sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã

Cidades

Dengue sobe 502% e Goiás terá ajuda do Ministério da Saúde para capacitar agentes

O boletim de incidência e casos notificados de dengue até a quarta semana do ano, divulgado ontem pela Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, indica que a doença continua avançando em Goiás. Os dados mostram que até o dia 30 de janeiro houve um aumento de 502,4% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano foram registrados 15.241 casos contra 2.530 em janeiro de 2009. O crescimento levou o Estado a pedir ajuda ao governo federal. Serão capacidados pelo Ministério da Saúde 100 agentes municipais para ajudar no combate à dengue.

Em janeiro já foram registradas cinco mortes: uma delas por dengue com complicações e outra do tipo hemorrágica. Em números absolutos, Goiânia e Aparecida de Goiânia continuam na dianteira com quase sete mil casos juntas. No coeficiente de alto risco estão 38 municípios, outros 47 são de médio risco e 73 de baixo risco. Um total de 158 cidades apresentaram notificação de casos de dengue.

Quando a comparação é feita em termos proporcionais, ou seja, incidência de casos por número de habitantes, a situação no interior é preocupante. A cidade de São Miguel do Passa Quatro, por exemplo, é a primeira em casos de dengue. O município possui 3.824 habitantes e 342 casos notificados. Ela é seguida por Barro Alto, Campos Belos e Goianira. Neste critério Goiânia ocupa a 18ª posição e Aparecida de Goiânia a 29ª.

Fonte: Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário