zebra, pode pensar em ser candidato a senador em Goiás. Iris também tem confidenciado que acha arriscado definir nomes só em março, quando termina o prazo defendido por Meirelles para dar sua resposta aos correligionários. O prefeito diversas vezes já confidenciou a pessoas próximas que estava perdendo a paciência com a indefinição do poderoso do BC. Talvez por isso Meirelles já tenha afirmado em reservado que jogou a toalha para a grande corrida eleitoral marcada para 2010.

Cara e coroa

A primeira: não há possibilidade do PP e aliados embarcarem no apoio ao candidato do PMDB no primeiro turno da eleição. Alcides garantiu que a terceira via lança um nome e não se alia também ao ex-governador Marconi Perillo.

Xeque-mate

Mas assegurou ao prefeito que, no segundo turno, não passando o candidato do Palácio das Esmeraldas, o apoio vai em peso para o PMDB.

Mineiro

Engana-se quem pensa que o senador Marconi Perillo está parado vendo a banda passar. O tucano articula em full time as condições para o melhor desempenho da candidatura ao governo. Tanto do ponto de vista político, como de estruturação da campanha.

Intenso

Nem mesmo o período de festas de fim de ano vai tirar o senador Marconi Perillo da agenda de articulações visando 2010. O tucano tem uma série de encontros  e reuniões programados para esses dias. Tudo a ver com a costura para a sucessão de Alcides Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário