terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã - 30 de janeiro de 2010

Diário da Manhã

Em visita ao interior, Marconi reforça gestão municipalista
Ao receber homenagens em quatro cidades da região do Vale do Araguaia, senador lembra relação estreita com prefeitos e benefícios de ações integradas

Homenageado ontem por lideranças políticas de Jaupaci, Israelândia e Iporá, no Vale do Rio Araguaia, o senador Marconi Perillo (PSDB) enfatizou, em cada uma das solenidades, sua relação profunda com o municipalismo. Segundo Marconi, governar é fazer com que as ações de governo cheguem efetivamente aos municípios, porque são eles os entes federativos mais próximos da população.

Nas três cidades, a tônica do discurso de Marconi foi a relação estreita que teve com o municipalismo, nos dois mandatos de governador que exerceu. O senador foi enfático ao dizer que muitas ações de seu governo foram inspiradas no municipalismo. Ele assinalou as parcerias para execução de programas sociais de grande vulto como o Renda Cidadã, Bolsa Universitária, Banco do Povo e Salário Escola, entre outros. O objetivo, explicou, foi promover ações integradas, de modo a atender praticamente todos os municípios, sem qualquer discriminação de natureza político-partidária.

Marconi disse que o crescimento vertiginoso da economia de Goiás, que no período superou a média nacional, só foi possível graças ao envolvimento dos prefeitos goianos, por meio de parcerias com entidades como a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a elaboração de planos regionais de desenvolvimento, que na ponta provocaram avanços significativos na política de geração de emprego e renda. Marconi fez referência ao patrimônio da Universidade Estadual de Goiás, segundo ele uma instituição que contribuiu decisivamente para o crescimento econômico do Estado, por meio da qualificação da mão de obra dos goianos.

Em Jaupaci, Marconi foi alvo de intenso assédio de populares, que queriam cumprimentá-lo e indagar a respeito do projeto político para este ano. Nos três locais, os auditórios das Câmaras Municipais ficaram lotados de lideranças políticas e populares. Em Iporá, última cidade do dia, até o prefeito José Antônio, eleito pelo PMDB, partido adversário do PSDB, fez questão de prestigiar a entrega de título de cidadania ao senador. Antes, em Jaupaci, Marconi já havia recebido homenagem do prefeito Antônio José. Na cidade seguinte, Israelândia, o senador foi homenageado com título de cidadania, entregue pela Câmara de Vereadores local, cujo projeto teve aprovação unânime dos parlamentares.

Filantrópica

O senador reservou os primeiros dias desta semana para visitas informais a instituições religiosas e filantrópicas. Ontem, ele retomou o contato com as bases do interior do Estado, atendendo a convites para recebimento de títulos de cidadania.

A exemplo das três cidades anteriores, Marconi foi recebido em clima de festa por lideranças de Montes Claros, cidade a 297 quilômetros de Goiânia, também integrante do Vale do Araguaia. O prefeito Vilmar Maciel fez questão de recepcioná-lo no aeroporto, de onde seguiram para um espaço de eventos ainda em fase de conclusão, no Centro da cidade. No discurso, ao agradecer o título de cidadania entregue pela Câmara de Vereadores, Marconi enfatizou suas ligações com a cidade. Disse que, quando governador, fez parceria com a administração municipal para levar asfalto do Programa Asfalto Novo às principais avenidas e ruas da cidade. Marconi agradeceu a distinção dos vereadores e fez elogios à administração do prefeito, considerada por ele um exemplo de correção na aplicação do dinheiro público.

Autoridades presentes

JAUPACI

Prefeito: Antônio José (presidente do PSDB)

Vice-prefeito: Paulo Roberto

Ex-prefeito: Benedito Rocha

Deputado federal: Leonardo Vilela

Deputados estaduais: Honor Cruvinel, Daniel Goulart e Nilo Resende

Vice-prefeito de Iporá: Lindomar Pereira

 

ISRAELÂNDIA

Prefeito: Thelsandro de Almeida Figueiredo

Vice-prefeito: Ailton Severino Aguiar

Presidente da Câmara: Vereador Valtenir Luiz Tosta (Propositor do título)

Deputados federais: Leonardo Vilela e Joao Campos

Deputados estaduais: Honor Cruvinel, Daniel Goulart, Nilo Resende

Prefeito de Jussara: Paulo Carvalhaes

Prefeito de Novo Brasil: Fabiano de Castro

Prefeito de Jaupaci: Antonio José



IPORÁ

Todas as autoridades relacionadas acima, mais os prefeitos de Arenópolis, Amorinópolis e ex-prefeitos da cidade.

Fonte: da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário