segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã

Fio Direto

Tainá Borela

Jovair cita venda de égua como exemplo para a Celg
06/02/2010

Para o deputado Jovair Arantes, o governo cometeu um erro grave ao desvalorizar a Celg antes de fechar a operação de venda de 41% da empresa para a Eletrobrás, que, aliás, ainda não aconteceu. Muito bem humorado, Jovair compara o caso com a estória do fazendeiro que tinha uma égua muito ruim, mas dizia para o vizinho que a égua era muito boa, que ia até a cidade em 20 minutos. Que cedo ele só assoviava e a égua vinha para o curral. Que ajoelhava para a meninada subir e era mansinha. “Aí”, conta Jovair, “o vizinho ficou doido para comprar a égua”.

“Cê me vende essa égua, pediu. E o dono: de jeito nenhum. E foi valorizando até que vendeu a égua por mil reais. Mas, mal passou uma semana, o novo proprietário da égua voltou e reclamou para o compadre: Uai, você me passou a perna, a égua não faz nada do que foi falado. E o compadre: Uai digo eu, o senhor queria que eu falasse mal da minha égua?”. Segundo Jovair, esse “causo” traz em linguagem popular uma lição: quem quer vender uma mercadoria não pode falar mal dela. “Virou moda desmerecer a Celg”, reclama Jovair. “O próprio governo, o povo, a imprensa, todo dia tem notícia ruim sobre a Celg. Quem é que vai comprar e pagar bem por uma empresa que é desvalorizada pelo próprio dono?”

The end

A cassação do José Nelto pode colocar fim à carreira política de quase 30 anos do deputado. Nelto é o parlamentar goiano com mais tempo de mandatos consecutivos: foi eleito vereador em 1982.

Pai

Nelto procurou Iris quando recebeu a notícia. O prefeito disse: ”É perseguição.”

Repercutiu

A Folha de S. Paulo abriu espaço ontem para reportagem sobre os vídeos em que a filha do secretário Jorcelino Braga aparece praticando extorsão. A Globonews também entrou na cobertura do caso, nos boletins a cada hora.

Desculpas

Tucanos identificam um esforço para transformar Braga em vítima no caso das propinas da Renafé. Mas não acreditam que a operação tenha êxito. Dizem eles que a desculpa tradicional de todos os políticos brasileiros, em casos penais, é a mesma: armação política.

Delírio

O mesmo raciocínio é feito para Nelto: dizer que cassação no TSE é “perseguição política menospreza a inteligência do cidadão”.

Controvérsias

De Daniel Goulart: “Se a Celg estava quebrada, como o secretário Braga sempre alegou, como é que ele mesmo pediu à companhia para doar R$ 200 mil a uma entidade filantrópica?”.

Sem rumo

Maior crítico de Braga, Leréia diz que em vez de preocupar-se com a dengue e com os problemas da segurança pública que assolam Goiás, o governo Alcides mobiliza-se como ninguém nunca viu para um objetivo menor: a blindagem de Braga.

Festa

Tucanos, em tom de euforia, repetem a frase dita por Braga num dos embates iniciais entre PP e PSDB: “Cachorro vira-lata só late quando o dono manda”.

De ladinho

Depois dos últimos acontecimentos, o deputado Leonardo Vilela disse na Rádio 1000 que a Nova Frente deve ficar de lado nas eleições de 2010.

Excluída

Apesar da chiadeira dos peemedebistas goianos, Iris Araújo não foi sequer comunicada das mudanças e vai mesmo ficar de fora da composição do novo Diretório Nacional do PMDB. Ela é a atual vice-presidente.

Tô nem aí

Maguito Vilela não está preocupado com as críticas de ser o principal responsável pela quebra da Celg com a venda de Cachoeira Dourada.

Linha cruzada

Em solenidade de posse da nova diretoria do Corecom na última quarta-feira na Faculdade Alfa, o prefeito Iris Rezende trocou nomes.

O promotor de Justiça Glauber Rocha Soares, da área de defesa do patrimônio público, propôs ação civil por ato de improbidade contra Raphael Cupertino Teixeira de Melo, diretor do Zoológico, por ato de improbidade administrativa.

Ronaldo Caiado teve conversa a quatro paredes com José Serra na quinta-feira. Diz que o papo foi bom, mas não conta a ninguém o que foi conversado.

Adesivo em um carro que circulava ontem pelo Centro de Goiânia: “Visite Goiânia e pegue dengue”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário