quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Antes tarde do que nunca!!

O Popular

Planos de saúde terão de ampliar cobertura

Carla Borges

São Paulo – As operadoras de saúde terão que incluir, a partir de 7 de junho, 70 novos procedimentos mínimos a serem cobertos em qualquer tipo de plano. As mudanças foram anunciadas ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre elas está o aumento do número máximo de consultas cobertas com psicólogos (de 12 para 40, por exemplo), fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.

As medidas valem para todos os planos contratados a partir de 1999, ano em que entrou em vigor a lei que regulamentou o setor e criou a ANS. Eles abrangem 81% do total de 54 milhões de segurados. No caso dos planos adquiridos antes, vale o que está previsto no contrato.

Impacto

Entidades de operadoras de saúde reclamaram que as medidas terão impacto nas mensalidades ou na qualidade. Para advogados e órgãos que representam consumidores, a lista deixou de fora procedimentos importantes e não evitará que segurados continuem recorrendo à Justiça para que os planos cubram gastos não previstos na resolução da ANS.

Também foram incluídos o transplante de medula óssea a partir de um doador externo, tratamentos odontológicos com indicação de colocação de um bloco ou coroa no dente, e um exame (chamado Pet-Scan oncológico), uma técnica que detecta precocemente o câncer, indicado especialmente nos casos de linfoma e câncer pulmonar.

A gerente-geral técnico assistencial da ANS, Martha Oliveira, explica que, para alguns dos novos procedimentos, haverá uma diretriz de utilização.

Ela deu como exemplo disso o exame oncológico Pet-Scan, afirmando que, para alguns tipos de câncer, não há benefício comprovado de sua utilização, ou seja, ele pode ser substituído por um procedimento mais convencional, sem necessidade de aumentar os custos. O diretor-presidente em exercício da ANS, Alfredo Cardoso, afirmou que o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde só terá impacto no reajuste de planos individuais previsto para abril de 2011.

Isso porque o reajuste deste ano será definido antes da aplicação das medidas, a partir de junho.

Acidente de trabalho é incluído

Carla Borges

Outra novidade na resolução publicada ontem pela ANS é que, nos casos em que paciente, médico e operadora acordarem que a internação hospitalar poderá ser substituída pela domiciliar, os custos com medicamentos, equipamentos e profissionais que normalmente existiriam num hospital terão de ser cobertos.

No caso de planos coletivos, a resolução também estabelece que acidentes de trabalho terão de ser cobertos, o que não era obrigatório até então. Segundo Alfredo Cardoso, diretor de normas e habilitação de operadoras da ANS, essa medida terá pouco impacto nos planos coletivos porque na maioria dos contratos entre operadoras e empresas isso já estava previsto. Além da ampliação da cobertura dos planos, a ANS divulgou também mudanças em alguns procedimentos.

Opções

Para o advogado Rodrigo Araújo, do escritório Araújo e Conforti, a alteração que pode trazer mais problemas é a que exige que o médico, quando solicitado pela operadora, ofereça pelo menos três opções de fabricantes de próteses.

“Uma prótese de quadril importada pode custar R$ 40 mil, mas há modelos de pior qualidade que saem por R$ 10 mil. A operadora vai querer sempre o mais barato. É uma prerrogativa que a ANS está dando aos planos para intervir no trabalho do médico.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário