quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cadê a solução rápida?

O Popular

Eletrobrás deve avaliar em breve proposta sobre negociação da Celg

Folhapress

A proposta final do acerto para equilibrar as contas da Celg já está pronta e deve ser submetida em breve ao Conselho de Administração da Eletrobrás – estatal federal que assumirá 41% das ações da companhia goiana. Segundo informações do governo estadual, alguns pontos foram deixados em aberto para futuras deliberações.

Apesar dos avanços, o governador Alcides Rodrigues evitou dar detalhes sobre as últimas conversas sobre a Celg em Brasília, limitando-se a dizer que foram “reuniões muito boas”. Alcides esteve na capital federal na terça-feira para audiência com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Uma outra reunião, com representantes da Eletrobrás, teve a participação de técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Alcides explicou que participaria também da conversa com a estatal federal, que comprará parte das ações da companhia, mas não conseguiu chegar por conta do mau tempo. Assim, ele compareceu apenas à conversa com o ministro de articulação política e depois participou do anúncio de nova etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Tivemos uma reunião muito boa. Falamos com o ministro das Relações Institucionais de assuntos de interesse de Goiás. Foi uma tarde produtiva. A outra reunião, de que não participei, foi com técnicos da Eletrobrás para discutir o assunto Celg, que também foi muito boa”, afirmou.

Apesar de governistas apostarem em acerto até março, o governador evitou também falar em prazo para o final da negociação. “Para nós, o quanto mais rápido, melhor. É o último problema que temos no Estado para resolver”, disse. O governador disse ainda que o Estado estará em céu de brigadeiro após o equilíbrio da Celg. “Já resolvemos inúmeros problemas, graças a nosso trabalho. Tivemos a boa performance do Estado registrado pela imprensa nacional. Os nossos projetos estão sendo concretizados de acordo com o planejamento e estamos vivenciando um bom momento. Agora teremos de vencer mais esse desafio. Resolvido isso aí, seguramente estaremos voando em céu de brigadeiro”, disse.

Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo ontem informou que o governo federal bateria o martelo sobre a negociação ainda este mês, mas o anúncio foi adiado porque ainda há pendências. A reportagem mostra ainda o que o governador vem repetindo constantemente: que o governo federal teria condições de decretar intervenção ou suspender a concessão da empresa goiana.

Segundo a Folha, a Agência Nacional de Energia Elétrica interveio na Cemar, no Maranhão, e pediu a cassação das concessões da CEA, no Amapá, e da CER, em Roraima. A proposta inicial da Eletrobrás prevê pagamento de R$ 40 milhões para 41,08% das ações da Celg. (F.P.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário