segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Popular

Política

CAIXA DE PANDORA

STF julga habeas-corpus de Arruda na 5ª

Agência O Globo

Rio – O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quinta-feira o julgamento do pedido de habeas-corpus protocolado pela defesa do governador afastado do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), preso desde o dia 11 na Polícia Federal, em Brasília, acusado de tentar subornar uma testemunha do escândalo do mensalão no DEM.

O pedido teve liminar negada pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso. O Ministério Público Federal já enviou à Corte, por sua vez, parecer recomendando que Arruda permaneça preso até o fim das investigações.

Na sexta-feira, o Ministério Público Federal ajuizou uma nova ação penal contra Arruda, acusado agora de falsidade ideológica. A denúncia diz que ele forjou quatro recibos, no valor de R$ 90 mil, que teriam sido usados para justificar o vídeo em que aparece recebendo dinheiro de Durval Barbosa, durante a campanha eleitoral de 2006.

O Código Penal prevê prisão de um a três anos, com acréscimo de um sexto por se tratar de servidor público. Na semana passada, Arruda foi transferido de uma sala de 40 metros quadrados, com banheiro privativo e quatro janelas, para uma com dez metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário